Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Tandem en la Triple Frontera: aproximando línguas-culturas latinoamericanas
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 3 Nº Discentes Envolvidos: 9 Público Estimado: 124
Período de Realização: 15/03/2017 a 10/12/2018
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Colégio Três Fronteiras
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794039


Resumo

Este Projeto de Extensão tem por objetivo ampliar a oferta de uma ferramenta complementar ao modelo tradicional para o aprendizado de espanhol e português como línguas estrangeiras/adicionais, alcançando assim os estudantes de ensino médio público de Foz do Iguaçu e região. Para tal, propomos a ação coordenada de encontros de tandem face à face entre os estudantes hispanofalantes da UNILA, provenientes de diversos países latino-americanos, e os estudantes secundaristas brasileiros do Colégio Três Fronteiras, bem como de outras escolas de ensino médio da Tríplice Fronteira. O modelo de aprendizagem em tandem propicia um ambiente de prática e aperfeiçoamento de um modelo de aprendizagem que se estabelece a partir do desenvolvimento autônomo e colaborativo no aprendizado de línguas, prática esta que visa a formação de estudantes conscientes de sua própria responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem. Uma consequência central deste projeto será a ampliação dos espaços de aprendizagem em tandem para o fortalecimento do bilinguismo português-espanhol, vivido cotidianamente na Tríplice Fronteira. Destacamos também que os encontros de tandem serão monitorados pelos acadêmicos de Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras que também participarão da confecção e execução de atividades guiadas com os aprendizes. Em suma, esta ação tem um objetivo múltiplo: a) integrar os estudantes não brasileiros com a comunidade local e regional; b) aproximar os estudantes brasileiros do ensino médio com a universidade pública; c) criar um ambiente propício para o desenvolvimento das habilidades comunicativas e interculturais nas línguas espanhola e portuguesa que nossos(as) estudantes estão aprendendo de maneira formal; d) aproximar a universidade pública do ensino médio público, assim como criar um espaço de trocas pedagógicas e de formação contínua entre os docentes envolvidos. Finalmente, principalmente no que tange às ações realizadas em 2017, este projeto continua sendo uma experiência piloto para uma futura institucionalização do tandem como ferramenta complementar de aprendizagem de línguas, tendo em vista a grande carência, face à demanda, de recursos neste âmbito em nossa comunidade.

Palavras-chave: Tandem; Bilinguismo; Português LE; Espanhol LE


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes hispanofalantes da UNILA


Externo:

Estudantes brasileiros secundaristas


Público Alvo Externo

Estudantes brasileiros secundaristas



Membros da Equipe

  VALDILENA RAMME
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  LARISSA PAULA TIRLONI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ANTONIO REDIVER GUIZZO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ADRIANA SOARES TASHIRO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  RYCKER RIBERA CASTEDO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  CRISTHIAN MARCELO GOROZABEL PINCAY
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  ADRIANA SOARES TASHIRO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  ANGELICA PAOLA VALENCIA CORDOBA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  CRISTHIAN MARCELO GOROZABEL PINCAY
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  RUAN LEONARDO DE AZEVEDO SALES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LUIS CARLOS SORIANO GARCIA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  GUADALUPE CAROLINA AREVALO DE ROSALES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Ações do Projeto Tandem em 2014 e 2015

[Foto não Encotrada!]

Ações do Projeto Tandem em 2014 e 2015

[Foto não Encotrada!]

Ações do Projeto Tandem em 2014 e 2015

[Foto não Encotrada!]

Ações do Projeto Tandem em 2014 e 2015



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6