A presente proposta tem por objetivo geral promover o ensino de língua estrangeira francesa para fins específicos (FOS) à comunidade acadêmica da cidade de Foz do Iguaçu e região da tríplice fronteira, particularmente a graduandos, pós-graduandos e servidores da UNILA e comunidade externa interessada nesta língua, cujo público-alvo tenha idade superior a dezesseis anos. Um dos objetivos específicos será desenvolver uma competência leitora de textos acadêmicos, administrativos e científicos em língua estrangeira para ampliar o repertório de leitura em outras línguas (além da materna), possibilitando avanço em sua atuação acadêmica e permitindo ao estudante, pesquisador e/ou técnico administrativo ir em busca de intercâmbios e diálogos com a comunidade francófona de modo geral, seja na América Latina e no Caribe através do Haiti e da Guiana Francesa, seja nos países africanos que tenham como uma de suas línguas oficiais o francês, além do Canadá (Québec) e da França, com os quais o Brasil já mantém históricas relações interuniversitárias. O curso de extensão deverá ser desenvolvido em dois semestres, totalizando 1 ano, em dois turnos e duas etapas diferentes. Por ser um curso orientado pela abordagem em FOS - Français sur Objectifs Spéficiques, serão utilizadas as abordagens e metodologias mais atuais em didactique des langues para a leitura e a escrita em francês língua adicional e estrangeira (FLE), sob orientação do coordenador do projeto em diálogo com um colaborador. Assim, o curso não tem como foco as seis habilidades fundamentais previstas no processo de aquisição de línguas estrangeiras (ouvir, ler, falar, escrever, interagir, comunicar), segundo a didática de línguas mais atual, porém deve despertar/sensibilizar, no sujeito acadêmico, seu suposto potencial em ler (compreender/interpretar) textos científicos em francês. Como local da ação e metodologia geral, o projeto deve contemplar, nesse sentido e principalmente, a leitura e a escrita acadêmicas, científicas e administrativas (p. exemplo: e-mails, correspondências, ofícios etc.), nos campi da UNILA a fim de permitir melhor acesso ao curso pela comunidade acadêmica, sem se restringir apenas à UNILA. Assim, pretende-se levar tal ação de extensão aos dois campi (JU e PTI) para uma melhor efetivação do projeto e, igualmente, resultados satisfatórios. Serão realizados encontros semanais com os bolsistas para o auxílio, a orientação e a execução da ação a fim de se discutir o andamento das aulas, da produção e da avaliação dos materiais e suportes didáticos. Como algumas das metas, teremos: a) a avaliação contínua e final do projeto com o objetivo de aperfeiçoar tal ação na UNILA e construir um núcleo contínuo de ensino e estudos de FOS na universidade com foco em objetivos específicos das línguas e da linguagem; b) construção de um espaço de atuação de FOS na UNILA, seja como disciplina optativa (conduzida pelo orientador deste projeto), seja como cursos de extensão – através da atuação de estudantes/bolsistas interessados – em diálogo com outros projetos na área de francês (FLE), coordenado, por exemplo, pela colega professora Dra. Cristiana Vieira. Além disso, almeja-se fortalecer aqueles desenvolvidos pela Grupo de FsF – Francês sem Fronteiras, a fim de ampliar as ações do campo FLE e a atuação desta língua na UNILA e, de modo mais amplo, em Foz do Iguaçu e região como mais uma alternativa linguística e cultural à comunidade acadêmica no espaço de diálogo e integração latino-americana.
ATIVIDADE DE CURSOS:
a) aula expositiva sobre cultura e língua francesas privilegiando variantes diversas do francês (canadense, belga, francesa, haitiana, argelina ou demais países africanos);
b) atividades de grupos para que, coletivamente, os alunos possam trocar experiências sobre a própria língua ajudando-os mutuamente a entender textos a partir de proximidades terminológicas entre as línguas latinas e desconstruir problemas de compreensão provocados pelos falsos amigos (faux amis);
c) tarefas de tradução do francês ao português e/ou ao espanhol voltadas para práticas de compreensão de textos em situação de avaliação de proficiência como em exames de pós-graduação.
CRONOGRAMA E ESTRUTURA DO CURSO :
SEMESTRE
CARACTERÍSTICAS DO CURSO
2017.1
FOS - NÍVEL I
30 vagas
C.H.: 40 horas
Local: PTI
FOS - NÍVEL II
C.H.: 30 horas
Local: JU
Alunos de graduação e pós-graduação, técnicos em administração em educação e docentes da UNILA
Estudantes e comunidade acadêmica da cidade de Foz do Iguaçu e região
Foto do 1o encontro Les Bavards Disent
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