O interesse por fomentar a pesquisa, a documentação, o ensino e a aprendizagem de línguas e culturas em seus aspectos socioculturais, linguísticos e, principalmente, a possibilidade de proporcionar a ampliação e transmissão desses saberes no contexto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA tem alcançado novas dimensões desde finais de março de 2011, quando iniciamos os contatos acadêmicos com falantes, usuários e indivíduos pertencentes a essas culturas em nossas aulas de língua portuguesa e espanhola. Dadas as características da UNILA que congrega estudantes de diversos países da América Latina e Caribe. A riqueza de reflexões aportadas pelo encontro de culturas, saberes, experiências de vida e linguísticas desses estudantes se mostrava, já naquele momento, como um campo de estudo e enriquecimento imensurável. No encontro efetivo desses países, outras línguas, além do português e do espanhol, que fazem parte desse amalgama cultural estão presentes e demandam a necessidade de seu ensino e aprendizagem: o guarani, o quéchua, o aimara e também as línguas de imigração. O plurilinguismo, a integração e a interculturalidade vivenciada pelos estudantes e pela comunidade acadêmica torna necessário um planejamento acadêmico e intercultural na região de fronteira. Isso será possível por meio de uma política que contribua para afinar as relações linguísticas e a promoção de atividades, eventos e projetos de pesquisa que potenciem e/ou facilitem o ensino-aprendizagem de línguas na UNILA e na cidade de Foz do Iguaçu e região. Nossa proposta busca contribuir para promover a diversidade cultural assim como incrementar a motivação e a busca, junto a professores e alunos, e da comunidade em geral da região da tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai.
Abril: Inicio das aulas
Junho: Finalização do primeiro módulo das aulas
Agosto: Inicio do segundo módulo
Outubro: O dia do espanhol: feira escolar
Novrembro: Fim do curso
docentes, taes, da unila
estudantes de escolas de ensino fundamental e medio
Aluno de escola municipal expõe cartaz elaborado pelas docentes do curso.
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6