Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: A Prática na Construção do Conhecimento Científico
Ano: 2018 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 41
Período do Curso: 23/08/2018 a 27/11/2018
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Colégios Bartolomeu Mitre, Pioneiros, Ayrton Senna da Silva e Prof. Flávio Warken.
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO 2017 / 2018)
Modalidade do Curso: Semi-Presencial Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 40 Quantidade de Vagas: 40
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794353

Resumo

Resumo

Este projeto propõe trabalhar com os professores da rede de ensino pública estadual, de Foz do Iguaçu, contribuindo na construção do conhecimento científico através de duas frentes que são a seguir descritas. A primeira constitui na construção de práticas experimentais de Ciências, Química, Física ou Biologia do Ensino Fundamental ou Médio, com esses professores, para que possam ser replicadas nas escolas que trabalham. A segunda na melhoria dos espaços para experimentação, nas escolas, feita pelos próprios professores, para que eles possam disseminar o conhecimento adquirido e melhorando a articulação entre teoria e prática nos processos de aprendizagem dos alunos do Ensino Básico. Geralmente as aulas de Química, Física e até Biologia são vistas pelos alunos como de difícil compreensão e, muitas vezes, tediosas. Os conceitos abordados podem ser abstratos e, às vezes, difíceis de serem contextualizados no cotidiano do aluno. Para minimizar esta problemática e tornar estas aulas mais interessantes e realísticas e, por conseguinte, mais produtivas na construção do conhecimento, o uso de experimentos em aula é considerados bastante efetivos. Os experimentos nestas áreas podem servir para gerar hipóteses, estimular o senso crítico a partir de observações que são feitas, estimular o caráter científico, tornar as aulas mais dinâmicas e buscar soluções para problemas. Entretanto, embora sendo uma ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem, poucas escolas públicas a utilizam. As razões podem ser variadas, desde falta de materiais e locais apropriados para a execução dos experimentos até a indisponibilidade de tempo dos professores. Neste contexto, quanto se pensa em experimentos de Ciências, Química, Física ou Biologia para o Ensino Fundamental e Médio, é importante considerar aqueles que utilizam materiais baratos, de fácil acesso e que não ofereçam riscos para os alunos, professores e para o meio ambiente. O curso aqui proposto terá duração de 40 h, sendo 32 h presenciais, em diferentes colégios da rede pública, e 08 nos próprios colégios onde os docentes atuam. Serão duas turmas de até 20 docentes. Nas aulas presenciais os docentes terão práticas de laboratório nas diferentes áreas e as atividades no próprio colégio consistem em desenvolver um projeto e organização de possíveis espaços de experimentação.


Programação

Agosto

01 a 15 - Divulgação do curso e inscrição dos professores da rede estadual de Foz do Iguaçu. Disponibilização dos espaços e infraestrutura apropriados. Serão abertas duas turma, uma terá aulas no período da tarde das segundas-feiras e a outra no da tarde das terças-feiras.

27 e 28 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com experimentos práticos com introdução teórica para as turmas 1 e 2, respectivamente.  Curso será desenvolvido no colégio Bartolomeu Mitre. 

30 e 31 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com experimentos práticos com introdução teórica para as turmas 1 e 2, respectivamente.  Curso será desenvolvido no colégio Bartolomeu Mitre. 

Setembro

10 e 11 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com experimentos práticos com introdução teórica para as turmas 1 e 2, respectivamente.  Curso será desenvolvido no colégio Pioneiros. 

24 e 25 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com experimentos práticos com introdução teórica para as turmas 1 e 2, respectivamente.  Curso será desenvolvido no colégio Pioneiros. 

Oututbro

08 e 09 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com experimentos práticos com introdução teórica para as turmas 1 e 2, respectivamente.  Curso será desenvolvido no colégio Ayrton Senna da Silva

22 e 23 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com experimentos práticos com introdução teórica para as turmas 1 e 2, respectivamente.  Curso será desenvolvido no colégio Ayrton Senna da Silva

Novembro

05 e 06 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com socialização dos projetos desenvolvidos pelo grupo nas turmas 1 e 2, respectivamente.  Curso será desenvolvido no colégio Prof. Flávio Warken

26 e 27 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com socialização dos projetos desenvolvidos pelo grupo nas turmas 1 e 2, respectivamente.  Curso será desenvolvido no colégio Prof. Flávio Warken

 


Públicos Alvo

Interno:

Discente da UNILA


Externo:

Professores da rede pública estadual de Foz do Iguaçu


Público Alvo Externo

Professores da rede pública estadual de Foz do Iguaçu



Membros da Equipe

  MARCIA REGINA BECKER
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  PAULA REGINA DOS SANTOS
Categoria: SERVIDOR
Função : AUXILIAR TÉCNICO
  FRANCIELLE NUNES
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  SILVANA GARCIA ANDRÉ
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  DANIELA CRISTINA MENDES DA COSTA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  CAMILA EDUARDA ALVES MARTINS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6