Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Curso preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 50
Período do Curso: 02/03/2017 a 31/12/2018
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Unila
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO 2017 / 2018)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 50
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794102

Resumo

 

O projeto de extensão Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), desenvolvido desde 2011 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), visa ao oferecimento de um curso de português como língua-cultura adicional para habitantes da comunidade fronteiriça de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este que desejam aprimorar sua competência intercultural na produção e interpretação de diferentes textos – orais e escritos – nessa língua-cultura. O curso é uma preparação para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), aplicado duas vezes ao ano, sendo que a UNILA é o único posto credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) para aplicação do exame na região da tríplice fronteira, o que atrai muitas pessoas da região em busca do curso preparatório e também do exame.

Sendo as aulas ministradas pelos professores colaboradores e por  bolsistas, é necessário realizar encontros semanais para planejamento das aulas e discussão de textos da área de língua-cultura portuguesa para estrangeiros, de avaliação de proficiência, bem como de tópicos sobre adequação linguística, adequação contextual, gênero discursivo e competência gramatical e intercultural.  A partir dessas discussões, professores e bolsistas realizarão as aulas do projeto, buscando desenvolver as habilidades orais e escritas na variedade brasileira da língua-cultura portuguesa e promover diálogos interculturais que permitirão o questionamento de etnocentrismos e o reconhecimento de outras formas de interpretar o mundo e atribuir valores.

Com a crescente demanda por um curso de português como língua-cultura adicional e divulgação do curso e do exame Celpe-Bras, espera-se que o projeto tenha continuidade e possa contribuir com a promoção da interculturalidade e com a necessária integração linguística na região latino-americana e caribenha.


Programação

 

 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Etapas

Atividades/Metas

Período

Etapa 1

Leitura e discussão de textos teóricos; seleção e organização de materiais didáticos para a 1ª Edição do curso; divulgação do curso (1ª Edição)

Março 2017

Etapa 2

Realização do Curso – 1ª Edição (30 horas/aula); Análise e discussão dos materiais didáticos do curso e de sua aplicação

Março a Maio 2017

Etapa 3

Aplicação de simulados Celpe-Bras e entrega de certificados de participação (1ª Edição)

Maio 2017

Etapa 4

Avaliação da 1ª edição do curso e do trabalho de bolsistas e professores envolvidos; Leitura e discussão de textos teóricos; seleção e preparação de materiais didáticos para a 2ª Edição do curso; Divulgação da 2ª Edição do curso

Maio a Agosto 2017

Etapa 5

Realização do Curso – 2ª Edição (30 horas/aula); Análise e discussão dos materiais didáticos do curso e de sua aplicação

Agosto a Outubro 2017

Etapa 6

Aplicação de simulados Celpe-Bras e entrega de certificados de participação (2ª Edição)

Outubro 2017

Etapa 7

Avaliação da 2ª Edição do curso e do trabalho de bolsistas e professores envolvidos; Leitura e discussão de textos teóricos; seleção e preparação de materiais didáticos para a continuidade do projeto em 2018

Outubro a Dezembro 2017


Públicos Alvo

Interno:

Alunos da comunidade unileira cujo nível de língua portuguesa esteja acima do nível básico


Externo:

Pessoas da comunidade de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu


Público Alvo Externo

Pessoas da comunidade de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu



Membros da Equipe

  SIMONE DA COSTA CARVALHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  HENRIQUE RODRIGUES LEROY
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  JUAN CAMILO RONCANCIO ESCOBAR
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  FEDERICO HERNAN GARRIDO DE LEON
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  LAURA ROCIO SEGURA ESPINOSA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  PAULO EDUARDO SOUZA SÁ TELLES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Curso I

[Foto não Encotrada!]

Curso II

[Foto não Encotrada!]

Curso III

[Foto não Encotrada!]

Curso IV

[Foto não Encotrada!]

Curso V

[Foto não Encotrada!]

Curso VI

[Foto não Encotrada!]

Curso VII

[Foto não Encotrada!]

Curso VIII



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6