Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Curso: Libras e a inclusão de alunos surdos
Ano: 2018 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 30
Período do Curso: 06/08/2018 a 31/10/2018
Área Principal: 8 - INCLUSÃO SOCIAL Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: SERVIÇO DE APOIO AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Colégio Estadual Barão do Rio Branco
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO 2017 / 2018)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 52 Quantidade de Vagas: 30
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794333

Resumo

A proposta do curso é discutir a inclusão educacional de surdos, suas demandas e desafios tendo como principal instrumento de discussão e aprendizagem a Libras. 

Esse projeto se propõe mobilizar professores da rede estadual de educação na perspectiva de uma possível educação inclusiva que leve em consideração a demanda linguística de alunos surdos. A Educação Bilíngue para surdos tem o objetivo valorizar sua realidade quanto sujeito, que entende o mundo por experiências visuais.

O curso, também, visa desenvolver os conhecimentos básicos da Libras, bem como os parâmetros necessários para a realização de um sinal, ao término do curso o estudante deverá saber posicionar, movimentar, configurar se expressar em Libras, tornando possível a comunicação contextualizada entre surdos e ouvintes em ambiente da escolar, promovendo a compreensão da Libras, da cultura e identidade da pessoa surda.


Programação

Mês

Dia

Conteúdo

Carga Horária

Ago

06

Apresentação do curso

2h

08

Alfabeto Manual da Libras

2h

13

Fundamentos Históricos da Educação de Surdos (Mundial/Brasileiro)

2h

15

Sistema Numérico em Libras

2h

20

Tendencias pedagógicas para a Educação de Surdos

2h

22

Parâmetros das línguas de sinais

2h

27

Oralismo/Comunicação Total

2h

29

Aspectos linguísticos/Variação/Regionalismo

2h

Set

03

Bilinguismo

2h

05

Sinais: Saudações / Práticas de conversação (dinâmicas)

2h

10

Letramento

2h

12

Pronomes: Pessoais/Demonstrativos

2h

17

Legislação: Lei 10436/02, Dec. 5626/05 e Lei 13146/15

2h

19

Advérbios de Tempo / Sinais: Contagem do tempo

2h

24

Inclusão e AEE

2h

26

Pronomes: Interrogativos, Indefinidos, Quantitativos

2h

Out

01

Tradutor Intérprete de Libras

2h

03

Adjetivos / Sinais: Igualdade, Superioridade e Inferioridade

2h

08

Avaliação Teórica

2h

10

Descritores imagéticos

2h

15

Sinais: Família

2h

17

Sinais: Ambiente Escolar

2h

22

Sinais: Profissões/ Lugares públicos

2h

24

Sinais: Cores e Frutas

2h

29

Praticas avaliativas

2h

31

Avaliação e encerramento do curso

2h


Públicos Alvo

Interno:

Discentes e TAEs


Externo:

professores das Salas de Recurso, professores de Ed. Especial e professores da rede estadual e municipal.


Público Alvo Externo

professores das Salas de Recurso, professores de Ed. Especial e professores da rede estadual e municipal.



Membros da Equipe

  ROBERTO BERNAL MAZACOTTE
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)
  NATAN REIS AZARIAS
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)
  VANESSA SILVA JEREMIAS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)



Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Atividade

[Foto não Encotrada!]

Aula

[Foto não Encotrada!]

Aula 01

[Foto não Encotrada!]

Aula 02



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6