Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Espanhol 1 e 2
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 42
Período do Curso: 07/03/2017 a 31/12/2018
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Sala de Aula da Igreja Batista Renovada do Jardim das Flores
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 60 Quantidade de Vagas: 40
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794042

Resumo

  O presente curso de espanhol como Língua Adicional (LA) deseja oferecer aos estudantes de um bairro periférico de Foz do Iguaçu a rica experiência de aprender um novo idioma. Na sociedade de classes em que vivemos alguns bens culturais são destinados apenas àqueles que dispõem de recursos financeiros para adquiri-los no mercado formado por escolas bilíngues ou  institutos de idiomas. A longa persistência dessa situação acaba por fazer com que se aceite tal injustiça como algo normal e natural dessa sociedade classista. Assim, este curso pretende ofertar a língua espanhola ou castelhana para crianças e jovens da periferia e tentar assim reverter a pouca expectativa destes jovens em relação ao futuro, seja como estudante ou como cidadão. Democratizar o acesso a um novo idioma é uma função primordial da UNILA enquanto universidade de integração latino americana, uma vez que através do ensino de espanhol podemos estreitar a identidade latina americana. Além de marcar a presença da UNILA em todas as partes da cidade e mostrar que suas portas estão abertas aos cidadãos. Assim a UNILA poderá ter aliados nos bairros mais distantes e demonstrar que deseja o ingresso dos moradores da periferia no seleto ambiente da academia. Temos assim a possibilidade de distribuir de modo menos desigual os bens culturais produzidos na sociedade, e dentre estes bens, a língua estrangeira é um dos bens mais desejados e por isso mesmo mal distribuído,


Programação

Março: 14, 21 e 28. Pretendemos ensinar aos estudantes as formas de se apresentar e perguntar aos demais questões pessoais para socialização, tais como nome, idade, lugar onde mora e comentar tais informações. Avaliação inicial para verificar o que os estudantes já conhecem da LA

Abril:4, 11, 18, 25. Informações sobre a língua espanhola, onde é falada, qual a posição na lista de línguas com maior número de falantes. Percepção das características distintas dos falantes do espanhol ou castelhano, na América e na Europa. Utilização de músicas e filmes para sensibilizar os estudantes para as diversas variedades da língua espanhola. Avaliação para verificar o quanto os estudantes evoluíram no domínio do idioma.

Maio: 2, 9, 16, 23,30. Organização de projeto de amigo de correspondência a fim de fazer com que os estudantes tentem através de cartas ou e mail interagir com falantes nativos de espanhol, preferencialmente outros estudantes dos países vizinhos. Avaliação para verificar desenvolvimento das habilidades comunicativas.

Junho: 6,13,20,27. Apresentação da diversidade de gêneros textuais e dos mecanismos para a compreensão de cada um destes. Contos infantis, Fábulas, Ficção, mito  e folclore. Iniciação à literatura e o reconhecimento dos diversos enredos para os diversos gêneros. Avaliação da capacidade de leitura e compreensão.

Julho: 4, 11. O áudio visual. Apresentação de textos cinematográficos e de curta metragem para aprimorar a habilidade de compreensão auditiva. Projeção de filmes sem legenda e com legenda em espanhol para gerar segurança nos estudantes. Avaliação oral a partir de apresentação pessoal

Agosto. 1, 8, 15,22, 29. Revisão de volta das férias. Apresentação de textos escolares a fim de que os estudantes percebam que podem lidar com textos em espanhol produzidos para crianças falantes de espanhol. Desenvolvimento da habilidade em perceber as informações a partir do contexto. Avaliação escrita para verificar habilidade escrita e de leitura dos estudantes.

Setembro.5, 12, 19, 26. Apresentação contínua de textos produzidos para falantes nativos da língua. Processo de desestrangeirização da língua deve estar em adiantado processo nesse período do ano. Apresentação de textos informativos sobre os países falantes de espanhol na América e Europa.

Outubro. 3, 10, 17, 24. Apresentação de testes de conhecimento da língua espanhola para que os estudantes percebam o quanto avançaram no domínio do idioma. Manutenção da apresentação contínua de curta metragens e filmes para aprimoramento do idioma. Simulação de avaliação institucional para familiarização com esse gênero

Novembro.7, 14, 21, 28. Iniciação à nomenclatura gramatical através do ensino de alguns elementos de sintaxe. Introduzir os estudantes no estudo da metalinguagem através da leitura de textos que expliquem os mecanismos de aprendizagem da língua. Descrição do processo de aprendizagem pelos próprios estudantes

 

Dezembro.5, 12. Avaliação do Curso pelos estudantes e pais.


Públicos Alvo

Interno:

estudantes hispano falantes que desejam colaborar com o ensino de espanhol


Externo:

Crianças e adolescentes de bairro periférico com pouco acesso a bens culturais como Língua Adicional


Público Alvo Externo

Crianças e adolescentes de bairro periférico com pouco acesso a bens culturais como Língua Adicional



Membros da Equipe

  MARIA CERES PEREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  RINALDO VITOR DA COSTA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  DANIELA ANDREA SALAZAR RODRIGUES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6