No campo dos estudos e ações destinadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) verifica-se a existência de um conjunto de políticas, programas, projetos e atividades, nacionais e internacionais, mas ainda insuficientes e aquém do “dever ser” enunciado nos estudos e políticas públicas (UNESCO, 2009, 2011). Por isso, há necessidade de integrar esforços entre países, instituições, profissionais da educação de jovens e adultos e outros para desenvolver a EJA em seus aspectos conceituais, políticos, organizativos, metodológicos, entre outros. Na UNILA, para realizar sua missão institucional de integração de América Latina e Caribe, assume-se ser oportuno e necessário desenvolver atividades de “ensino, pesquisa e extensão” interdisciplinares como as de ensino-aprendizagem, de construção de conhecimentos, e de formação dos formadores de EJA. Nessa direção, é necessário colocar a EJA, como objeto de estudo e de práticas sociais, na universidade e na agenda de políticas educativas latino-americanas e caribenhas. Docentes, técnicos-administrativos e estudantes podem contribuir, desenvolvendo pesquisas cuja gestão e realização, mediante metodologias de caráter formativo e de construção coletiva, contribuam para a ocorrência desses pensamentos integracionistas. Em suas ações, a Cátedra Paulo Freire, como parte da estrutura acadêmica da UNILA, procura materializar e viabilizar práticas diversas, junto a diferentes grupos sociais e instâncias políticas e administrativas, em prol da Educação de Jovens e Adultos, concebida não apenas como modalidade educacional, em espaços formais e não formais, mas como perspectiva de “aprendizagem ao longo da vida” que empodera os sujeitos e pode suscitar esperança e servir como vetor de mudança socioeconômica e cultural. Diante do exposto, a Cátedra Paulo Freire, como Ação de extensão, na modalidade “Projeto” visa a desenvolver processos educativos com o intuito de que instituições e pessoas, vinculadas à UNILA, possam contribuir com a integração da América Latina e Caribe, tendo entre seus principais fundamentos o pensamento de Paulo Freire, no referente aos processos de Educação de Jovens e Adultos realizados por países ibero-americanos e diversas instituições governamentais, educativas, ONGs e outras. Para alcançar os objetivos do projeto serão realizadas inúmeras atividades, articuladas e integradas ao longo dos anos de 2017 e 2018, a saber: a) dois encontros presenciais, b) quatro videoconferências, c) desenvolvimento de pesquisas vinculada ao "Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos na Universidade" - GEPEJAU, d) realização de oficinas e debates a respeito do processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos na educação básica e na universidade e e) um curso de formação de formadores em EJA.
Corpo docente, discente e técnico-administrativo da UNILA
Estudantes jovens e adultos da Educação Básica e do Ensino Superior do Brasil e de outros países ibero-americanos, bem como formadores de formadores, incluindo-se aí as instituições de ensino superior que formam professores e Secretaria Estadual de Educação do Paraná, por meio do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu.
Fotos SEUNI 2016
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Foto conferência Sérgio Leite
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Foto grupo de estudos
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