As avaliações de qualidade educativa são cada vez mais utilizadas como insumos para formular e implementar políticas de educação. No Brasil, o Sistema Nacional de Ensino Básico (SAEB), implantado em 1988, é gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e compreende três tipos de medições de desempenho: a Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc ou Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA. No intuito de fortalecer a formação de indicadores de qualidade, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação aprovado em 2007 durante o governo de Luiz Ignácio da Silva, o INEP desenvolveu o Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No referido IDEB, 3 escolas de ensino fundamental do Município de Foz do Iguaçu ficaram classificadas entre as 10 melhores do país, em 2011 e 2013. O presente projeto de extensão tem Identificar quais aspectos associados à gestão da educação municipal contribuíram na melhoria da qualidade de ensino nas escolas municipais de Foz do Iguaçu. Para identificar esses aspectos pretende-se combinar duas metodologias: entrevistas nas escolas e análise de microdados disponibilizados pelo INEP. De forma geral, o principal resultado esperado é contribuir para a comunidade de Foz do Iguaçu na área da educação municipal.
Professores e discentes
Técnico PTI, Diretores e Coordenadores pedagógicos de escolas municipais de Foz de Iguaçu e Funcionários da Secretária de Educaçãoo
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