Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: De balaio de gatos à educação em línguas
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 8
Período do Curso: 31/08/2017 a 31/12/2018
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL, SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIAS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Escola Municipal Padre Luigi Salvucci
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO 2017 / 2018)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 10
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794199

Resumo

Como o Brasil faz fronteira com vários países hispanos a presença de estrangeiros, principalmente, latino-americanos em instituições de ensino brasileiras é muito grande, contudo, ainda falta um compromisso como o ensino e com a aprendizagem da Língua Portuguesa na maioria destas instâncias educativas, pois prevalece, na maioria das vezes, um ensino focado na Língua Materna, quando na realidade deveriam ser desenvolvidas práticas em Língua Adicional. Diante disso, a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada Crítica, propõe-se o curso De balaio de gatos à educação em línguas que é uma iniciativa da Ação de Extensão “Ensino de Português como Língua Adicional no Ensino Fundamental I”[1], a ser desenvolvido na UNILA. Destinado a crianças do Ensino Fundamental I, terá a sua primeira execução de docência no segundo semestre de 2017, cuja prática de acompanhamento de observação de aula e levantamento de dados ocorreu no primeiro semestre de 2017. Assim, refletindo sobre a qualidade de aprendizagem desses alunos estrangeiros, o presente curso procura trabalhar também com o professor, auxiliando-o em sua prática pedagógica, tanto na elaboração de materiais e atividades, como na reflexão e construção de abordagens que minimizem as perdas na aprendizagem. Portanto, o objetivo principal deste curso é o de promover o ensino da Língua Portuguesa sob a perspectiva de Língua Adicional aos alunos estrangeiros, hispanos principalmente, do Ensino Fundamental I de escolas municipais e contribuir na prática pedagógica do professor sob a perspectiva do ensino de Língua Adicional, procurando fortalecer e ampliar o vínculo entre professor, aluno e língua. Espera-se, através da integração Universidade e Comunidade, contribuir para o estabelecimento de uma relação mais harmoniosa e duradoura tanto na aprendizagem e na aquisição, como na utilização de suas Línguas Maternas e Adicionais, em específico da Língua Portuguesa.

 



[1]Coordenado por Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro e executado pelos discentes Pedro Camargo Abboud Matuck (MEDICINA – Bolsista da Fundação Araucária) e Cinthia Itatí Gabriela Minuzzo (LAMC - Voluntária).


Programação

Aulas semanas com duração de 2h/aula (1h40) para atendimento individual, uma vez na semana. Segundo esta organização:

 

15 semanas

30 horas/aula

 

2017.2 – nivel personalizado.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes


Externo:

Discentes da rede de ensino municipal


Público Alvo Externo

Discentes da rede de ensino municipal



Membros da Equipe

  LIVIA FERNANDA MORALES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  PEDRO CAMARGO ABBOUD MATUCK
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE

  ANDRES MAURICIO GARCIA TORRES
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6