Resumo
Este projeto propõe trabalhar com os professores da rede de ensino pública estadual, de Foz do Iguaçu, contribuindo na construção do conhecimento científico através de duas frentes que são a seguir descritas. A primeira constitui na construção de práticas experimentais de Ciências, Química, Física ou Biologia do Ensino Fundamental ou Médio, com esses professores, para que possam ser replicadas nas escolas que trabalham. A segunda na melhoria dos espaços para experimentação, nas escolas, feita pelos próprios professores, para que eles possam disseminar o conhecimento adquirido e melhorando a articulação entre teoria e prática nos processos de aprendizagem dos alunos do Ensino Básico. Geralmente as aulas de Química, Física e até Biologia são vistas pelos alunos como de difícil compreensão e, muitas vezes, tediosas. Os conceitos abordados podem ser abstratos e, às vezes, difíceis de serem contextualizados no cotidiano do aluno. Para minimizar esta problemática e tornar estas aulas mais interessantes e realísticas e, por conseguinte, mais produtivas na construção do conhecimento, o uso de experimentos em aula é considerados bastante efetivos. Os experimentos nestas áreas podem servir para gerar hipóteses, estimular o senso crítico a partir de observações que são feitas, estimular o caráter científico, tornar as aulas mais dinâmicas e buscar soluções para problemas. Entretanto, embora sendo uma ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem, poucas escolas públicas a utilizam. As razões podem ser variadas, desde falta de materiais e locais apropriados para a execução dos experimentos até a indisponibilidade de tempo dos professores. Neste contexto, quanto se pensa em experimentos de Ciências, Química, Física ou Biologia para o Ensino Fundamental e Médio, é importante considerar aqueles que utilizam materiais baratos, de fácil acesso e que não ofereçam riscos para os alunos, professores e para o meio ambiente. O curso aqui proposto terá duração de 40 h, sendo 32 h presenciais, em diferentes colégios da rede pública, e 08 nos próprios colégios onde os docentes atuam. Serão duas turmas de até 20 docentes. Nas aulas presenciais os docentes terão práticas de laboratório nas diferentes áreas e as atividades no próprio colégio consistem em desenvolver um projeto e organização de possíveis espaços de experimentação.
Agosto
01 a 15 - Divulgação do curso e inscrição dos professores da rede estadual de Foz do Iguaçu. Disponibilização dos espaços e infraestrutura apropriados. Serão abertas duas turma, uma terá aulas no período da tarde das segundas-feiras e a outra no da tarde das terças-feiras.
27 e 28 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com experimentos práticos com introdução teórica para as turmas 1 e 2, respectivamente. Curso será desenvolvido no colégio Bartolomeu Mitre.
30 e 31 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com experimentos práticos com introdução teórica para as turmas 1 e 2, respectivamente. Curso será desenvolvido no colégio Bartolomeu Mitre.
Setembro
10 e 11 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com experimentos práticos com introdução teórica para as turmas 1 e 2, respectivamente. Curso será desenvolvido no colégio Pioneiros.
24 e 25 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com experimentos práticos com introdução teórica para as turmas 1 e 2, respectivamente. Curso será desenvolvido no colégio Pioneiros.
Oututbro
08 e 09 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com experimentos práticos com introdução teórica para as turmas 1 e 2, respectivamente. Curso será desenvolvido no colégio Ayrton Senna da Silva.
22 e 23 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com experimentos práticos com introdução teórica para as turmas 1 e 2, respectivamente. Curso será desenvolvido no colégio Ayrton Senna da Silva.
Novembro
05 e 06 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com socialização dos projetos desenvolvidos pelo grupo nas turmas 1 e 2, respectivamente. Curso será desenvolvido no colégio Prof. Flávio Warken.
26 e 27 - Execução de 4 h/aulas, cada dia, com socialização dos projetos desenvolvidos pelo grupo nas turmas 1 e 2, respectivamente. Curso será desenvolvido no colégio Prof. Flávio Warken.
Discente da UNILA
Professores da rede pública estadual de Foz do Iguaçu
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6