Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Capoeira: fomento à prática e a difusão
Ano: 2016 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 100
Período de Realização: 01/08/2016 a 31/12/2017
Área Principal: 2 - CULTURA E ARTES Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Colégio Estadual Prof Flávio Warken
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (MAIS CULTURA)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794157


Resumo

Neste plano de ação cultural, prezar-se-á pela prática, pesquisa, fomento e difusão da Capoeira em todos seus âmbitos histórico-culturais. Na busca do fortalecimento e valorização deste saber cultural constitutivo na formação da identidade da brasilidade e, atualmente, reconhecida como um de seus ícones. Com efeito, entende-se a capoeiragem como instrumento potencial na difusão da cultura popular dentro das universidades (neste caso na UNILA). Neste intuito, identifica-se como basilar deste plano, a criação de um “núcleo” de estudos sobre a capoeira desde sua origem até como ela se apresenta atualmente, buscando entender todo o processo de transformação ocorrido em seu desenvolvimento histórico e cultural. De maneira a tornar mais compreensivo suas relações com outras manifestações da cultura popular, sobretudo as afro-brasileiras, facilitando na identificação e aproximação com as já existentes na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Ou seja, pretende-se a partir da capoeira fomentar a cultura popular e difundi-la, pois, é sabido que manifestações afro-brasileiras são elementares para a capoeiragem, destacando-se o samba-de-roda, o maculelé, a puxada de rede entre outros. Neste processo de entendimento da capoeira como um todo, atentar-se-á para sua contribuição no processo de autoreconhecimento dos indivíduos, para então, melhor reconhecer-se no mundo em que vivemos. Valorizando, assim, o caráter libertário da prática da Capoeira como método pedagógico transformador. E, estabelecendo-se como ferramenta de incentivo e fortalecimento do elo entre conhecimento popular e o produzido dentro das universidades.


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes


Externo:

Estudantes de Educação Básica


Público Alvo Externo

Estudantes de Educação Básica



Membros da Equipe

  MARCOS EDUARDO VITORINO DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANAXSUELL FERNANDO DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MAURICIO DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



Lista de Fotos

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