A proposta desta ação de extensão intitulada “Artigo científico: procedimentos para elaboração e publicação” é introduzir aos participantes normas e conceitos básicos para a elaboração de artigos acadêmicos e sua publicação em eventos científicos e/ou periódicos nas diversas áreas do conhecimento, de acordo com as normas vigentes da ABNT. Neste sentido, dentre as atividades propostas, há a apresentação da metodologia de pesquisa para o trabalho científico, envolvendo questões básicas da pesquisa científica, como: problema, hipótese, objetivos, metodologia, abordagem teórica; a linguagem científica; a conceituação e as características do gênero artigo científico, sua estrutura básica; além de orientações para a produção e publicação de textos científicos, indicando, para tanto, bibliografia teórica atual sobre o assunto. Esta ação está vinculada ao projeto “Escrita científica: procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos”, que surgiu da necessidade em facilitar o entendimento sobre a redação e interpretação de gêneros acadêmicos, descrevendo com detalhes os elementos que os compõem, incentivando a pesquisa e a publicação científica.
Os módulos serão realizados uma vez por semana, nas quartas-feiras, à tarde (mais específico para graduandos), e o mesmo será replicado à noite, às quintas-feiras (mais específico para formados e pós-graduandos), totalizando quatro encontros presenciais, de setembro a outubro de 2017, totalizando 20 horas, com o acréscimo de uma carga horária de leituras e exercícios a serem feitos entre os encontros. Os quatro módulos focalizarão:
a) Apresentação da equipe e dos objetivos do curso, conceituação do artigo científico, colocando o participante em contato com sites de revistas científicas, periódicos, anais, a fim de realizar dinâmica de leitura e escolha de exemplos de artigos de diferentes áreas e/ou da área de interesse do participante. Os participantes confrontaram diferentes gêneros textuais (entrevista, reportagem e artigo científico), a fim de perceberem, por meio da comparação, a composição, o estilo, a temática e a função do artigo científico;
b) Exposição de estruturas básicas do artigo científico, dando-se enfoque à leitura e análise de exemplos de artigos de diferentes áreas, escolhidos pelos participantes no módulo anterior, com exercícios práticos em torno dos diferentes formatos;
c) Exploração da metodologia de produção do resumo(abstract) e dos demais itens do artigo científico, com o envolvimento de questões básicas da pesquisa científica, como: problema, hipótese, objetivos, metodologia, abordagem teórica
d) Abordagem sobre a escrita acadêmica atrelada ao gênero, bem como as normas de produção, como citações diretas e indiretas, a elaboração de referências e paráfrases.
Discentes universitários e TAEs
Discentes unversitários e pós-graduandos de outras universidades locais
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6