A partir de um referencial teórico nas áreas da Didática da História e da Educação Histórica, este curso de aperfeiçoamento, com carga horária de 180 cento e oitenta horas, pretende dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos em 2015, quando essa ação de extensão foi ofertada pela primeira vez. A partir das experiências e dos resultados anteriores busca-se agora uma inovação, pois nesta etapa haverá intercâmbio entre os graduados participantes do curso, e os alunos de graduação frequentadores da disciplina de Laboratório de Ensino de História, ofertada ao curso de História, Grau Licenciatura da Unila, ministrada pelos coordenadores dessa ação de extensão. Nesse sentido, as atividades e projetos do curso promoverão uma troca de experiências, contribuindo tanto para o aperfeiçoamento dos profissionais em atividade no ensino, quanto para a qualificação da formação dos estudantes de graduação, numa relação muito próxima entre pesquisa, ensino e extensão. Estudantes de graduação poderão participar da equipe do curso como monitores, enquanto os frequentadores do curso serão professores, preferencialmente de história, da rede básica de ensino de Foz do Iguaçu, e também professores atuantes no Departamento de Alto Paraná – PY e na Província de Misiones – AR. Considerando o enfoque dado pela UNILA ao desenvolvimento regional que preza pelo diálogo entre a universidade e a comunidade, o curso visa contribuir com a integração universidade - escola - sociedade.
2018
Cronograma:
02/02/2018 a 27/02/2018
Apresentação do curso para professores interessados.
07/03/2018 a 05/ 05/2018 -
Módulo 01: Aulas oficinas: 5 h /Apresentação dos resultados 5 h.
07/05/2018 a 05/ 7/2018 -
Módulo 02: Aulas oficinas: 5 h /Apresentação dos resultados 5 h.
07/08/2018 a 05/ 10/2018 -
Módulo 03: Aulas oficinas: 5 h /Apresentação dos resultados 5 h.
07/10/2018 a 05/ 12/2018 -
Módulo 04: Aulas oficinas: 5 h /Apresentação dos resultados 5 h.
07/12/2018 a 31/12/2018
Apresentação final e avaliação do curso.
2017
DURAÇÃO DO CURSO: 05/03/2017 A 31/12/2016.
02/02/2017 a 27/04/2017
Planejamento, preparação de material, divulgação e organização do projeto;
26/05/2017
Tema 1: Pedagogia Histórico Crítica e Pedagogia da Autonomia;
07/08/2017
Tema 2: Humanismo e ensino de História;
*__/09/2017
Tema 3: Ensino de História Indígena;
*__/10/2017:
Tema 4: O significado da aprendizagem da história da e na América Latina;
*__/11/2017:
Tema 5: Ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira;
*__/12/2017:
Tema 6: Ensino de História e diversidade;
* Aguardando confirmação
ATIVIDADES PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS:
- Ocorrerão durante todo o período de execução do curso.
ENTREGA DE RELATÓRIOS POR PARTE DOS PARTICIPANTES:
- Até o dia 30/12/2017.
APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO FINAL DO CURSO PELOS COORDENADORES:
7. Equipe:
Coordenador: Prof. Dr. Tiago Costa Sanches– UNILA
Atividades: Dedicação durante 8 horas semanais às atividades do curso, subdivididas em: Planejamento das atividades dos encontros; produção de material de divulgação; coordenação e supervisão das atividades dos monitores; mediação dos encontros teóricos presenciais; escrita do relatório final do curso.
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Éder Cristiano de Souza – UNILA
Atividades: Dedicação durante 4 horas semanais às atividades do curso, subdivididas em: Planejamento das atividades dos encontros; produção de material de divulgação; coordenação e supervisão das atividades dos monitores; mediação dos encontros teóricos presenciais.
Monitores:
10 Alunos do curso de História da Unila.
Atividades: Dedicação durante 10 horas quinzenais a atividades do curso subdividas em: Preparação de material informativo; preparação de material de apoio didático; apoio aos docentes as aulas teóricas e práticas; controle de presença das aulas presenciais; acompanhamento dos docentes nas atividades práticas à distância; escrita das atas das reuniões com o os participantes, docentes convidados, coordenador do projeto e demais agentes envolvidos(representantes de instituições, convênios e outras entidades da sociedade civil).
Colaboradores:
Representantes do NRE-SEED foz, da coordenação educacional de Misiones - AR e de Alto Paraná – PY.
Atividades: Divulgação do curso junto às escolas do Núcleo de Educação. Facilitação de contatos com professores e instituições de ensino. Auxílio no planejamento das atividades do curso.
Estudantes do curso de licenciatura em História
Professores, preferencialmente atuando na área de História, de instituições de ensino nos municípios das regiões de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguaçu
Fotos de anos anteriores
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6