Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Curso de Inglês Instrumental para Policiais Militares
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 35
Período do Curso: 14/03/2017 a 12/12/2017
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Batalhão da Polícia Militar de Foz do Iguaçu
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Tipo do Evento: Carga Horária: 60 Quantidade de Vagas: 30
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794078

Resumo

O presente curso de língua inglesa como Língua Adicional (LA) deseja oferecer aos policiais de  Foz do Iguaçu a rica experiência de aprender um novo idioma. A aprendizagem no caso em tela tem uma função instrumental, uma vez que muitas vezes os policiais tem que manter diálogos com estrangeiros que visitam os pontos turísticos ou que aqui fazem negócios. Majoritariamente esses profissionais da lei não são proficientes em uma segunda língua uma vez que em grande parte tiveram formação escolar em institutos públicos ou privados sem nenhum grande interesse em difundir de modo eficiente a língua inglesa. Além disso, o exame de ingresso na profissão e a formação subsequente não exigiam o conhecimento dessa Língua Adicional LA. Assim, este curso de caráter instrumental pretende ofertar a LA para policiais que precisam do idioma saxão para comunicar com as pessoas advindas de várias partes do mundo e que precisam de informações e que dominam esta LA. A UNILA enquanto universidade de integração latino americana e caribenha pode desempenhar papel importante na difusão desse idioma que atualmente é falado muito mais por não nativos do que por nativos. Tal informação elimina o argumento de que ensinar a língua inglesa é um ato de submissão a um determinado país, uma vez que tal idioma desempenha uma função veicular como a do latim séculos atrás. Com a colaboração da UNILA a instituição policial poderá prover melhores serviços aos turistas que nos visitam além de elevar a auto estima dos profissionais da área de segurança. A oferta  dessa língua aos policiais também desempenha uma função política importante porque pode mostrar aos policiais que as portas da UNILA estão abertas aos cidadãos independentemente de suas nacionalidades ou atividades profissionais. Prestar serviços educacionais aos cidadãos é um papel decisivo para a melhoria da imagem de qualquer instituição universitária, por esta razão o ensino de inglês para policiais pode estreitar os laços da universidade com a comunidade local.


Programação

Março: 14, 21 e 28. Pretendemos ensinar aos policiais as formas de se apresentar e perguntar aos demais questões pessoais para socialização, tais como nome, idade, lugar onde mora e comentar tais informações. Avaliação inicial para verificar o que os estudantes já conhecem de inglês

Abril:4, 11, 18, 25. Informações sobre a língua inglesa, onde é falada, qual a posição na lista de línguas com maior número de falantes. Percepção das características distintas dos falantes do inglês, na América, na Europa, África, Oceania e Ásia. Utilização de músicas e filmes para sensibilizar os estudantes para as diversas variedades do inglês e as estratégias de comunicação normalmente utilizadas pelos aprendizes. Avaliação para verificar o quanto os estudantes evoluíram no domínio do idioma.

Maio: 2, 9, 16, 23,30. Organização de projeto de exposição oral a fim de fazer com que os estudantes tentem através de seminário ou apresentação oral interagir com falantes nativos ou não de inglês. Avaliação para verificar desenvolvimento das habilidades comunicativas.

Junho: 6,13,20,27. Apresentação da diversidade de variedades linguísticas dos falantes de inglês. Formação de hábito na interação com falantes estrangeiros e desenvolvimento de estratégias de interação.  Avaliação da capacidade de compreensão auditiva e expressão oral.

Julho: 4, 11. O áudio visual. Apresentação de textos cinematográficos e de curta metragem para aprimorar a habilidade de compreensão auditiva. Projeção de filmes sem legenda e com legenda em inglês para gerar segurança nos estudantes. Avaliação oral a partir de apresentação pessoal

Agosto. 1, 8, 15,22, 29. Revisão de volta das férias. Apresentação de textos orais tais como seminários, relatórios e informações sobre localização a fim de que os estudantes percebam que podem lidar com textos em inglês produzidos para nativos. Desenvolvimento da habilidade em perceber as informações a partir do contexto. Avaliação escrita para verificar habilidade escrita e de leitura dos estudantes.

Setembro.5, 12, 19, 26. Apresentação contínua de textos produzidos para falantes nativos da língua. Processo de desestrangeirização da língua deve estar em adiantado processo nesse período do ano. Apresentação de textos informativos sobre os países falantes de inglês na América, África, Ásia e Europa.

Outubro. 3, 10, 17, 24. Apresentação de testes de conhecimento da língua inglesa para que os estudantes percebam o quanto avançaram no domínio do idioma. Manutenção da apresentação contínua de vídeos de curta duração e filmes para aprimoramento do idioma. Simulação de avaliação institucional para familiarização com esse gênero.

Novembro.7, 14, 21, 28. Iniciação à nomenclatura gramatical através do ensino de alguns elementos de sintaxe. Introduzir os estudantes no estudo da metalinguagem através da leitura de textos que expliquem os mecanismos de aprendizagem da língua. Descrição do processo de aprendizagem pelos próprios estudantes

 

Dezembro.5, 12. Avaliação do Curso pelos estudantes.


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes anglo falantes que desejem colaborar com o projeto


Externo:

Policiais que atuam no trânsito e com turistas na cidade de Foz do Iguaçu


Público Alvo Externo

Policiais que atuam no trânsito e com turistas na cidade de Foz do Iguaçu



Membros da Equipe

  RINALDO VITOR DA COSTA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  FARLEY VASQUEZ NUNEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6