O Projeto “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DO TEATRO: ARTICULAÇÃO ENTRE ARTE, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA” surge da necessidade de aplicar estratégias que possam contribuir com melhorias na relação interdisciplinar entre cultura e arte para o Ensino de Ciências ofertado na Educação Básica das Escolas da região de Foz do Iguaçu - PR. Para tanto, utilizaremos o teatro como estratégia teórico-metodológica para promover a divulgação científica nas escolas parceiras deste Projeto e, sobretudo, fomentar o Desenvolvimento Humano na região da tríplice fronteira por meio da Educação Científica. O Projeto contará com a presença de professores da Unila, alunos de graduação e bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico Educacional e de Extensão (DTE). Este Projeto Pesquisa/Ação visa, concomitantemente, articular a união entre a Ludicidade, a Divulgação Científica, a Experimentação, as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e a formação de professores, buscando contribuir com melhorias na qualidade da Educação Básica da região, no que tange ao ensino das Ciências. Desta forma, este Projeto, de viés qualitativo, tem o intuito de promover como frente de atuação a construção de um grupo teatral científico itinerante (Grupo Teatral Científico Caingangues) que possa dar condições para aperfeiçoamento contínuo do desempenho dos alunos da Educação Básica, e consequentemente, contribuir com a melhoria no ranking do PISA (Programme for International Student Assessment) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Para tanto, o Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química e Ciências da Universidade Federal da Integração Latino Americana (NuDPEQ/UNILA) soma parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI), por meio da Estação Ciências, com o objetivo de ampliar a qualidade no ensino das ciências na educação básica, contribuindo com a realização da Meta 2 – Desenvolvimento Humano, do planejamento estratégico da FPTI. Vale destacar que o NuDPEQ está registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, com certificação da PRPPG/UNILA, contemplando as seguintes linhas de pesquisas: Ensino de Ciências Mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Popularização do ARG como estratégia didática para o ensino das Ciências Naturais; Formação de professores de Ciências; Divulgação científica e Educação em espaços não formais; Instrumentos metodológicos de ensino e Linguagem e relação com o saber.
É cabível denotar que o analfabetismo científico no Brasil é um problema sério a ser enfrentado em todos os níveis de ensino, pois ele dificulta a construção de ensino de ciências que tenha significado e que possa contribuir com uma visão crítica do mundo. Face a isso, percebe-se que é preciso (re)elaborar ou (re)adaptar algumas estratégias de ensino que promovam uma alfabetização científica que seja capaz de expandir concepções sobre a Ciência, favorecendo, deste modo, a formação de sujeitos alfabetizados. Nas palavras de Chassot (2003, p. 91) “[...] ser alfabetizado cientificamente é saber ler a linguagem em que está escrito a natureza”. De modo resolutivo, é fundamental que “[...] ações efetivas devem ser desenvolvidas no contexto escolar no sentido de contribuir para a ampliação dos níveis de alfabetização científica e tecnológica dos alunos” (LORENZETTI; SIEMSEN; OLIVEIRA, 2017, p. 5). Neste viés, o teatro surge com elevado potencial para aproximar as pessoas da linguagem própria da ciência, além de inseri-las em um contexto que entrelace à Arte e a Ciência.
Estudantes dos cursos de Química - Licenciatura e Licenciatura em Ciências da Natureza
Escolas da rede pública e privada de Foz do Iguaçu e região
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