Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Integrando a UNILA com Rodas de Conversa - A Utilização da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) como Tecnologia Social Leve para melhoria das relações interpessoais e sociais, auto-estima, empoderamento e saúde na comunidade acadêmica e externa
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 3 Nº Discentes Envolvidos: 6 Público Estimado: 120
Período de Realização: 01/03/2017 a 31/12/2018
Área Principal: 6 - SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
SEÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL / SESS , SEÇÃO DE PSICOLOGIA / SEPSICO , PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS / PRAE
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Sala 101-Ginásio
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794005


Resumo

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) nasceu em 1987 no município de Fortaleza-CE e foi criada pelo Prof. Dr. Adalberto Barreto, docente do Curso de Medicina Social da Universidade Federal do Ceará, com a intenção de solucionar, as necessidades de saúde daquela comunidade (BARRETO, 2010). Há mais de duas décadas de sua elaboração, a TCI tem se consolidado como uma tecnologia leve de cuidado em saúde mental que focaliza de forma inovadora na reorganização das redes de atenção à saúde, em especial da atenção primária à saúde (ANDRADE et al, 2009). Isso se dá por intermédio de ações baseadas na prevenção e na cura, as quais integram elementos culturais e sociais em prol do desenvolvimento biopsicossocial dos indivíduos e comunidades. Conceitualmente, a TCI é considerada uma ferramenta de construção de redes sociais solidárias, onde todos se tornam co-responsáveis na busca de soluções e superação dos desafios do cotidiano, num ambiente acolhedor e caloroso. Como alicerces teóricos, a TCI fundamenta-se em cinco os grandes eixos: pensamento sistêmico, teoria da comunicação, antropologia cultural, pedagogia de Paulo Freire e resiliência. Assim, a TCI – além de ser um espaço aberto para a troca de experiências e sabedorias – cria vínculos e resgata a autonomia dos indivíduos, por facilitar a transformação de carências em competências que os tornarão capazes de ressignificar momentos de dores e perdas (BARRETO, 2010). No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), desde 2008, a TCI tem sido classificada como Prática Integrativa e Complementar (PIQ) de cuidado em saúde. Na prática, a metodologia da TCI está organizada em cinco fases que devem ser observadas a cada roda comunitária realizada: acolhimento, escolha do tema, contextualização, problematização e finalização. Cada roda comunitária constitui-se como processo terapêutico com começo, meio e fim. Vale destacar que a produção científica na área é prioritária, considerando que são raras as pesquisas realizadas sobre os desfechos da TCI na saúde da população (Guimarães et al, 2006; Holanda et al, 2007; Ferreira et al, 2009; Andrade et al, 2010), cujo enfoque são de natureza qualitativa. Assim, existe uma importante lacuna do conhecimento de estudos que associam diferentes abordagens metodológicas sobre o tema. Desta forma, presente proposta de projeto de extensão universitária visa a realização de Rodas de Conversa (Rodas de Terapia Comunitária Integrativa - TCI) sob minha condução e responsabilidade como Terapeuta Comunitário (ABRATECOM no. 1067) com a participação e acompanhamento de acadêmicos extensionistas bolsistas e voluntários do Curso de Saúde Coletiva e Medicina nos diversos espaços institucionais da UNILA, pertencentes aos Institutos (ILCVN, ILAESP, ILACH, ILATIT). Estes acadêmicos extensionistas estarão envolvidos no planejamento, preparação e condução das Rodas de Conversa (TCI) com o intuito perceberem a influência positiva que esta Tecnologia Social Leve pode trazer nestas coletividades assistidas. Além disso, perceberem que a doença vai muito além do viés orgânico, transitando pela psique e questões de ordem social de natureza complexa e intersetorial.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes, docentes, TAES, Tercerizados


Externo:

População em geral, usuários do SUS, entre outras pessoas interessadas na temática


Público Alvo Externo

População em geral, usuários do SUS, entre outras pessoas interessadas na temática



Membros da Equipe

  WALFRIDO KUHL SVOBODA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ALISSON VINICIUS SILVA FERREIRA
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)
  CARMEN JUSTINA GAMARRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ELISETE MARIA RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  FERNANDO KENJI NAMPO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  FRANCISNEY PINTO DO NASCIMENTO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  GLADYS AMELIA VELEZ BENITO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  LETICIA SCHEIDT
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)
  LUCIANA BUENO SARTORI
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  RODNE DE OLIVEIRA LIMA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  SERGIO PACHECO DE OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  RICARDO LEANDRO DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  MAISA MELARA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  PASCAL JEAN
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  WENDY LEDIX
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Foto de Roda de conversa realizada na UNILA em 2016.

[Foto não Encotrada!]

Foto de Roda de conversa realizada na UNILA em 2016.

[Foto não Encotrada!]

CARTAZ DIVULGAÇÃO DAS RODAS DE CONVERSA UNILA - 2016



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