Contribuir com o amadurecimento da Extensão Universitária da Unila ao desenvolver ações pedagógicas e artísticas que aproximem o conhecimento desenvolvido nos âmbitos acadêmicos e o conhecimento popular, integrando-os foi o que motivou a criação e a continuidade deste projeto. Por outro lado, esta iniciativa preve a continuidade de instrumentalização e fomento à criação de agentes e grupos que utilizem e fomentem as formas artísticas em seu cotidiano e, concomitantemente a isso, estimular, por meio da arte, a educação, a cultura, ao meio ambiente e o pensamento inerente a identidade individual e coletiva.
Para isso, a presente proposta se baseia em desenvolver 4 minicursos de iniciação a arte do boneco (chamado modulo I), o qual é inspirado na experimentação de uma técnica para a criação e manipulação de bonecos – tipo luva -, oriunda da Itália e transmitida pela Companhia Italiana Is Mascareddas em 2009, no 16° Porto Alegre em Cena. Tal técnica utiliza material reciclável e de baixo custo, contribuindo para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo não exige conhecimento prévio na linguagem teatral ou artística. Por isso, o curso se propõe aberto e eficaz para gerar um espaço de convivência e ludicidade entre os participantes. Permitindo a integração entre eles, religando-os com o local de origem e enriquecendo suas capacidades de aprender e oferecer respostas de forma artística para questões comunitárias e sociais complexas.
Além disso, se pretende realizar 3 minicurso (módulo II) com objetivo de dar continuidade ao trabalho de criação com objetos a serem animados com participantes do módulo I. Esta proposta de continuidade do módulo I, foi desenvolvida por uma turma em 2016 com aqueles que haviam participado do projeto em 2015. E pela boa recepção da proposta, a equipe de planejamento pedagógico da Sec. Educação Infantil de Foz solicitou a continuidade desse módulo e a criação de mais uma formação, que denominaremos (módulo III). De acordo com a equipe da secretaria, os participantes solicitam muito essa formação, pela sua aplicação prática em sala de aula. Sendo assim, esse projeto, vem a qualificar o trabalho pedagógico e artístico dentro da sala de aula, já que os professores da Educação Infantil precisam ministrar atividades que contemplem a consciência corporal e linguagem cênica em suas classes. Porém, não possuem esse tipo de formação. Sendo assim, nestes minicursos que caracterizamos como módulo II e III, serão enfatizados exercícios e jogos que promovam a relação do corpo e da voz do ator manipulador em relação a forma animada, tem como ao espaço e tempo. No módulo III, o trabalho será aprofundado no sentido de desenvolver experiência para a criação de uma cena teatral individual com a utilização de bonecos e objetos.
As técnicas de teatro de bonecos abordadas nesta oficina, serão voltadas para educadores, amantes da arte teatral que tenham interesse em aprender, desenvolver e aprimorar os métodos de animação da tradição italiana e outros que priorizem o corpo. O objetivo é estimular cada participante a construir e manipular seu próprio boneco, além de vivenciar um espaço de criatividade, sociabilidade e de expressão. Somado a isso, cada aluno trabalhará técnica vocal e corporal, afim de preparar o corpo e a voz para emprestar ao boneco, dotando-lhe de características humanas.
As oficinas serão realizadas na cidade de Foz do Iguaçu e Medianeira, buscando um dialogo entre a universidade e a comunidade local por meio da extensão universitária, tendo os seguintes parceiros: Cia de Teatro Amadeus, Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu e a Secretaria de Cultura de Medianeira.
Em 2016, o projeto contou com a colaboração de um estudante do curso de cinema, com a finalidade de incluir o audiovisual e o cinema comunitário para a acompanhamento, registro e criação de uma websérie do projeto. Ou seja, que inclua episódios curtos desde a criação dos bonecos, a manipulação e elaboração das esquetes e os momentos de recepção teatral. E buscando dar continuidade a essa ação, pretende-se buscar novos colaboradores para 2017 e 2018.
2017/1
Módulo I – Secretaria Municipal de Educação Infantil Foz do Iguaçu / Cia de Teatro Amadeus;
Módulo I – Secretaria de Cultura de Medianeira;
Modulo II - Secretaria Municipal de Educação Infantil Foz do Iguaçu
2017/2
Módulo III – Secretaria Municipal de Educação Infantil Foz do Iguaçu
Módulo II – Secretaria de Cultura de Medianeira;
2018/1
Módulo I – Secretaria Municipal de Educação Infantil Foz do Iguaçu / Cia de Teatro Amadeus
Módulo II – Secretaria Municipal de Educação Infantil Foz do Iguaçu
Módulo III – Secretaria de Cultura de Medianeira;
Discentes, técnicos e docentes
Educadores, professores e artístas
modulo I - Sec. Edu. Foz
websérie - Sec. Edu. Foz
modulo I - Sec. Edu. Foz criação
modulo II
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6