A presente versão do projeto de extensão "Entendendo os fenômenos da natureza: materiais paradidáticos voltados à educação inclusiva" tem como objetivo desmistificar, de forma lúdica, com atividades interativas os fenômenos da natureza para alunos especiais, ou seja, que apresentam deficiência física e/ou mental, abrangendo crianças e adolescentes dentro do transtorno do espectro autista – TEA, que frequentam espaços terapêuticos e\ou escolas municipais do Ensino Fundamental I no município de Foz do Iguaçu, PR. Serão elaborados modelos didáticospara demonstração de fenômenos da natureza como a formação de um arco-íris com bolhas de sabão e gotas de água, luz e calor provenientes do Sol, chuva, vento, dia e noite, Sol e Lua, árvores, tipos de sombras (cores, formas e tamanhos), entre outros. Os modelos gerados pelo projeto propiciarão um melhor entendimento dos fenômenos da natureza ocorridos no planeta Terra, por meio da observação, daexperimentação, de atividades lúdicas e possibilitando trabalhar conceitos geográficos e astronômicos de forma concreta e interdisciplinar, gerando encantamento e estímulos para o aprendizado, contemplação e reflexão sobre os fenômenos da natureza. O projeto conta com a participação efetiva do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho para visitas e elaboração descritiva de oficinas voltadas para este público alvo. Também para aplicação do projeto piloto contamos com a parceria da SOMARE – Espaço Terapêutico e Educacional em Foz do Iguaçu. Espera-se que os alunos bolsistas e voluntários de graduação em Geografia e áreas afins ganhem experiência inicial para o trabalho futuro nesta área, que é tão carente de profissionais especializados. E por outro lado, que os alunos especiais, neste momento, tenham melhor entendimento sobre os fenômenos que estão presentes no cotidiano, e os professores e terapeutas possam também aprimorar uma nova abordagem de ensino e aprendizagem sobre o tema, assim como despertar o interesse em avaliar e observar o aprendizado dos alunos com suas diferenças e necessidades individuais por meio de métodos, técnicas educacionais, estratégias, programas e alternativas metodológicas específicas.
alunos de graduação em Geografia, Ciências da Natureza, etc.
crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
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