A sociedade atual é dependente e está imersa em um cenário de novas tecnologias. Conviver e se relacionar com este fato tornou-se um desafio imenso para as gerações das décadas passadas. Principalmente no que diz respeito à relação professor aluno, ambos de gerações tão distintas. Um desafio ainda maior está em incentivar as novas gerações a dedicar-se ao estudo e à compreensão das teorias das ciências, especialmente as exatas. É contraditório o fato de tal geração estar extremamente apta a utilizar as tecnologias existentes, mas, encara como algo distante se dedicar as áreas do conhecimento que geram esta tecnologia como a engenharia. Segundo [2], atualmente os estudantes estão imersos em um ambiente no qual a tecnologia é facilmente percebida, entretanto, estes mesmos estudantes passam boa parte de seu tempo na escola estudando conteúdos de matemática e física e, paradoxalmente, os conceitos que lhes são apresentados parecem distantes.
Neste contexto, a introdução de atividades relacionadas à robótica nas escolas pode despertar o interesse de alunos do ensino fundamental para novas tecnologias, além de ampliar significativamente a gama de atividades que podem ser desenvolvidas e promover a integração entre diferentes áreas do conhecimento. Desta forma, a robótica tem um grande potencial como ferramenta multidisciplinar, religando fronteiras anteriormente estabelecidas entre várias disciplinas, possibilitando aos alunos teruma vivência, na prática, do método científico, simulando mecanismos do cotidiano, através da construção de dispositivos controlados pelo computador [5]. Com base no que foi apresentado, diversas instituições e pessoas utilizam a chamada robótica pedagógica ou robótica educacional e têm obtido êxito na melhoria do ensino e interesse dos alunos nas disciplinas escolares[1, 3, 6, 7].
Neste sentido, esta proposta de projeto de extensão tem por objetivo levar a alunos do ensino fundamental o contato com uma tecnologia de programação, desenvolvida com o foco no ensino de robótica e disciplinas afins para crianças, chamada linguagem Logo [4]. Muitas ferramentas são utilizadas como ambientes de programação para esta linguagem e que são disponibilizados gratuitamente na internet. O fato de não haver um custo para aquisição do software aliado a forma simplificada de programação da linguagem Logo, tornam seu uso viável para o ensino em escolas públicas e para ser ministrado mesmo por educadores que nãopossuam um conhecimento avançado de informática.
Pretende-se inicializar este projeto de extensão, denominado “Incentivo à aprendizagem de robótica básica pelo uso da linguagem de programação LOGO para alunos do ensino fundamental” e “Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação Logo”. Este projeto tem como foco despertar nos alunos participantes a curiosidade e o gosto pela robótica esperando como resultado uma melhoria no desempenho escolar, no raciocínio lógico, nos conhecimentos em robótica e informática dos alunos.
O projeto aqui proposto tem por objetivo capacitar alunos do ensino fundamental que desejam participar de projetos que necessitem um conhecimento mais elaborado futuramente. Um resumo da proposta consiste em um curso básico de programação em robótica voltado aos alunos do primeiro e segundo anos (ou da faixa de 6 a 9 anos) do ensino fundamental utilizando a linguagem Logo e o software gratuito Klogo-Turtle. As aulas serão com material multimídia para apresentação mais dinâmica do Klogo-Turtle.
Discente(s) do curso de Engenharia de Energias.
Aluno de escola publica
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6