Curso de capacitação docente para os professores originários do Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo’e e Escola Estadual Indígena Araju Porã, das Aldeias indígenas Añetete e Itamarã, ambas localizadas na cidade de Diamante do Oeste-PR. Um dos objetivos principais deste curso é atender à demanda desses professores quanto a um acompanhamento/orientação no processo de elaboração de material didático de língua e cultura guarani no contexto da educação indígena.
Organização das oficinas
Alguns projetos semelhantes desenvolvidos junto a povos indígenas têm inspirado este trabalho. Neste caso, escolhemos o projeto que foi contemplado pelo Prêmio Cultura Indígenas 2007 - Edição Xicão Xucuru do MEC, “Revitalização da Língua e de Práticas Culturais Tradicionais Sateré-Mawé” (DOS SANTOS DA SILVA, 2009). Sendo nosso objetivo a revitalização linguística e cultural do ser Guarani, fortaleceremos assim a funcionalidade e habilidade da língua falada e escrita aos professores das escolas indígenas e, por conseguinte aos seus respectivos discentes: tudo isso na sua própria língua materna.
Desta forma, propomos diversas ações que poderão ser realizadas. Outras ações poderão ser aplicadas sempre e quando as avaliações continuadas assim indicarem:
a) oficinas linguísticas que trabalhem os conhecimentos da gramática Guarani e as suas variações regionais, visando fortalecer a língua no contexto escolar;
b) oficinas para a elaboração de histórias, de estórias e de materiais de conteúdo instrutivo (saúde, meio ambiente, etc.) em língua Guarani, visando trabalhar a oralidade e a escrita, e, assim, criar uma comunicação com a comunidade em geral.
c) oficinas de redação de informes para as aldeias Indígenas escritas na língua Guarani (notas, convites, avisos, etc..), objetivando a funcionalidade da escrita e a sua leitura.
d) oficinas de criação de poesias e composição de músicas em Guarani com letras que tratem de questões relacionadas aos saberes tradicionais e que falem da importância da cultura local, do meio ambiente, da terra, etc;
e) oficinas de artes tradicionais para desenvolver a revitalização da cultura e o etnoconhecimento.
f) Oficinas de produções audiovisuais (imagens e áudio) para apropriação das novas tecnologias, da internet e das mídias sociais.
Docentes e discentes indígenas
Docentes indígenas e diretores das escolas
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