Diante da emergência de práticas que conduzam a um equilibrio entre nossas faculdades – para que bem possamos concluir (com saúde) os círculos que nos dispusemos à percorrer em nossas vidas – Faz-se necessário o oferecimento de instrumentos práticos e teóricos a respeito dos meios pelos quais poderíamos realizar o desenvolvimento de uma integração interna das dimensões cognitivas, afetivas e psicológicas de nosso entendimento com a única finalidade de nosso auto-aperfeiçoamento.
Dentro da resolução dos bens imateriais da humanidade - a meditação, a concentração mental, certas posições assumidas pelo corpo (chamados de asanas, na india), e certos exercícios respiratórios (chamados pranayamas) componentes estes da pratica da yoga, foram reconhecidos como patrimônios culturais imateriais da humanidade pela Unesco, como práticas simples e honoráveis que permitem diminuir o stress e aumentar o bem estar, melhorando sua atenção e ajudando as pessoas a se tornarem mais centradas e equilibradas.
Compreendendo que nossas capacidades de reflexão e de concentração sejam de importância inestimável aos processos cognitivos envolvidos tanto no núcleo acadêmico como em nosso cotidiano e, – que muitas práticas desenvolvidas ancestralmente, conduzam com tecnicas vigorosas e de formas simples a promoção do desenvolvimento do sistema neurológico, seja através da yoga, do tai chi chuan ou de técnicas como chi kung, o qual contribuem para o nivel de atenção e neutralizam os efeitos de sobrecarga cognitiva – que possam através deste projeto promover um estado salutar de observação e trabalho de nós mesmos, de formas mais uteis e positivas de realização e emprego de nossa energia.
A ação aqui proposta visa oferecer um curso aos membros da comunidade em geral, de filosofias e práticas de expansão da consciência e refinamento dos sentidos, de meditação, de conservação e desenvolvimento do fluxo de energia interna - posteriormente mantendo o projeto com subsequentes ações de aperfeiçoamento, acompanhando assim o desenvolvimento das práticas dos membros envolvidos no projeto.
Os encontros acontecerão por vezes de 15 em 15 dias, por vezes semanalmente, de acordo com a consonancia dos cursistas, todos os encontros serão nas quintas-feiras a tarde, das 15:30 as 17:30, na sala C115, sala esta de Artes Cênicas com piso amadeirado que auxiliará nas práticas de mediatção. Além disso, será em consonância com os alunos, a busca por outros locais de extrema relação com a natureza que venham a permitir as práticas de Meditação, bem como, será solicitado junto ao Templo Budista, possiveis conversas sobre a meditação e suas contribuições para a saúde mental, espiritual e corporal.
Também será utilizada uma sala para as aulas teóricas e que será informada aos cursistas no decorrer do projeto. As aulas se iniciam em 26 de abril de 2018, terminando em 13 de dezembro de 2018.
Acadêmicos, TAEs e Docentes
Pessoas da comunidade externa
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6