Componente curricular
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C/h
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Ementa
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Professor responsável
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Introdução
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04h
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Introdução à educação para a diversidade; Apresentação do curso, professores e estudantes.
Introdução a conceitos
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Clovis Antonio Brighenti e Cleber Busatto
Marline Dassoler
Emilia Altini
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História e Resistência Indígena
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30h
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História dos povos indígenas no Brasila partir da perspectiva e das ações dos povos indígenas
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Clovis Brighenti
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Antropologia Indígena. Marcos conceituaisreferentes à diversidade sociocultural
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26h
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Antropologia e seus conceitos: diversidade, etnocentrismo, relativismo cultural, parentesco, cosmologias, pensamento ameríndio, teorias de identidade.Conceitos de Cultura – dinâmicas sociais em contexto de relações interétnicas. Poder e desigualdade – assimetria nas relações interétnicas. Concepções e práticas socioculturais dos povos indígenas – processos próprios de aprendizagem; a oralidade como recursos de transmissão, produção / reprodução cultural – memória oral; organização social e práticas socioculturais.
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Adriana Huber Azevedo
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Folga
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Terra, Território e Territorialidade e sua relação com práticas e saberes ambientais
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24h
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A sociodiversidade indígena no Brasil; Territorialidade e povos indígenas – dados gerais sobre a demografia indígena. Conceitos e práticas indígenas sobre o meio ambiente. Colonialidade do saber e descolonialidade.
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Saulo Feitosa
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Direitos indígenas: legislação e mobilização política dos Povos Indígenas
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24h
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O Estatuto do Índio e a legislação anterior à Constituição de 1988. Políticas indigenistas – paradigmas integracionista e do pluralismo étnico e cultural. A Constituição de 1988. Legislação infraconstitucional e direitos atuais dos povos indígenas no Brasil. Legislação Internacional – direito à consulta prévia e informada, gestão democrática e participativa – Convenção 169/OIT. Declarações da ONU.
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Rosane Lacerda,
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Folga
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Os projetos de Bem viver como crítica radical ao Capitalismo
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16h
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O bem viver como paradigma que emergiu das Constituições da Bolívia e do Equador num intuito amplo de descolonização. O “bem viver” como um processo histórico e permanente de transformação do Estado do Bem-Estar para um Estado do Bem Viver.
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Dr. Paulo Suess
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Conjuntura Político Indigenista, espaços de controle social e protagonismo Indígena
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08h
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Movimentos Indígenas e Indigenista – lutas dos povos indígenas na defesa dos seus direitos.
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Cleber Busatto
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Orientação metodológica do ensino da História indígena
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08h
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Elaboração de artigo ou construção de Projetos Pedagógicos sobre os conteúdos do curso a ser aplicado nos diferentes contextos.
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Clovis Antonio Brighenti
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Elaboração Artigo – não presencial
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40h
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Orientação online entre aluo e professor.
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Sob orientação dos professores
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TOTAL
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180h
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