Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: O canto como ferramenta no aprendizado da pronúncia do português falado no Brasil
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 3 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 30
Período do Curso: 01/03/2017 a 31/12/2018
Área Principal: 2 - CULTURA E ARTES Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Jardim Universitario ou Edificio Almada
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 30
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794044

Resumo

Com vistas ao contexto de diversidade linguística e cultural, a necessidade de interação entre as comunidades e a fomentação do Curso de Bacharel em Música Instrumento Canto da UNILA, este projeto de extensão se articula na interdisciplinaridade entre Música e Linguística Aplicada. Tem como proposta a oferta de cursos de treinamento e capacitação da língua e do canto como veículos de comunicação e inclusão social à comunidade estrangeira que vive em Foz do Iguaçu e região, permanente ou temporariamente, a estudo ou a trabalho. Tem como foco a pronúncia da língua portuguesa falada no Brasil, numa abordagem de ensino-aprendizagem fundamentada em conteúdos básicos de Fonética/Fonologia e sua aplicação prática na canção brasileira (audição, leitura de texto, enriquecimento do vocabulário e o canto em grupo em uníssono (sem divisão vocal/coral)). E, como resultado final, além da produção científica por meio de artigos, o projeto também propõe eventos de apresentações públicas em forma de saraus ou recitais de canto em grupo em locais estratégicos da cidade, como, escolas e outros espaços comunitários, inclusive em eventos acadêmicos de caráter linguístico, cultural e musical.


Programação

13 semanas de aulas e 2 semanas para as apresentações públicas.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes, docentes, técnicos


Externo:

comunidade estrangeira que vive em Foz do Iguaçu e região, interessada em aprender ou aprimorar a pronúncia da língua portuguesa falada no Brasil, por intermédio do canto. Requisitos: gostar de cantar e ter nível básico de língua portuguesa.


Público Alvo Externo

comunidade estrangeira que vive em Foz do Iguaçu e região, interessada em aprender ou aprimorar a pronúncia da língua portuguesa falada no Brasil, por intermédio do canto. Requisitos: gostar de cantar e ter nível básico de língua portuguesa.



Membros da Equipe

  FRANCISCA PAULA SOARES MAIA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  JEANNE MARIA GOMES ROCHA LORENZETTI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  JORGELINA IVANA TALLEI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  MARIA DE LOS ANGELES SORIANO GARCIA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  ADRIANA PANAMBI MENDES BRITO DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

AULA 6 - 13 MAIO: Dia das Mães: canto, fonética

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Aula 3 - Estudo das Vogais - Fonética e Canto

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A coordenadora do projeto, Profª Me. Jeanne Rocha (Música/Canto/UNILA)

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AULA 5 - Estudo da escala musical - Canto: "Minha Canção" (Chico Buarque)

[Foto não Encotrada!]

Capa do Projeto em seu grupo de interação social no Facebook.

[Foto não Encotrada!]

AULA 5 - Conhecendo a estrutura do instrumento piano - estudo da escala musical

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Turma completa Com a coordenadora adjunta Profª Dra. Paula Maia, do Projeto Português para Estrangeiros (UNILA).

[Foto não Encotrada!]

Presentes no projeto: Venezuela, Colômbia, Paraguai, Argentina.

[Foto não Encotrada!]

Aula 6 - 13 maio - Comemorando o Dia das Mães com Música e Fonética

[Foto não Encotrada!]

Estrutura da sala de aula no Curso de Música (Edifício Almada)



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