Trata-se de uma ação extensionista através de intervenção educacional formatado no modelo pedagógico problematizador, direcionada a profissionais da saúde que atuam na rede municipal de saúde do município de Foz do Iguaçu, e cidades fronteiras e alunos dos programas de Residência Médica e Multiprofissional e alunos de graduação do curso de Medicina - UNILA através de Curso de aperfeiçoamento presencial em duas turmas com 40 alunos em cada turma e carga horária de 8 horas em sala de aula. Nas atividades de aprendizagem durante os cursos os preceptores terão valorizadas suas experiências na prática do cotidiano dos serviços; destes universos emergirão questões de aprendizagem, as necessidades e os recursos pedagógicos para lidar com o usuário que quer parar de fumar.
Diferentes recursos didáticos fundamentados em métodos ativos de ensino aprendizagem serão utilizados nos cursos: situações problema; mapas conceituais, sínteses, exposição dialogada, dinâmicas de grupo, recurso áudio visuais, como vídeos, PowerPoint, músicas, reportagens, entre outros.
Nos momentos presenciais e as experiências de aprendizado serão organizadas em grupos de trabalho com o objetivo de integrar e desenvolver capacidades colaborativas para o trabalho em equipe. Há momentos de atividades individuais autodirigidas e busca ativa do conhecimento.
A avaliação é contínua do processo formativo com feedback permite então o aprimoramento das estratégias de ensino adotadas no curso, além de auditoria do próprio desempenho dos educandos.
1º dia do curso: 26 de abril de 2018
Turma I-manhã: 40 alunos / Turma II – tarde: 40 alunos
Programação
Horário
Conteúdo
Objetivo
Infraestru-tura
M: 8:00 às 8:30h
T: 13:00 às 13:30h
Panorama Sobe e Desce
Acolher as expectativas dos participantes
Auditório
M: 8:30 às 9:00h
T: 13:30 às 14:00h
Apresentação dos participantes
Nome
Cidade de origem
Profissão
Hobby
Integração da turma
M: 9:00 às 10:00h
T: 14:00 às 15:00h
Oficina – Compartilhando saberes
Metodologia
Leitura e síntese compartilhada (9:00 às 9:20h)
A turma será dividida em 4 grupos.
Serão distribuídos 4 recortes de um texto básico para cada grupo ler e fazer uma síntese para ser apresentado ao grande grupo.
A turma terá 20 min para leitura do texto e fazer uma síntese (9:00 às 9:20h)
.
Quebra-cabeças (9:20 às 10:00h)
10 minutos para cada apresentação
Cada grupo apresenta sua síntese em até 10 minutos e vai tentando colocar em uma ordem lógica os textos-sínteses construídos coletivamente.
Compartilhando saberes entre os grupos sobre trabalho em grupo.
02 salas de aulas para comportar 4 grupos total de 40 alunos
M: 10:00-10:20h
T: 15:00 às 15:20h
Coffee break
Integração do participantes
M: 10:20 às 11:50h
T: 15:20 às 16:50 h
Apresentação PPT
1. Contextualização da necessidade do programa de cessação do tabagismo na APS e tríplice fronteira;
2. Epidemiologia e Convenção-quadro para o controle do tabagismo (CQCT);
3. Consequências do tabagismo - Doenças relacionadas ao tabaco;
4. Prevenção e Vigilância
5. Tabagismo Ativo e Passivo
a. Dependência do tabaco (química, psicológica, comportamental)
b. Classificação diagnóstica
6. Avaliação da pessoa tabagista
7. Intervenções e tratamento
8. Obstáculos e Desafio para a cessação do tabagismo
9. Identificação de competências essenciais para o exercício no Programa de Tabagismo.
Conteúdo do curso para ressignificar conhecimentos
M: 11:50 às 12:00h
T: 16:50 às 17:00h
Encerramento
Devolutiva do Panorama Sobe e Desce
Estimular a reflexão sobre as expectativas e o atendimento a elas no curso.
2º dia do curso: 03 de maio de 2018
Acolhimento com exposição dos objetivos do dia
Objetivos do dia
Construção coletiva para divulgação do Programa de Cessação do Tabagismo
03 flips charts, com 1 tutor em cada flip char para anotar as ideias durante o brainstorming e depois sintetizá-las. Usar 10 minutos para cada flip.
Flip nº 01 – Uso de Banco de dados/cadastro famílias e pessoas
Flip nº 2 – Mídias
Flip nº 3 – Controle Social
Dar fechamento a este módulo com pactuação de uso do Grupo de Whatsap para compartilhamento de informações, documentos, ideias e experiências.
Ideias, sugestões para a divulgação do Programa no território de abrangência do trabalhador
M: 9:00 às 9:30h
T: 14:00 às 14:30h
Apresentação e preenchimento das planilhas de produção dos grupos
Módulo de prática com as planilhas
M: 9:30-9:45h
T: 14:30 às 14:45h
M: 9:45 às 11:50h
T: 14:45 às 16:50h
OFICINA CARTILHAS
Público:
1. Enfermeiros
2. ACS
3. Auxiliares de Enfermagem
4. Residentes multiprofisionais
Oficina – CARTILHAS
20 min para leitura (9:00 às 9:20h)
Conhecendo as cartilhas
Serão distribuídas as 4 cartilhas, número 1 para o grupo 1, número 2 para o grupo 2, assim sucessivamente. Receberão uma comanda para ler e construir uma síntese para apresentarem à turma.
40 minutos apresentação da síntese (9:20 às 10:00)
10 minutos para cada grupo apresentar a síntese
01 sala de aula para comportar 1 grupo de 20 alunos
OFICINA PRESCRIÇÃO
1. Médicos APS
2. Médicos residentes
3. Estudantes de Medicina do pré-internato
Oficina - PRESCRIÇÃO
1. Apoio Farmacológico
a.Critérios para utilização
b.Terapia de Reposição de Nicotina (TRN)
c.Tratamento Medicamentoso Combinado
d.Contra-indicação
e.Efeitos colaterais
f.Interação medicamentosa
2. Casos Clínicos
a. Grupos de discussão de casos clínicos
1. Pactuações para o grupo Whatsapp
2. Dúvidas
3. Abertura dos grupos nas unidades de saúde
Pactuações- Produto
Discentes do curso de Medicina, Residência Multiprofissional e Residência Médica, docentes do curso de Medicina
Médicos, enfermeiros, ododntólogos, fonoaudiólogos, psiquiatras que atuam na rede APS de Foz do Iguaçu
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6