Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Utilização dos dispositivos móveis no ensino de química: construção de práticas pedagógicas para professores da Educação Básica
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 6 Público Estimado: 49
Período do Curso: 30/11/2017 a 20/12/2017
Área Principal: 7 - TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Colégio Estadual Ulysses Guimarães, Rua Bartolomeu de Gusmão, n°3535
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO , FINANCIAMENTO EXTERNO(FLUXO CONTÍNUO 2017 / 2018)
Modalidade do Curso: Semi-Presencial Tipo do Curso: TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Tipo do Evento: Carga Horária: 40 Quantidade de Vagas: 40
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794223

Resumo

O respectivo curso de formação continuada de professores de Química e Ciências tem por objetivo discutir estratégias didáticas que promovam o ensino de Química utilizando aportes tecnológicos com características móveis, como smartphones e tablets. 


Programação

30 de novembro de 2017 (8 horas – presencial):

Manhã, mediadora: Profͣͣa. Dra. Maria das Graças Cleophas

- A escola do século XXI e as tecnologias móveis: como ensinar os nativos digitais?

- Jogos digitais e gamificação no ensino de Química mediada pelas tecnologias móveis.

- Kahoot!: um gameshow em sala de aula.

 

Tarde, mediador: Prof. Esp. Thiago Vinicius Ferreira

- A realidade virtual e aumentada no ensino de Química: o uso do QR Code e do aplicativo Augment na educação.

- A realidade virtual e aumentada no ensino de Química: óculos Google Cardboard e utilização de objetos educacionais virtuais.

- Recursos tecnológicos facilitadores e dinamizadores para o ensino de Química.

- Ambiente virtual de aprendizagem: Edmodo.

 

1 de dezembro de 2017 a 20 de dezembro de 2017 (32 horas – EaD): Mão na massa: Promovendo aprendizagem ativa por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos.

- Construção, aplicação e postagem de um projeto integrador que abordem metodologias ativas para o ensino de Química mediadas através do uso dos dispositivos móveis (smartphones e tablets). O projeto deverá ser aplicado na escola de atuação do professor, e os resultados deverão ser enviados para o ambiente virtual de aprendizagem do curso de formação (Edmodo).

- Uso da Fotografia Amadora Científica (FAC) e o padlet (construção de um mural online).

WireNode - Curso online de como criar página para dispositivos móveis (baseado na web, visando auxiliar os profesores a montar os seus próprios startpages móveis).

- Como usar as redes sociais a favor da promoção de aprendizagens em química.

- Criação de atividades gamificadas.

 


Públicos Alvo

Interno:

Professora, Alunos do curso de Química - Licenciatura, bolsistas de extensão, bolsistas de IC e membro da equipe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu


Externo:

41


Público Alvo Externo

41



Membros da Equipe

  SILVANA GARCIA ANDRÉ
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MARIA DAS GRACAS CLEOPHAS PORTO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  FERNANDA DA SILVA FACHINI
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  ALINE CHECHI DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  ALESSANDRA CAROLINE TILTEY DITZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  THIAGO VINICIUS FERREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE

  PATRICIA BORIM DA SILVA PEREIRA
Categoria: SERVIDOR
Função : ASSESSOR
  GIOVANNA RITCHELY FREIRE PINTO
Categoria: EXTERNO
Função : Acompanhar e gerenciar projetos de pesquisa


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6