Como o Brasil faz fronteira com vários países hispanos a presença de estrangeiros, principalmente, latino-americanos em instituições de ensino brasileiras é muito grande, contudo, ainda falta um compromisso como o ensino e com a aprendizagem da Língua Portuguesa na maioria destas instâncias educativas, pois prevalece, na maioria das vezes, um ensino focado na Língua Materna, quando na realidade deveriam ser desenvolvidas práticas em Língua Adicional. Diante disso, a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada Crítica, propõe-se o curso De balaio de gatos à educação em línguas que é uma iniciativa da Ação de Extensão “Ensino de Português como Língua Adicional no Ensino Fundamental I”[1], a ser desenvolvido na UNILA. Destinado a crianças do Ensino Fundamental I, terá a sua primeira execução de docência no segundo semestre de 2017, cuja prática de acompanhamento de observação de aula e levantamento de dados ocorreu no primeiro semestre de 2017. Assim, refletindo sobre a qualidade de aprendizagem desses alunos estrangeiros, o presente curso procura trabalhar também com o professor, auxiliando-o em sua prática pedagógica, tanto na elaboração de materiais e atividades, como na reflexão e construção de abordagens que minimizem as perdas na aprendizagem. Portanto, o objetivo principal deste curso é o de promover o ensino da Língua Portuguesa sob a perspectiva de Língua Adicional aos alunos estrangeiros, hispanos principalmente, do Ensino Fundamental I de escolas municipais e contribuir na prática pedagógica do professor sob a perspectiva do ensino de Língua Adicional, procurando fortalecer e ampliar o vínculo entre professor, aluno e língua. Espera-se, através da integração Universidade e Comunidade, contribuir para o estabelecimento de uma relação mais harmoniosa e duradoura tanto na aprendizagem e na aquisição, como na utilização de suas Línguas Maternas e Adicionais, em específico da Língua Portuguesa.
[1]Coordenado por Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro e executado pelos discentes Pedro Camargo Abboud Matuck (MEDICINA – Bolsista da Fundação Araucária) e Cinthia Itatí Gabriela Minuzzo (LAMC - Voluntária).
Aulas semanas com duração de 2h/aula (1h40) para atendimento individual, uma vez na semana. Segundo esta organização:
15 semanas
30 horas/aula
2017.2 – nivel personalizado.
Discentes
Discentes da rede de ensino municipal
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