Este Projeto de Extensão tem por objetivo ampliar a oferta de uma ferramenta complementar ao modelo tradicional para o aprendizado de espanhol e português como línguas estrangeiras/adicionais, alcançando assim os estudantes de ensino médio público de Foz do Iguaçu e região. Para tal, propomos a ação coordenada de encontros de tandem face à face entre os estudantes hispanofalantes da UNILA, provenientes de diversos países latino-americanos, e os estudantes secundaristas brasileiros do Colégio Três Fronteiras, bem como de outras escolas de ensino médio da Tríplice Fronteira. O modelo de aprendizagem em tandem propicia um ambiente de prática e aperfeiçoamento de um modelo de aprendizagem que se estabelece a partir do desenvolvimento autônomo e colaborativo no aprendizado de línguas, prática esta que visa a formação de estudantes conscientes de sua própria responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem. Uma consequência central deste projeto será a ampliação dos espaços de aprendizagem em tandem para o fortalecimento do bilinguismo português-espanhol, vivido cotidianamente na Tríplice Fronteira. Destacamos também que os encontros de tandem serão monitorados pelos acadêmicos de Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras que também participarão da confecção e execução de atividades guiadas com os aprendizes. Em suma, esta ação tem um objetivo múltiplo: a) integrar os estudantes não brasileiros com a comunidade local e regional; b) aproximar os estudantes brasileiros do ensino médio com a universidade pública; c) criar um ambiente propício para o desenvolvimento das habilidades comunicativas e interculturais nas línguas espanhola e portuguesa que nossos(as) estudantes estão aprendendo de maneira formal; d) aproximar a universidade pública do ensino médio público, assim como criar um espaço de trocas pedagógicas e de formação contínua entre os docentes envolvidos. Finalmente, principalmente no que tange às ações realizadas em 2017, este projeto continua sendo uma experiência piloto para uma futura institucionalização do tandem como ferramenta complementar de aprendizagem de línguas, tendo em vista a grande carência, face à demanda, de recursos neste âmbito em nossa comunidade.
Palavras-chave: Tandem; Bilinguismo; Português LE; Espanhol LE
Estudantes hispanofalantes da UNILA
Estudantes brasileiros secundaristas
Ações do Projeto Tandem em 2014 e 2015
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6