Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Curso formação de formadores: a história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 615
Período do Curso: 20/03/2017 a 04/12/2017
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ECONOMIA, SOCIEDADE E POLÍTICA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Espaços sindicais, estruturas dos movimentos sociais e UNILA
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO 2017 / 2018)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Tipo do Evento: Carga Horária: 120 Quantidade de Vagas: 150
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794123

Resumo

Esta proposta de curso de formação parte da solicitação do Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública de Foz do Iguaçu, a partir do trabalho que tem realizado a UNILA, através do ensino, pesquisa e extensão na região. A abrangência do mesmo será o município de Foz do Iguaçu, ainda que sejam convidados professores da região da tríplice fronteira que atuem com a educação pública básica. O curso está estruturado com base em 3 grandes temas geradores: 

1)      Reflexões sobre os dilemas da educação pública no século XXI;

2)      Os desafios da representatividade na era neoliberal e os impactos para os trabalhadores da fragilização da luta sindical;

 

3)      Os mecanismos de luta, de unidade e de articulação presentes na história da resistência latino-americana por uma educação pública e de qualidade.


Programação

 Março de 2017 – 12 horas presencial e 8h não presencial (500 pessoas)

(Seminário de abertura) para 400 a 600 pessoas com o tema:

Limites e desafios da educação pública no século XXI: as atuais trajetórias de resistências na era neoliberal.

 

Curso de capacitação presencial Módulo 1 (máximo 150 pessoas)

 Abril 2017 (120 pessoas)

Estado, sociedade e direitos humanos na América Latina: uma análise a partir da educação popular

Convidada:

 

Junho de 2017

Representatividade, luta social e precarização do mundo do trabalho: a dependência na era da dívida externa, interna e individual.

 

 Agosto de 2017

A educação como ato político, a criminalização das lutas sociais e os desafios manifestos na atual conjuntura política latino-americana

 

 Outubro de 2017

A formação continuada e a luta sindical na América Latina no século XXI: da educação bancária à educação emancipadora


novembro de 2017

Seminário de encerramento das atividades e exposição das ações produzidas ao longo do curso pelos professores da rede (500, 600 pessoas)


Públicos Alvo

Interno:

discentes de diversos cursos e docentes vinculados à proposta


Externo:

Professores da rede pública de educação, educadores populares, intelectuais orgânicos dos movimentos sociais e demais interessados na temática.


Público Alvo Externo

Professores da rede pública de educação, educadores populares, intelectuais orgânicos dos movimentos sociais e demais interessados na temática.



Membros da Equipe

  LUCIANA AMARAL PRAXEDES
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  AMANDA APARECIDA MARCATTI
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ELAINE BERNARDES RIBEIRO
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)

  LIVIA FERNANDA MORALES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ROBERTA SPERANDIO TRASPADINI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  CECILIA MARIA DE MORAIS MACHADO ANGILELI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  STELLA MONTIEL DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6