Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Os saberes linguísticos de nossa América Latina, multicultural e plurilinguística
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 200
Período do Curso: 23/01/2017 a 31/12/2018
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: UNILA
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PIBEX 2016)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 60 Quantidade de Vagas: 50
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794156

Resumo

Esta ação resulta do interesse por conhecer e dar a conhecer as experiências de vida e saberes linguísticos compartilhados pelos latino-americanos em diferentes contextos de atuação e uso dos idiomas guarani, quéchua, aimará, mapudungum etc. A proposta é buscar mecanismos que permitam mudar o cenário em que se encontram algumas formas de expressão de cultura indígenas. Referimo-nos tanto às questões preconceito ou de falta de valorização da algumas línguas como ao incremento de motivação e a busca de novas interpretações, juntamente com professores e estudantes. Isso se dará por meio do diálogo e a aproximação às essas culturas: guarani, quéchua, aimarás, mapuches. Esta ação se concretizará por meio de entrevistas e questionários a professores, esutantes fr UNILS r também a familiares e à comunidade dos arredores de origem dos estudantes em diferentes regiões dos países envolvidos (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru entre outros). Para a execução da ação serão de grande importância também os pressupostos da história oral assim como os conceitos de identidade social, sociolinguística interacional e etnografia


Programação

Cronograma

 

Meta

Atividade

Indicador Físico

(produto ou resultado esperado)

Início

Fim

1

Diagnóstico del escenario de material didáctico de guaraní

Revisión bibliográfica de los materiales didácticos utilizados para enseñanza de guaraní en Paraguay

Catalogación de los principales materiales oficiales utilizadas en Paraguay

junio 2017

Agosto 2017

2

Evaluación y creación de materiales didácticos

Revisión bibliográfica sobre análisis y creación de materiales didácticos

Materiales didácticos para uso en los cursos

Agosto 2017

Septiembre 2017

3

Estrategías de enseñanza aprendizaje

Revisión bibliográfica sobre estrategias y metodologías de enseñanza de  lenguas extranjeras

Curso de cultura y lengua guaraní

Septiembre 2017

diciembre 2017

...

Evaluación de resultados

Análisis de las producciones de los alumnos

Produccines escritas de los alumnos

septiembr 2017

enero 2018


Públicos Alvo

Interno:

Professores, Estudantes e Técnicos em Educação


Externo:

Estudantes, profissionais da educação, do Turismo e comunidade em geral


Público Alvo Externo

Estudantes, profissionais da educação, do Turismo e comunidade em geral



Membros da Equipe

  MARIA ETA VIEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  SERGIO EDUARDO ESCOBAR BOLANOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  ADRIANA ELIZABETH CENA ESQUENONE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  JUAN MANUEL PAREDES RAMOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6