Este evento está vinculado aos Projetos de Extensão "Músicas de América Latina" e "Danzas de América Latina". O evento prevê uma série de palestras e oficinas didáticas/participativas sobre músicas e danças tradicionais da América Latina, destinadas à comunidade da UNILA e externa.
As palestras serão ministradas por músicos, dançarinos e pesquisadores de diversas regiões da América Latina, e estão destinadas principalmente às equipes permanentes dos projetos "Músicas de América Latina" e "Danzas de América Latina", para que possamos conhecer mais sobre as expressões culturais que trabalhamos através de pessoas com ampla vivência e experiência nessas tradições.
As oficinas didáticas/participativas, ministradas pelas equipes permanentes dos projetos "Músicas de América Latina" e "Danzas de América Latina", serão abertas para a comunidade da UNILA e externa, e irão apresentar algumas expressões tradicionais de danças e músicas latino-americanas, contemplando suas características corporais, coreográficas, sonoras, rítmicas, instrumentais, assim como seus contextos culturais e históricos. As pessoas que participem das oficinas irão conhecer estas expressões de forma ativa e participativa, dançando, tocando, cantando, mas também refletindo e debatendo sobre tais expressões. As oficinas irão acontecer em diversos espaços da tríplice fronteira, buscando a integração da universidade com diversos setores da comunidade.
Ao longo da jornada, procuraremos apresentar 5 palestras e 5 oficinas, mas isto pode variar de acordo com a disponibilidade dos/as palestrantes e do acesso aos espaços para as oficinas.
As palestras serão esquematizadas pelos/as palestrantes, deixando a eles/elas total autonomia na escolha de conteúdos e forma de apresentação.
As oficinas serão pensadas e organizadas de acordo com o espaço e a comunidade à qual está destinada. De modo geral, em cada oficina serão trabalhados aproximadamente 5 gêneros tradicionais de danças/musicas de diferentes regiões da América Latina. Cada um deles será trabalhado da seguinte forma:
- Apresentação do projeto e da equipe ministrante
- Apresenta-se a história e características do gênero - Participantes aprendem a letra e melodia de uma canção daquele gênero - Participantes aprendem a percussão básica do gênero - Participantes aprendem os passos e coreografia da dança desse gênero - Participantes ouvem o arranjo e assistem a coregrafia apresentados pelas equipes dos projetos, podendo enquanto isso acompanhar com canto, percussão, e/ou dançando. - Entre um gênero e outro haverá um espaço para reflexões e debate, e um intervalo.
-No final da oficina será feita uma recapitulação do trabalho feito, e haverá um espaço para perguntas, reflexões e comentários finais.
Docentes, discentes, técnicos e funcionários da UNILA interessados em trabalhar com músicas e danças da América Latina.
Pessoas da região interessadas em trabalhar com músicas e danças da América Latina.
Oficina que será apresentada em Puerto Iguazú no dia 01-07-2017
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6