A realização do pré-natal representa papel fundamental em termos de prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde. Essa possibilidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos é considerada a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. outro tópico importante são as pesquisas realizadas nas duas últimas décadas que contribuem para uma melhor compreensão sobre o aleitamento materno e os benefícios para a criança e para a mulher, estudos também têm sido realizados com o objetivo de avaliar quais intervenções seriam mais efetivas para um aumento das práticas de amamentação
. O aleitamento materno e a importância da realização do pré-natal foram os temas escolhidos para a realização do evento "DEMOSTRE SEU AMOR PELO SEU FILHO" com duas palestras a serem proferidas: “Porque o acompanhamento pré-natal é tão importante?" E "A amamentação benefícios para crianças mais saudáveis".
O mês de maio, tradicionalmente eleito para se comemorar o dia das mães, é também um momento oportuno para que os acadêmicos do curso de medicina da UNILA possam retornar à comunidade parte daquilo que desenvolveram nas atividades de ensino
O evento, submetido ao edital de fluxo continuo de ações de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, objetiva a ampliação do diálogo entre a equipe da unidade de saúde da família do Porto Belo, acadêmicos do curso de medicina e pacientes atendidas naquela unidade, em especial as gestantes e puérperas. Com abrangência multidisciplinar, " DEMOSTRE SEU AMOR PELO SEU FILHO " é uma ação de caráter eventual, porém, deve reverberar durante toda a gestação e lactação das participantes.
A necessidade de promover o debate multidisciplinar em torno de promoção de saúde relacionadas com o acompanhamento pré-natal, assim como a importância da amamentação, promovendo a orientação e principalmente solucionando dúvidas e questões dessas mulheres, reverbera muito além da promoção de saúde dentro da estratégia de saúde da família: Um acompanhamento pré-natal realizado com regularidade é um importante fator de redução de casos de mortalidade materna. De igual modo, o aleitamento materno contribui sensivelmente para a diminuição do número de casos de desnutrição e mortalidade infantil.
Fundamentam o presente projeto, evidências científicas que demonstram que tanto o matriciamento das equipes multidisciplinares com atuação na estratégia de saúde da família do SUS, bem como a abordagem educativa de gestantes e puérperas, contribuem de forma significativa para a promoção da saúde nesse contexto bastante especifico de mulheres.
Serão abordados os seguintes aspectos nas palestras:
1. Pré-natal:
Conceito, importância, riscos para o binômio mãe-feto da não realização do pré-natal; esquema de vacinação; queixas mais comuns.
2. Amamentação:
Técnicas para um correto aleitamento materno; Mitos e verdades acerca da amamentação; valor nutricional do leite materno.
DISCENTES DO CURSO DE MEDICINA
GESTANTES E PUERPERAS QUE SAO ATENDIDAS NO PS PORTO BELO
imagem para o convite que será enviado para as gestantes e puérperas indicando local dia e hora
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6