As avaliações de qualidade educativa são cada vez mais utilizadas como insumos para formular e
implementar políticas de educação. No Brasil, o Sistema Nacional de Ensino Básico (SAEB), implantado em 1988, é gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e compreende três tipos de medições de desempenho: a Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc ou Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA. No intuito de fortalecer a formação de indicadores de qualidade, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação aprovado em 2007 durante o governo de Luiz Ignácio da Silva, o INEP desenvolveu o Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Desde o ano de 2007, as escolas da rede municipal de Foz do Iguaçu apresentaram índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB) acima da média nacional. Esse índice é resultado das elevadas notas em língua portuguesa e matemática da Prova Brasil, e também da redução das taxas de reprovação. No ano de 2015 as médias foram 246 e 274, em língua portuguesa e matemática respectivamente, enquanto que a média nacional foi de 200 e 212. O presente projeto de extensão tem como objetivo investigar sobre os determinantes do desempenho das escolas. Para identificar esses aspectos pretende-se combinar duas metodologias: estudos de caso e análise de microdados disponibilizados pelo INEP. De forma geral, o principal resultado esperado é contribuir para a comunidade de Foz do Iguaçu na área da educação municipal.
Docentes e discentes
professores, alunos, gestão da secretária de educação, diretores de escolas municipais, merenderias
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