A presente proposta tem por objetivo geral promover o ensino de língua estrangeira francesa para fins específicos (FOS) à comunidade estudantil de Foz do Iguaçu e região da tríplice fronteira, particularmente a estudantes do Ensino Médio de Escolas Públicas, a graduandos, pós-graduandos e servidores da UNILA e comunidade externa interessada nesta língua, cujo público-alvo tenha idade superior a dezesseis anos. Esta proposta vem ampliar uma ação de extensão em vigência voltada para o público majoritariamente acadêmico, constituído por estudantes da Unila. Agora tal ação vem se voltar para a escola pública, através de curso de língua francesa no ensino Médio, a fim de intermediar de modo mais concreto a articulação escola-universidade e dispertar o interesse destes adolescentes às línguas modernas e particularmente a língua francesa e a cultura francófona. Dos objetivos específicos da próposta: desenvolver uma competência leitora de textos acadêmicos, administrativos e científicos em língua estrangeira para ampliar o repertório de leitura em outras línguas (além da materna), possibilitando avanço em sua atuação acadêmica e permitindo ao estudante, pesquisador e/ou técnico administrativo ir em busca de intercâmbios e diálogos com a comunidade francófona de modo geral, seja na América Latina e no Caribe através do Haiti e da Guiana Francesa, seja nos países africanos que tenham como uma de suas línguas oficiais o francês, além do Canadá (Québec) e da França, com os quais o Brasil já mantém históricas relações interuniversitárias. Outro objetivo é levar a língua francesa à escola pública das comunidades periféricas da cidade de Foz do Iguaçu no interior de sua própria comunidade e de sua própria escola, provocando um interesse individual e coletivo nos estudantes do Ensino Médio. O curso de extensão deverá ser desenvolvido em 4 semestres, totalizando 2 anos, em dois turnos e duas etapas diferentes, com dois público-alvos distintos. Por ser um curso orientado pela abordagem em FOS - Français sur Objectifs Spéficiques, serão utilizadas as abordagens e metodologias mais atuais em didactique des langues para a leitura e a escrita em francês língua estrangeira (FLE), sob orientação do coordenador do projeto em diálogo com um colaborador. Quando o foco for francês para frins específicos/Universitários, o curso não terá como foco as seis habilidades fundamentais previstas no processo de aquisição de línguas estrangeiras (ouvir, ler, falar, escrever, interagir, comunicar), segundo a didática de línguas mais atual, porém deve despertar/sensibilizar, no sujeito acadêmico, seu suposto potencial em ler (compreender/interpretar) textos científicos em francês. Quando o foco se voltar ao público-alvo estudantes do Ensino Médio, a abordagem se volta ào processo de ensino-aprendizagem envolvendo as competências falar, ouvir, interagir, ler, escrever, interpretar em língua francesa. Almeja-se, com esta proposta, fortalecer aqueles projetos já desenvolvidos pela Grupo de FsF – Francês sem Fronteiras na Unila, a fim de ampliar as ações do campo FLE e a atuação desta língua na universidade e na escola pública, de modo mais amplo, em Foz do Iguaçu e região como mais uma alternativa linguística e cultural à comunidade no espaço de diálogo e integração latino-americana.
discentes da UNILA e outras universidades
alunos de escolas públicas de Foz do Iguaçu
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6