Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Curso de extensão em histórias e culturas indígenas
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 3 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 54
Período do Curso: 01/03/2017 a 31/12/2018
Área Principal: 3 - DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Luziânia - GO
Foz do Iguaçu - PR
Brasília - DF
Espaços de Realização:


Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 180 Quantidade de Vagas: 50
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794013

Resumo

Trata-se de um curso de extensão em histórias e culturas indígenas direcionado à agentes de movimentos e pastorais sociais, professores de Educação Básica, pedagogos, diretores de escola, (municipal, estadual e federal), com a finalidade de formar multiplicadores na qualificação para a abordagem das temáticas das culturas e histórias dos Povos Indígenas, visando a contribuir para a implementação qualificada da Lei 11.645/2008 e na inserção desses agentes em seus contextos de atuação. O curso foi concebido a partir de uma demanda apresentada pelo Conselho Indigenista Missionário – Cimi, que dará o apoio logístico para o mesmo. Fizemos uma primeira edição em 2016 com avaliações muito positivas e agora estamos fazendo pequenas adequações para a segunda edição que será ministrado em Julho de 2017 no Centro de Formação Vicente Cañas, pertencente ao Cimi com vagas para 50 cursistas. Ver informações par 2018.




Programação

 2018

Data

Componente curricular

C/h

Ementa

09/07

Introdução à educação para a diversidade

Discussões sobre conceitos

Orientações - teorização sobre a prática

04h

Introdução à educação para a diversidade; Apresentação do curso, professores e estudantes.

Introdução a conceitos

09 a 12 /07

História e Resistência Indígena

28h

História dos povos indígenas no Brasil a partir da perspectiva e das ações dos povos indígenas

13 e 14/07

Novas epistemologias indígenas/ o Bem Viver como crítica radical ao Capitalismo

16h

O bem viver como paradigma que emergiu das Constituições da Bolívia e do Equador num intuito amplo de descolonização. O “bem viver” como um processo histórico e permanente de transformação do Estado do Bem-Estar para um Estado do Bem Viver.

15/07

 

Folga

16 a 18/07

Terra, Território e Territorialidade e sua relação com práticas e saberes ambientais

24h

 

A sociodiversidade indígena no Brasil; Territorialidade e povos indígenas – dados gerais sobre a demografia indígena. Conceitos e práticas indígenas sobre o meio ambiente. Colonialidade do saber e descolonialidade.

19 a 21/07

Direitos indígenas: legislação e mobilização política dos Povos Indígenas

 

24h

 

O Estatuto do Índio e a legislação anterior à Constituição de 1988. Políticas indigenistas – paradigmas integracionista e do pluralismo étnico e cultural. A Constituição de 1988. Legislação infraconstitucional e direitos atuais dos povos indígenas no Brasil. Legislação Internacional – direito à consulta prévia e informada, gestão democrática e participativa – Convenção 169/OIT. Declarações da ONU.

22/07

Folga

23 a 25/07

Antropologia Indígena. Marcos conceituais referentes à diversidade sociocultural

24h

Antropologia e seus conceitos: diversidade, etnocentrismo, relativismo cultural, parentesco, cosmologias, pensamento ameríndio, teorias de identidade.Conceitos de Cultura – dinâmicas sociais em contexto de relações interétnicas. Poder e desigualdade – assimetria nas relações interétnicas. Concepções e práticas socioculturais dos povos indígenas – processos próprios de aprendizagem; a oralidade como recursos de transmissão, produção / reprodução cultural – memória oral; organização social e práticas socioculturais.

26 e 27/07

Conjuntura Político Indigenista, espaços de controle social e protagonismo Indígena

16h

Movimentos Indígena e Indigenista – lutas dos povos indígenas na defesa dos seus direitos.

01-08 a 30-09

Teorização sobre a prática

40h

Elaboração Artigo e ou projeto de intervenção sob orientação de um docente.

 

TOTAL

180h

 


2017

Componente curricular

C/h

Ementa

Professor responsável

Introdução

04h

Introdução à educação para a diversidade; Apresentação do curso, professores e estudantes.

Introdução a conceitos

Clovis Antonio Brighenti e Cleber Busatto

Marline Dassoler

Emilia Altini

História e Resistência Indígena

30h

História dos povos indígenas no Brasila partir da perspectiva e das ações dos povos indígenas

Clovis Brighenti

Antropologia Indígena. Marcos conceituaisreferentes à diversidade sociocultural 

 

26h

Antropologia e seus conceitos: diversidade, etnocentrismo, relativismo cultural, parentesco, cosmologias, pensamento ameríndio, teorias de identidade.Conceitos de Cultura – dinâmicas sociais em contexto de relações interétnicas. Poder e desigualdade – assimetria nas relações interétnicas. Concepções e práticas socioculturais dos povos indígenas – processos próprios de aprendizagem; a oralidade como recursos de transmissão, produção / reprodução cultural – memória oral; organização social e práticas socioculturais.

Adriana Huber Azevedo

 

Folga

 

 

 

Terra, Território e Territorialidade e sua relação com práticas e saberes ambientais

24h

A sociodiversidade indígena no Brasil; Territorialidade e povos indígenas – dados gerais sobre a demografia indígena. Conceitos e práticas indígenas sobre o meio ambiente. Colonialidade do saber e descolonialidade.

Saulo Feitosa

Direitos indígenas: legislação e mobilização política dos Povos Indígenas

 

24h

O Estatuto do Índio e a legislação anterior à Constituição de 1988. Políticas indigenistas – paradigmas integracionista e do pluralismo étnico e cultural. A Constituição de 1988. Legislação infraconstitucional e direitos atuais dos povos indígenas no Brasil. Legislação Internacional – direito à consulta prévia e informada, gestão democrática e participativa – Convenção 169/OIT. Declarações da ONU.  

 

Rosane Lacerda,

 

Folga

 

 

 

Os projetos de Bem viver como crítica radical ao Capitalismo

16h

O bem viver como paradigma que emergiu das Constituições da Bolívia e do Equador num intuito amplo de descolonização. O “bem viver” como um processo histórico e permanente de transformação do Estado do Bem-Estar para um Estado do Bem Viver.

Dr. Paulo Suess

Conjuntura Político Indigenista, espaços de controle social e protagonismo Indígena

08h

Movimentos Indígenas e Indigenista – lutas dos povos indígenas na defesa dos seus direitos.

Cleber Busatto

Orientação metodológica do ensino da História indígena

08h

Elaboração de artigo ou construção de Projetos Pedagógicos sobre os conteúdos do curso a ser aplicado nos diferentes contextos.

Clovis Antonio Brighenti

Elaboração Artigo – não presencial

40h

Orientação online entre aluo e professor.

Sob orientação dos professores

TOTAL

180h

 

 

 

1.      Cronograma 

Conteúdo e Cronograma do Curso

 2018

Data

Componente curricular

C/h

Ementa

09/07

Introdução à educação para a diversidade

Discussões sobre conceitos

Orientações - teorização sobre a prática

04h

Introdução à educação para a diversidade; Apresentação do curso, professores e estudantes.

Introdução a conceitos

09 a 12 /07

História e Resistência Indígena

28h

História dos povos indígenas no Brasil a partir da perspectiva e das ações dos povos indígenas

13 e 14/07

Novas epistemologias indígenas/ o Bem Viver como crítica radical ao Capitalismo

16h

O bem viver como paradigma que emergiu das Constituições da Bolívia e do Equador num intuito amplo de descolonização. O “bem viver” como um processo histórico e permanente de transformação do Estado do Bem-Estar para um Estado do Bem Viver.

15/07

 

Folga

16 a 18/07

Terra, Território e Territorialidade e sua relação com práticas e saberes ambientais

24h

 

A sociodiversidade indígena no Brasil; Territorialidade e povos indígenas – dados gerais sobre a demografia indígena. Conceitos e práticas indígenas sobre o meio ambiente. Colonialidade do saber e descolonialidade.

19 a 21/07

Direitos indígenas: legislação e mobilização política dos Povos Indígenas

 

24h

 

O Estatuto do Índio e a legislação anterior à Constituição de 1988. Políticas indigenistas – paradigmas integracionista e do pluralismo étnico e cultural. A Constituição de 1988. Legislação infraconstitucional e direitos atuais dos povos indígenas no Brasil. Legislação Internacional – direito à consulta prévia e informada, gestão democrática e participativa – Convenção 169/OIT. Declarações da ONU.

22/07

Folga

23 a 25/07

Antropologia Indígena. Marcos conceituais referentes à diversidade sociocultural

24h

Antropologia e seus conceitos: diversidade, etnocentrismo, relativismo cultural, parentesco, cosmologias, pensamento ameríndio, teorias de identidade.Conceitos de Cultura – dinâmicas sociais em contexto de relações interétnicas. Poder e desigualdade – assimetria nas relações interétnicas. Concepções e práticas socioculturais dos povos indígenas – processos próprios de aprendizagem; a oralidade como recursos de transmissão, produção / reprodução cultural – memória oral; organização social e práticas socioculturais.

26 e 27/07

Conjuntura Político Indigenista, espaços de controle social e protagonismo Indígena

16h

Movimentos Indígena e Indigenista – lutas dos povos indígenas na defesa dos seus direitos.

01-08 a 30-09

Teorização sobre a prática

40h

Elaboração Artigo e ou projeto de intervenção sob orientação de um docente.

 

TOTAL

180h

 

 

2017

Atividade

Período

Carga horária

Responsável

Submissão ao Edital Unila

18 de novembro 2016

 

Coordenação

Lançamento edital seletivo

01 a 20 de abril 2017

20

Coordenação

Período de Recurso

25 a 30 de abril de 2017

20

Coordenação

Elaboração dos planos de ensino

30 de maio de 2017

20

Professores

Inscrição dos discentes

Até 15 de junho de 2017

30

Coordenação

Nova chamada

16 a 30 de Junho de 2017

10

Coordenação

Etapa presencial

10 a 28 de julho de 2017

140

Alunos

Ministrar as aulas

10 a 28 de julho de 2017

24 (em media por professor)

Professores

Elaboração dos artigos ou projetos

01 de agosto a 30 de outubro de 2017

40

Alunos

Orientações aos alunos

30 de agosto a 30 de outubro de 2017

24

Professores

Emissão de Certificados

10 de novembro de 2017

10

Coordenação


Públicos Alvo

Interno:

Professor Coordenador e alunos


Externo:

Agentes de movimentos e pastorais sociais, professores de Educação Básica, pedagogos, diretores de escola, (municipal, estadual e federal).


Público Alvo Externo

Agentes de movimentos e pastorais sociais, professores de Educação Básica, pedagogos, diretores de escola, (municipal, estadual e federal).



Membros da Equipe

  CLOVIS ANTONIO BRIGHENTI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  FELIPE SOUSA PRADO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  SAULO FERREIRA FEITOSA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  JOSE LUIS MARTINEZ ACUÑA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  BARBARA FERREIRA DE LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  YARU MILLS SIQUEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  ALINE DA SILVA BARBOSA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  VANESSA RODRIGUES DE ARAÚJO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  LUIZ HENRIQUE ELOY AMADO
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE

  RAFAEL MODESTO DSO SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE
  PABLO TIBOR QUINTERO MANSILLA
Categoria: DOCENTE
Função : PALESTRANTE
  CLEBER BUZATTO
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE

  MARLINE DASSOLER
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  PAULO SUESS
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  ROSANE LACERDA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE

  VIRGILIO OSCAR BENITEZ
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  ADRIANA HUBER AZEVEDO
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

fotos do curso realizado em 2016

[Foto não Encotrada!]

fotos do curso realizado em 2016

[Foto não Encotrada!]

fotos do curso realizado em 2016

[Foto não Encotrada!]

fotos do curso realizado em 2016



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