Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Entendendo os fenômenos da natureza: elaboração de materiais paradidáticos voltados a educação inclusiva.
Ano: 2018 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 12
Período de Realização: 01/12/2018 a 04/11/2019
Área Principal: 5 - MEIO AMBIENTE Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO Unidades Envolvidas:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA / UNILA
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Somare - Espaço Terapêutico e Educacional. Escolas Municipais de Ensino Fundamental I, que atendam alunos com deficiência. Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho - PTI
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 58/2018 - PIBEX Complementar)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794240


Resumo

 

A presente versão do projeto de extensão "Entendendo os fenômenos da natureza: materiais paradidáticos voltados à educação inclusiva" tem como objetivo desmistificar, de forma lúdica, com atividades interativas os fenômenos da natureza para alunos especiais, ou seja, que apresentam deficiência física e/ou mental, abrangendo crianças e adolescentes dentro do transtorno do espectro autista – TEA, que frequentam espaços terapêuticos e\ou escolas municipais do Ensino Fundamental I no município de Foz do Iguaçu, PR. Serão elaborados modelos didáticospara demonstração de fenômenos da natureza como a formação de um arco-íris com bolhas de sabão e gotas de água, luz e calor provenientes do Sol, chuva, vento, dia e noite, Sol e Lua, árvores, tipos de sombras (cores, formas e tamanhos), entre outros. Os modelos gerados pelo projeto propiciarão um melhor entendimento dos fenômenos da natureza ocorridos no planeta Terra, por meio da observação, daexperimentação, de atividades lúdicas e possibilitando trabalhar conceitos geográficos e astronômicos de forma concreta e interdisciplinar, gerando encantamento e estímulos para o aprendizado, contemplação e reflexão sobre os fenômenos da natureza. O projeto conta com a participação efetiva do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho para visitas e elaboração descritiva de oficinas voltadas para este público alvo. Também para aplicação do projeto piloto contamos com a parceria da SOMARE – Espaço Terapêutico e Educacional em Foz do Iguaçu. Espera-se que os alunos bolsistas e voluntários de graduação em Geografia e áreas afins ganhem experiência inicial para o trabalho futuro nesta área, que é tão carente de profissionais especializados. E por outro lado, que os alunos especiais, neste momento, tenham melhor entendimento sobre os fenômenos que estão presentes no cotidiano, e os professores e terapeutas possam também aprimorar uma nova abordagem de ensino e aprendizagem sobre o tema, assim como despertar o interesse em avaliar e observar o aprendizado dos alunos com suas diferenças e necessidades individuais por meio de métodos, técnicas educacionais, estratégias, programas e alternativas metodológicas específicas.

 

 


Públicos Alvo

Interno:

alunos de graduação em Geografia, Ciências da Natureza, etc.


Externo:

crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista


Público Alvo Externo

crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista



Membros da Equipe

  MARCIA APARECIDA PROCOPIO DA SILVA SCHEER
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MAYARA CRISTINA RODRIGUES DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  JANER VILACA
Categoria: EXTERNO
Função : ORIENTADOR

  ANDRIANE SCHMIEDEL FUCKS
Categoria: EXTERNO
Função : ORIENTADOR
  ANA MARIA PEREIRA
Categoria: EXTERNO
Função : ORIENTADOR
  ANDRESSA SCHMIEDEL SANCHES SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : ORIENTADOR



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6