O histórico de elaboração desse projeto surgiu na greve de 2017, movimento que teve como pauta, principalmente, a reforma da previdência com a PEC 287. Como agreve além de pautar objetivos específicos, também promove o encontro entre servidores de diferentes unidades, que cotidianamente não convergem em suas atuações, ela também resulta em algumas propostas de readequação da própria ferramenta de mobilização. Foi a partir dessas reflexões, da mudança de cenário que em muito criminaliza a própria luta por direitos e ataca as universidades, que demandamos a elaboração de estratégias alternativas para estabelecer uma mobilização permanente na Unila. Constatamos ainda, que a categoria dos TAES está deslocada dos processos de construção coletiva da universidade e também da comunidade. E isso interfere na luta pelos interesses particulares da própria categoria, que não estão desintegrados de pautas mais amplas e estruturais que assolam nosso país. Por isso, criar uma rede de ações organizada por TAES de diferentes unidades, em torno de propósitos conjuntos, pode colaborar também para a união da categoria, estabelecendo a noção de bem comum. Esse projeto busca então, ser um instrumento para a mobilização permanente dos TAES da Unila, impulsionando a reflexão política e cidadã, com a apropriação temática dos debates atuais, circulação de saberes e com o envolvimento mais profundo com a instituição. Visto que somos a categoria mais distanciada das atividades acadêmicas e universitárias. E também através dos TAES estreitar os vínculos da universidade com a comunidade e o território da fronteira trinacional, por meio de ações pontuais de engajamento e reflexão conjunta. As atividades do projeto serão promovidas para a comunidade interna e externa, contemplando três eixos: ciclo de debates para formação política e cidadania; engajamento com a comunidade local; e produção de informação. Em uma dinâmica colaborativa e abrangente de desenvolvimento das ações em prol da formação política e cidadã.
Técnicos-administrativos em Educação
Associações de bairro, escolas de ensino médio e centros comunitários
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