O projeto de extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), desenvolvido desde 2011 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), visa ao oferecimento de um curso de português como língua-cultura adicional para habitantes da comunidade fronteiriça de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este que desejam aprimorar sua competência intercultural na produção e interpretação de diferentes textos – orais e escritos – nessa língua-cultura. O curso é uma preparação para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), aplicado duas vezes ao ano, sendo que a UNILA é o único posto credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) para aplicação do exame na região da tríplice fronteira, o que atrai muitas pessoas da região em busca do curso preparatório e também do exame.
Sendo as aulas ministradas pelos professores colaboradores e por bolsistas, é necessário realizar encontros semanais para planejamento das aulas e discussão de textos da área de língua-cultura portuguesa para estrangeiros, de avaliação de proficiência, bem como de tópicos sobre adequação linguística, adequação contextual, gênero discursivo e competência gramatical e intercultural. A partir dessas discussões, professores e bolsistas realizarão as aulas do projeto, buscando desenvolver as habilidades orais e escritas na variedade brasileira da língua-cultura portuguesa e promover diálogos interculturais que permitirão o questionamento de etnocentrismos e o reconhecimento de outras formas de interpretar o mundo e atribuir valores.
Com a crescente demanda por um curso de português como língua-cultura adicional e divulgação do curso e do exame Celpe-Bras, espera-se que o projeto tenha continuidade e possa contribuir com a promoção da interculturalidade e com a necessária integração linguística na região latino-americana e caribenha.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Etapas
Atividades/Metas
Período
Etapa 1
Leitura e discussão de textos teóricos; seleção e organização de materiais didáticos para a 1ª Edição do curso; divulgação do curso (1ª Edição)
Março 2017
Etapa 2
Realização do Curso – 1ª Edição (30 horas/aula); Análise e discussão dos materiais didáticos do curso e de sua aplicação
Março a Maio 2017
Etapa 3
Aplicação de simulados Celpe-Bras e entrega de certificados de participação (1ª Edição)
Maio 2017
Etapa 4
Avaliação da 1ª edição do curso e do trabalho de bolsistas e professores envolvidos; Leitura e discussão de textos teóricos; seleção e preparação de materiais didáticos para a 2ª Edição do curso; Divulgação da 2ª Edição do curso
Maio a Agosto 2017
Etapa 5
Realização do Curso – 2ª Edição (30 horas/aula); Análise e discussão dos materiais didáticos do curso e de sua aplicação
Agosto a Outubro 2017
Etapa 6
Aplicação de simulados Celpe-Bras e entrega de certificados de participação (2ª Edição)
Outubro 2017
Etapa 7
Avaliação da 2ª Edição do curso e do trabalho de bolsistas e professores envolvidos; Leitura e discussão de textos teóricos; seleção e preparação de materiais didáticos para a continuidade do projeto em 2018
Outubro a Dezembro 2017
Alunos da comunidade unileira cujo nível de língua portuguesa esteja acima do nível básico
Pessoas da comunidade de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu
Curso I
Curso II
Curso III
Curso IV
Curso V
Curso VI
Curso VII
Curso VIII
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6