Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: TEKOHA GUASU IV - Educação Patrimonial Material e Imaterial
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 3 Nº Discentes Envolvidos: 13 Público Estimado: 1010
Período de Realização: 01/04/2017 a 31/12/2018
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DIVISÃO DE ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização:
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794077


Resumo

O patrimônio, objeto de estudo da museologia, não se restringe ao meio ambiente natural, mas inclui as obras construídas ou alteradas pela ação humana, devendo, portanto, ser tutelado coletivamente, para garantir sua transmissão às gerações futuras. Assim, os bens que constituem o patrimônio cultural devem possuir significado e valor para a coletividade, constituindo referências simbólicas e representando seus distintos grupos integrantes. Diante da agressão e do descarte arbitrário do seu patrimônio, do menosprezo e descredito aos seus direitos culturais, a comunidade é “atingida em relação aos seus valores intangíveis, em face, em especial, do estado coletivo de menosprezo” (BLANK, 2013, p.8). Portanto, é indispensável repensar o patrimônio congregando cultura, identidade e memória, considerando que a cultura nacional fortalece a imagem que a sociedade tem de si, legitimando a salvaguarda do patrimônio cultural, inclusive enquanto campo de conflito entre as diversas leituras e construções possíveis. Pensar o patrimônio cultural de Foz do Iguaçu significa pensar o patrimônio comum para além das Cataratas. Não obstante é necessário pensar para além da memória euro-brasileira, abrindo espaço para outras histórias como a indígena e a africana. Sendo assim refletir sobre o patrimônio de Foz no século XXI implica em pensar a patrimonialização para além da materialidade, contemplando também a valoração de bens de diferentes matrizes culturais, e não apenas o chamado patrimônio de “pedra e cal” português. No contexto da integração na tríplice fronteira, é de suma importância a construção de uma valorização cultural diversificada em prol da consolidação dos direitos culturais fundamentais para uma cidadania latino-americana plena. A educação patrimonial escolar não é o único meio para se chegar a tais anseios, mas indubitavelmente é um dos mais indispensáveis.

 


Públicos Alvo

Interno:

Discentes, docentes e técnicos administrativo em educação


Externo:

Estudantes e professores de todos os níveis


Público Alvo Externo

Estudantes e professores de todos os níveis



Membros da Equipe

  LETICIA ORACILDA COSTA PORTO
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  PEDRO LOUVAIN DE CAMPOS OLIVEIRA
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)
  MARIA MARIANA NOBRE ANDRADE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  ANDERSON DUARTE DE ALENCAR
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  WELITA BARBOSA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  NAYARA AIRES DA ROCHA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  JOÃO OTAVIO LOURENÇO DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  GABRIEL AUGUSTO ARANTES DE SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  ISAC MORAIS LAGES
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE

  PAULO EDUARDO GARCIA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  LUANA DE ALMEIDA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  JHON STEVEN NAVARRO HOYOS
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE

  MARY AUDENY TORRES PAULINO
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  VINICIUS CAMPOS DE NOVAIS
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  EDUARDO GONÇALVES UEDA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE

  WILLIAM BARBOSA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE OFICINA
  BRUNA KALB
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE OFICINA


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Trabalho realizado pelo projeto no Colégio Ayrton Senna



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