Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: TEKOHA GUASU - Campanha pelo Tombamento do Marco das Três Fronteiras enquanto Patrimônio Cultural
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 3 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 1010
Período de Realização: 01/04/2017 a 31/12/2018
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DIVISÃO DE ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização:
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794076


Resumo

No contexto do Projeto de Educação Patrimonial da UNILA, realizado junto aos alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, foi proposto, a partir de um exercício pedagógico de cidadania, um plebiscito indagando qual bem cultural em Foz do Iguaçu deveríamos tombar simbolicamente.


Entre os bens materiais, o Marco das Três Fronteiras (1903) foi o que recebeu maior número de votos pelos discentes. Analisando-o cautelosamente, nota-se que o bem apresenta valores históricos suficientes para sua salvaguarda oficial. Além disso, pesquisando o livro de tombo estadual verifica-se que há apenas um bem tombado em Foz do Iguaçu, o Painel do Barrageiro, localizado no Mirante Central da Itaipu, de autoria do artista Poty Lazzarotto.

 

O mesmo não ocorre na esfera federal, onde dos 15 bens culturais tombados neste nível localizados no estado do Paraná, nenhum encontra-se no município, apesar de sua importância histórica, tanto no âmbito regional quanto no internacional. Por isso, a presente ação de extensão, proveniente de uma ação pedagógica na educação básica pública, visa envolver a comunidade iguaçuense na campanha pelo reconhecimento do Marco enquanto Patrimônio Cultural Brasileiro e Paranaense, através da participação de voluntários cadastrados, provenientes de diferentes setores da sociedade, interessados em participar de atividades diversas de comunicação e de recolhimento de assinaturas para construção popular de um abaixo-assinado. A presente ação não é um fim em si, mas está inserida em um processo educacional mais amplo, de articulação entre ensino-pesquisa-extensão, e objetiva promover a reflexão sobre a proteçãodo patrimônio histórico e a garantia dos direitos culturais da comunidade da tríplice fronteira no que tange a preservação da suamemória social.


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes, docentes, técnicos, terceirizados


Externo:

Instituições de ensino


Público Alvo Externo

Instituições de ensino



Membros da Equipe

  LETICIA ORACILDA COSTA PORTO
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MARCOS EDUARDO VITORINO DA SILVA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  PEDRO LOUVAIN DE CAMPOS OLIVEIRA
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)

  NELSON FIGUEIRA SOBRINHO
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)
  ANGELICA PAOLA SANTAMARIA ALVARADO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  NAYARA OHANA SOARES COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  VILSON FONTANA BASTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  PIETRA REGINA DE OLIVEIRA VACARIN
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Alunas do Bartolomeu Mitre coletando assinaturas no Marco das Três Fronteiras



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