O Projeto “Construção de Recursos Didáticos para o empoderamento da temática Água: Jogos didáticos e sua importância para o ensino e aprendizagem de temas transversais” surge mediante a necessidade de melhorias que sejam exequíveis para o Ensino de Ciências ofertado na Educação Básica no Brasil, no que tange a temática água. Sabemos que este tema é capaz de favorecer a integração do currículo escolar aos temas transversais. Este projeto visa contribuir com melhorias na qualidade do ensino ofertado pela Educação Básica, propondo a construção e popularização de materiais lúdico-didáticos que possam favorecer o processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais (Química, Física e Biologia). Deste modo, a temática água se torna uma seara para ser esmiuçada de diferentes formas e, quando atrelada ao lúdico, tende a apresentar elevado potencial para proporcionar aprendizagens, conscientização ambiental, responsabilidade social, entre outras. Para participar do EDITAL PROEX 27/2015, foram planejadas ações que visam o desenvolvimento de diferentes jogos didáticos e/ou pedagógicos (analógicos) e um site educacional para promover a popularização, conscientização, informação, entretenimento, jogos, etc, sobre a temática água. Para a execução do Projeto, todos os materiais produzidos serão testados in loco, nas escolas de Educação Básica (Ensino Fundamental II e Médio) da região de Foz do Iguaçu (PR). Para a construção de tais materiais, será realizada uma articulação entre Pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), alunos em formação inicial em Licenciatura em Ciências da Natureza e Licenciatura em Química, professores das Escolas da Educação Básica (parceiras deste projeto) e alunos matriculados nestas escolas, formando portanto, uma equipe interdisciplinar. Sob o ponto de vista acadêmico, este Projeto trará inúmeros benefícios aos alunos dos Cursos da Unila, pois representará uma oportunidade viável para a promoção de saberes, contribuição para o cumprimento das metas estipuladas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) desta instituição, além da consolidação do Grupo de Pesquisa (cadastrado no CNPq) em assuntos que interligam a pesquisa, ensino e ações extensionistas (NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS/NUDPEQ), grupo coordenado pela proponente deste projeto. A proposta deste trabalho consiste produzir materiais didáticos, em especial, jogos didáticos e/ou pedagógicos e um site educacional, que possam ser usados por professores e alunos da Educação Básica no Brasil, visando assim, promover uma educação de crianças e adolescentes voltada para o aprendizado consciente e social sobre o tema água, assim, acredita-se que os materiais que serão construídos durante à execução deste projeto não estará centrada apenas nos usos que fazemos da água, mas sim, na promoção de uma visão mais ampla sobre o real papel da água para nossas vidas, mostrando que a mesma pertence a algo maior e que o seu ciclo de vida está sujeito às interferências humanas. Tais interferências devem ser discutidas no ambiente escolar, de modo a amenizar os problemas causados por estas. Neste contexto, Sampaio (1998) afirma que é necessário que todos assumam uma postura social diferenciada anverso às questões ambientais, sendo alcançada na escola pelo estudo de Ciências que possuam temas vinculados aos impactos ambientais que são de interesse público, sendo neste caso, a água. Segundo dados divulgados por hidrólogos, 97,5% da água disponível na Terra são salgadas e 2,493% estão concentrados em geleiras ou regiões subterrâneas de difícil acesso; sobram, por conseguinte, apenas 0,007% de água doce são destinadas para o uso humano, estando disponível em rios, lagos e na atmosfera (SHIKLOMANOV, 1998). Segundo Otalara e Carvalho (2011, p. 14) “o tema água é abrangente e pode vir a gerar discussões importantes na sala de aula, inclusive envolvendo àquelas relacionadas a problemas ambientais no Brasil e no mundo”. Destarte, o tema água deve ser criteriosamente detalhado em sala de aula, de modo interdisciplinar, transdisciplinar, etc, visando que o aluno desenvolva senso crítico e que possa intervir na sua realidade e na realidade dos demais em sua volta. Este Projeto visa, concomitantemente, articular a união entre a ludicidade e o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) em função da melhoria da qualidade da educação, no que tange ao ensino das Ciências, em especial, sobre assuntos que estejam integrados a temática água. De um modo geral, este projeto visa a construção de um conjunto de ações, tendo a água seja o tema gerador, constituindo de uma proposta interdisciplinar, embasada na explicação e na função das Ciências Naturais, proporcionando condições aos professores de discutir de forma mais consistente este tema e sua relação com a prática educativa e ambiental, fomentando deste modo, engajamento coletivo, troca de saberes e, sobretudo, uma ação educacional dialógica-problematizadora. Por fim, ressaltamos que este Projeto Extensionista visa, concomitantemente, articular a união entre a ludicidade e o uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) em função da melhoria da qualidade da educação, no que tange ao ensino das Ciências, em especial, sobre assuntos que estejam integrados a disseminação da Ciência e Tecnologia. De um modo geral, este projeto visa a construção de um conjunto de ações (sequências didáticas), tendo a Ciência e Tecnologia como tema gerador, constituindo de uma proposta interdisciplinar, embasada na explicação e na compreensão das Ciências Naturais, proporcionando condições aos pesquisadores e professores de discutir de forma mais consistente este tema e sua relação com a prática educativa, social, política e ambiental, fomentando deste modo, engajamento coletivo, troca de saberes e, sobretudo, uma ação educacional dialógica-problematizadora.
Discentes, técnico.
Professores e alunos das escolas de Educação Básica da região de Foz do Iguaçu e demais cidades do Brasil.
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