Como o Brasil faz fronteira com vários países hispanos a presença de estrangeiros latino-americanos em instituições de ensino brasileiras é muito grande, contudo, ainda falta um compromisso como o ensino e com a aprendizagem da Língua Portuguesa na maioria destas instâncias educativas, pois prevalece, na maioria das vezes, um ensino focado na Língua Materna, quando na realidade deveriam ser desenvolvidas práticas em Língua Adicional. Diante disso, a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada Crítica, propõe-se desenvolver um projeto que trabalhe com esses alunos hispanos a Língua Portuguesa sob o viés de Língua Adicional, tendo, neste instante o Ensino Fundamental I, de escolas municipais, como foco de atuação. Assim, refletindo sobre a qualidade de aprendizagem desses alunos estrangeiros, o presente projeto procura trabalhar com o professor, auxiliando-o em sua prática pedagógica, tanto na elaboração de materiais e atividades, como também na reflexão e construção de abordagens que minimizem as perdas na aprendizagem, isto é, promovendo uma atenção diferenciada à esses discentes, sendo por meio da compreensão de suas dificuldades, erros e acertos, quanto na disponibilização de atividades elaboradas por meio de práticas comparativas e contrastivas entre a Língua Portuguesa e a Língua Espanhola, assim como pela concepção de Língua Adicional. Para tanto, após uma análise da situação real das escolas, professores e alunos, serão propostas atividades de auxílio à prática de ensino do professor e aulas de Português Língua Adicional no contra turno, procurando atender esses alunos estrangeiros de maneira diferenciada, proporcionando-lhes uma abordagem de ensino de Língua Adicional. Portanto, o objetivo principal deste projeto é o de promover o ensino da Língua Portuguesa sob a perspectiva de Língua Adicional para alunos estrangeiros, hispanos principalmente, do Ensino Fundamental I de escolas municipais, como também contribuir na prática pedagógica do professor sob a perspectiva do ensino de Língua Adicional, assim como auxiliá-lo na elaboração de materiais específicos para os alunos estrangeiros em atividades de Língua Portuguesa, procurando sob esta perspectiva fortalecer e ampliar o vínculo entre professor, aluno e língua. Assim, através da integração Universidade e Comunidade, espera-se contribuir para uma melhora na qualidade de ensino da Língua Portuguesa nos âmbitos de ensino municipais.
Discentes, Técnicos, Docentes
Doscenes e discentes da rede de ensino municipal
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6