Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Ensino de Português como Língua Adicional no Ensino Fundamental I
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 65
Período de Realização: 23/01/2017 a 31/12/2018
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Unila Jardim Universitário, escolas da rede de ensino municipal
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PIBEX 2016)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794115


Resumo

Como o Brasil faz fronteira com vários países hispanos a presença de estrangeiros latino-americanos em instituições de ensino brasileiras é muito grande, contudo, ainda falta um compromisso como o ensino e com a aprendizagem da Língua Portuguesa na maioria destas instâncias educativas, pois prevalece, na maioria das vezes, um ensino focado na Língua Materna, quando na realidade deveriam ser desenvolvidas práticas em Língua Adicional. Diante disso, a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada Crítica, propõe-se desenvolver um projeto que trabalhe com esses alunos hispanos a Língua Portuguesa sob o viés de Língua Adicional, tendo, neste instante o Ensino Fundamental I, de escolas municipais, como foco de atuação. Assim, refletindo sobre a qualidade de aprendizagem desses alunos estrangeiros, o presente projeto procura trabalhar com o professor, auxiliando-o em sua prática pedagógica, tanto na elaboração de materiais e atividades, como também na reflexão e construção de abordagens que minimizem as perdas na aprendizagem, isto é, promovendo uma atenção diferenciada à esses discentes, sendo por meio da compreensão de suas dificuldades, erros e acertos, quanto na disponibilização de atividades elaboradas por meio de práticas comparativas e contrastivas entre a Língua Portuguesa e a Língua Espanhola, assim como pela concepção de Língua Adicional. Para tanto, após uma análise da situação real das escolas, professores e alunos, serão propostas atividades de auxílio à prática de ensino do professor e aulas de Português Língua Adicional no contra turno, procurando atender esses alunos estrangeiros de maneira diferenciada, proporcionando-lhes uma abordagem de ensino de Língua Adicional. Portanto, o objetivo principal deste projeto é o de promover o ensino da Língua Portuguesa sob a perspectiva de Língua Adicional para alunos estrangeiros, hispanos principalmente, do Ensino Fundamental I de escolas municipais, como também contribuir na prática pedagógica do professor sob a perspectiva do ensino de Língua Adicional, assim como auxiliá-lo na elaboração de materiais específicos para os alunos estrangeiros em atividades de Língua Portuguesa, procurando sob esta perspectiva fortalecer e ampliar o vínculo entre professor, aluno e língua. Assim, através da integração Universidade e Comunidade, espera-se contribuir para uma melhora na qualidade de ensino da Língua Portuguesa nos âmbitos de ensino municipais.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes, Técnicos, Docentes


Externo:

Doscenes e discentes da rede de ensino municipal


Público Alvo Externo

Doscenes e discentes da rede de ensino municipal



Membros da Equipe

  LIVIA FERNANDA MORALES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  PEDRO CAMARGO ABBOUD MATUCK
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  CINTHIA ITATI GABRIELA MINUZZO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6