Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Español Inter-cultural (online)
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 100
Período do Curso: 23/01/2017 a 31/12/2018
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Online
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PIBEX 2016)
Modalidade do Curso: Semi-Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 50 Quantidade de Vagas: 50
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794124

Resumo

O interesse por fomentar a pesquisa, a documentação, o ensino e a aprendizagem de línguas e culturas em seus aspectos socioculturais, linguísticos e, principalmente, a possibilidade de proporcionar a ampliação e transmissão desses saberes no contexto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA tem alcançado novas dimensões desde finais de março de 2011, quando iniciamos os contatos acadêmicos com falantes, usuários e indivíduos pertencentes a essas culturas em nossas aulas de língua portuguesa e espanhola. Dadas as características da UNILA que congrega estudantes de diversos países da América Latina e Caribe. A riqueza de reflexões aportadas pelo encontro de culturas, saberes, experiências de vida e linguísticas desses estudantes se mostrava, já naquele momento, como um campo de estudo e enriquecimento imensurável. No encontro efetivo desses países, outras línguas, além do português e do espanhol, que fazem parte desse amalgama cultural estão presentes e demandam a necessidade de seu ensino e aprendizagem: o guarani, o quéchua, o aimara e também as línguas de imigração. O plurilinguismo, a integração e a interculturalidade vivenciada pelos estudantes e pela comunidade acadêmica torna necessário um planejamento acadêmico e intercultural na região de fronteira. Isso será possível por meio de uma política que contribua para afinar as relações linguísticas e a promoção de atividades, eventos e projetos de pesquisa que potenciem e/ou facilitem o ensino-aprendizagem de línguas na UNILA e na cidade de Foz do Iguaçu e região. Nossa proposta busca contribuir para promover a diversidade cultural assim como incrementar a motivação e a busca, junto a professores e alunos, e da comunidade em geral da região da tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai.


Programação

Abril: Inicio das aulas

Junho: Finalização do primeiro módulo das aulas

Agosto: Inicio do segundo módulo

Outubro: O dia do espanhol: feira escolar

Novrembro: Fim do curso


Públicos Alvo

Interno:

docentes, taes, da unila


Externo:

estudantes de escolas de ensino fundamental e medio


Público Alvo Externo

estudantes de escolas de ensino fundamental e medio



Membros da Equipe

  JULIA CRISTINA GRANETTO MOREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ARIEL MATIAS BLANCO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  JORGELINA IVANA TALLEI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  DENISE RODRIGUES DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  PABLO MESTRE DRAKE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  ELIZABETH SHIRLEY VENEGAS RUEDA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA



Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Aluno de escola municipal expõe cartaz elaborado pelas docentes do curso.



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6