Realização do XIII Congresso FORCINE - Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, através do eixoFRONTEIRA: Limites e permeabilidades , a ocorrer na Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), de 20 a 23 de setembro de 2017. A escolha temática do XIII Congresso FORCINE dialoga com o fato de a Unila se encontrar em um território fronteiriço, entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai onde é possível viver e conviver com as particularidades de uma cultura de fronteira em que os limites impostos pelos estados-nação se vêem demarcados, mas especialmente, é possível entender as permeabilidades que perpassam estes marcos territoriais, por meio do encontro efetivo de nacionalidades, do plurilinguismo e da integração cotidiana. Ao mesmo tempo que entendemos as fronteiras pelo seu aspecto territorial, o que nos permite constituir novos laços com os países vizinhos, também, expandimos o conceito de fronteiras - seus limites e suas permeabilidades -, para o campo do ensino do Cinema e Audiovisual no Brasil e na América Latina, buscando entender quais são as barreiras / fronteiras impostas pelas novas tecnologias, novas narrativas e a relação do ensino com o mercado e como estes limites e as permeabilidades configuram a atuação das escolas de cinema e audiovisual. Segundo Andréa França (2003:11) podemos pensar a “fronteira como linha demarcadora do idêntico, que limita, torna estável e mesmo enclausura um certo conjunto de valores e crenças, mas também lugar instável, de passagem e transição para o outro, o diferente”. Com este intuito de entender as linhas demarcadoras do território, mas principalmente a fronteira como um espaço de passagens e encontros queXIII Congresso FORCINE pretende reunir as escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil e também universidades, entidades e apoiadores da América Latina, com destaque especial para a Argentina e o Paraguai, países limítrofes com a cidade de Foz do Iguaçu.
O evento será composto de uma mesa de abertura, duas mesas temáticas, quatro grupos de trabalho e contará ainda, com exibição das obras audiovisuais das instituições de ensino de cinema e audiovisual associadas ao FORCINE, à FEISAL (Federación de Escuelas de Imagen y el Sonido de América Latina) e à CILECT (Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et de Télévision). Haverá também o lançamento da publicação “Cadernos FORCINE Digital 2016”.
Cerimônia de abertura
A cerimônia de abertura será realizada no auditório Martina, localizado no campus Jardim Universitário da UNILA, com capacidade para 350 pessoas. A cerimônia contará com a presença da autoridade máxima da universidade sede (ou um representante indicado) e da presidente do FORCINE, Alessandra Meleiro. A organização do evento está encaminhando tratativas no sentido de contar com a participação de instituições relevantes no campo do cinema e audiovisual em geral e de seu ensino em particular, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Nesse sentido, espera-se contar com a presença de representantes da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM), da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), do Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et de Télévision (CILECT) e da Federación de las Escuelas de Imagen y Sonido de América Latina (FEISAL).
Mesas e Grupos de Trabalho (GTs)
Mesa 1: Limites e permeabilidades da pesquisa, ensino e a relação com o mercado.
Mesa 2: Políticas públicas e suas implicações no cinema e audiovisual da América Latina.
GT1: Convergência e múltiplas plataformas na grade curricular: teoria e prática nos cursos de cinema e audiovisual.
GT2: Estratégias de capacitação para atuação de egressos no(s) mercado(s) de cinema e audiovisual.
GT3: Novas tecnologias e modos de difusão do cinema e do audiovisual.
GT4: A gestão tecnológica das escolas de cinema e audiovisual
(Os temas poderão sofrer reajustes de acordo com a escolha dos integrantes das mesas e o debate no âmbito do Fórum).
Além das mesas e GTs haverá o lançamento dos Cadernos FOCINE Digital 2016, publicação anual voltada para o ensino do audiovisual que apresenta resultados, relatos de experiências, entrevistas e análises resultantes dos debates ocorridos no âmbito do XII Congresso FORCINE, ocorrido em 2016.
Mostra de filmes de escolas
Paralelamente à programação de mesas e GTs haverá a exibição de filmes produzidos no âmbito do ensino de cinema.
A mostra terá curadoria própria e exibirá 4 programas de duração aproximada de 100 minutos. O primeiro contemplará uma amostra da produção audiovisual universitária do Brasil, incluída no catálogo produzido pelo FORCINE para a difusão das escolas no 39º Festival do curta-metragem de Clermont-Ferrand, na França.
O segundo programa será composto por filmes resultantes de processos de formação dos Ateliers Varant. Associada à CILECT, a escola foi criada por Jean Rouch em 1981, após experiência em 1978 na criação de oficina de formação em cinema documental em Moçambique. Sob o lema “ensino a partir da prática” os Ateliers Varant vêm realizando, além dos programas sediados em Paris, oficinas em diversas cidades do mundo, incluindo Brasil (Recife, 2011 e 2016 e São Paulo, 2015), Colômbia (Bogotá, 2013) e outros países da América Latina [5].
Também fará parte da programação a itinerância da mostra de filmes de escolas da FEISAL, que, tradicionalmente exibida na UNILA, ocorrerá em 2017 no âmbito do XIII Congresso FORCINE. O catálogo de filmes integrantes inclui o curta “Espera”, de Carlos Cezare, produção do curso de cinema e audiovisual e será disponibilizado pela federação para distribuição aos participantes do congresso[6].
Por fim, será exibido um programa informativo de uma das escolas filiadas ao FORCINE, ainda em fase de definição pela organização do evento.
Discentes do curso de cinema e audiovisual; Tecnicos administrativos ( audiovisual, comunicação e áreas afins); docentes da área de cinema e audiovisual e áreas afins.)
Profissionais do mercado de cinema e audiovisual; profissionais relacionados com o ensino do cinema e audiovisual; comunidade relacionadas e interessada no cinema e audiovisual
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6