Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 24 de Abril de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Kreyòl ayisyen: kreyòl pale, kreyòl konprann!
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 4 Nº Discentes Envolvidos: 11 Público Estimado: 200
Período do Curso: 01/03/2017 a 10/12/2018
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: CURSO DE LETRAS - ESPANHOL E PORTUGUÊS COMO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: UNILA JU
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 256 Quantidade de Vagas: 200
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794003

Resumo

 

 

 

 

O curso intitulado “Kreyòl ayisyen: kreyòl pale, kreyòl konprann!”, traduzido em português como “Crioulo haitiano: crioulo falado, crioulo entendido!" ou em espanhol, “Criollo haitiano: criollo hablado, criollo entendido!”, pretende oferecer formação linguística inicial e sensibilização à língua-cultura crioula haitiana na UNILA e região da Tríplice Fronteira. Para tal, serão oferecidas aulas presenciais de língua-cultura haitiana na universidade, além do trabalho sobre produção de material didático e avaliação para o registro e ensino desta língua. O projeto será desenvolvido, desta forma, em diferentes domínios, como o ensino-aprendizagem e pesquisa da língua haitiana, produção de materiais de apoio em crioulo haitiano e formação de futuros professores deste idioma, por meio práticas supervisionadas. Igualmente, o projeto promoverá atividades de divulgação da língua-cultura haitiana por meio de palestras, ciclos de estudo, eventos artísticos e culturais (cinema, teatro, música, culinária) etc. Do ponto de vista pedagógico, a metodologia a ser utilizada para o ensino-aprendizagem do haitiano se enquadra na abordagem comunicativa-intercultural. Finalmente, faz-se importante mencionar que a inserção desta língua-cultura nas nossas práticas de ensino-aprendizagem se justifica tanto pela grande presença de haitianos na nossa Universidade e região, quanto pelo objetivo maior de diálogo com outros países da região almejado por nossa Universidade, tendo em vista que o crioulo haitiano é falado por mais de 15 milhões de pessoas em diversos países americanos, tais como Haiti, Canadá, Estados Unidos, República Dominicana, Cuba, Chile e Brasil.


Programação

Organização Geral:

Estão prevista aulas semanais de 4h/aula para turmas de 20 estudantes. O curso todo terá a seguinte organização:

- Duração de cada nível: 17 semanas

- Carga horária total/semestral: 68 horas/aula

- Carga horária total do curso (4 níveis): 256 horas/aula

- Dia e horário do curso: a definir segundo demanda (pesquisa de interesse será realizada com a comunidade acadêmica no início de março)

- Turmas presivistas:

1o Semestre 2017-1:

Oferta de uma turma (20 alunos): nível Básico 1

2o Semestre 2017-2:

Oferta de duas turmas (40 alunos): níveis Básico 1 e Básico 2

1o Semestre 2018-1:

Oferta de três turmas (60 alunos): níveis Básico, Básico 2 e Intermediário 1

2o Semestre 2018-2:

Oferta de quatro turmas (80 alunos): níveis Básico, Básico 2, Intermediário 1 e 2

Conteúdo programático:

a) Básico 1

Neste nível o(a) aluno(a) aprenderá a:

• Cumprimentar e despedir-se

• Agradecer e desculpar-se

• Apresentar-se e apresentar alguém em contextos dentro e fora da universidade

• Entender e completar formulários: dar e pedir informações pessoais (nacionalidade, idade, endereço, local de nascimento, profissão, etc)

• Descrever características físicas e psicológicas

• Falar de maneira simples do seu trabalho e de suas atividades cotidianas na universidade e na sua cidade

Para isso, o aluno terá acesso aos seguintes conteúdos linguísticos:

• Fonética do crioulo-haitiano

• Regras gerais de ortografia

• Pronomes pessoais

• Artigo definido e indefinido

• Contrações

• Pronomes possessivos

• Pronomes interrogativos

• Números de 1 a 100

• Verbos regulares no presente do indicativo (falar, viajar, trabalhar, estudar, comer, beber, assistir)

• Verbos irregulares no presente (ser, estar, ir, vir, poder, querer etc)

• Pronomes demonstrativos

• Vocabulário relativo a características físicas e psicológicas

• Vocabulário sobre os membros da família

• Adjetivos mais comuns para descrições físicas e psicológicas

 

b) Básico 2

Neste nível o(a) aluno(a) aprenderá a:

• Dar e pedir informações para localizar-se e dirigir-se a lugares dentro e fora da Universidade

• Comparar diferentes meios de transporte

• Reconhecer diferentes tipos de eventos acadêmicos e profissionais do Haiti

• Conhecer o calendário anual da sua Universidade e suas datas/eventos mais relevantes

• Expressar surpresa, contentamento e descontentamento

• Fazer compras: entender e falar de preços e orçamentos, comparar produtos, etc

• Compreender e falar de um problema e saúde

• Pedir ajuda oralmente e por escrito

• Descrever e comparar tipos de moradia

• Expressar opinião sobre moradia

• Escrever e-mails simples solicitando ajuda, informações, marcando um compromisso

Para isso, o aluno terá acesso aos seguintes conteúdos linguísticos:

• Preposições e expressões de localização

• Vocabulários para descrever os espaços da Universidade e da cidade

• Vocabulário sobre trânsito

• Verbos no futuro do pretérito (expressões polidas)

• Verbos no modo imperativo e expressões usuais com o mesmo sentido

• Introdução do pretérito perfeito

• Conjunções mais comuns

• Vocabulário sobre compras (formas de pagamento etc)

• Vocabulário relativo a cores

• Adjetivos comparativos e relacionados à moradia

• Vocabulário sobre partes do corpo, doenças e alguns tipos de medicação

• Vocabulário sobre moradia

 

c) Intermediário 1

Neste nível o(a) aluno(a) aprenderá a:

• Perguntar e falar sobre a experiência de um(a) estrangeiro(a) trabalhando e vivendo em outro país

• Conhecer melhor os colegas com perguntas sobre gostos pessoais e atividades que realiza

• Discutir sobre diferenças e choques culturais, estereótipos

• Debater e questionar os estereótipos sobre o Haiti

• Conhecer as festas e celebrações cívicas, acadêmicas e culturais haitianas

• Falar sobre datas importantes em seu país e conhecer as de seus colegas

• Contar seu percurso acadêmico e profissional

• Fazer o seu currículo

• Perguntar sobre formação acadêmica e profissional

• Ler e compreender biografias

• Escrever sua própria biografia resumida

Para isso, o aluno terá acesso aos seguintes conteúdos linguísticos:

• Preposições e regência verbal

• Revisão do presente e pretérito perfeito do indicativo

• Pretérito imperfeito do indicativo

• Pretérito mais-que-perfeito.

• Pronomes relativos

• Futuro do pretérito

• Plurais irregulares

• Advérbios temporais (sempre, nunca, etc) e outras expressões de tempo

• Expressões de frequência no presente e no passado

• Vocabulário para falar de eventos acadêmicos

• Vocabulário para falar de trabalho, formação profissional e acadêmica

• Vocabulário para falar de biografias

• Vocabulário para descrever um povo/uma etnia e falar de seus costumes e cultura

 

d) Intermediário 2

Neste nível o(a) aluno(a) aprenderá a:

• Relatar fatos passados em detalhe e profundidade

• Refletir sobre questões formais de um texto

• Refletir/discutir sobre fontes de notícias (TV ou jornal)

• Expressar opinião de maneira mais sofisticada

• Reportar o discurso de uma terceira pessoa durante uma argumentação

• Falar de projetos futuros e exprimir hipóteses

• Escrever projetos acadêmicos e profissionais

• Expressar causa e consequência

• Escrever correspondências profissionais em diferentes graus de formalidade

• Usar expressões para discordar e concordar com alguém de maneira mais complexa

• Tentar convencer alguém a mudar de atitude

• Usar expressões polidas para desculpar-se, fazer solicitações, oferecer ajuda

• Identificar a argumentação em textos

• Identificar as vozes de um texto de opinião/argumentativo

Para isso, o aluno terá acesso aos seguintes conteúdos linguísticos:

• Revisão de todos os tempos verbais do indicativo

• Posição dos adjetivos

• Voz passiva

• Discurso indireto

• Verbos declarativos

• Formas do subjuntivo

• Expressões idiomáticas

• Advérbios de modo

• Pronomes relativos

• Articuladores do discurso

• Diferentes formas de paráfrase

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes, TAEs e professores


Externo:

Todos/as os/as interessados/as


Público Alvo Externo

Todos/as os/as interessados/as



Membros da Equipe

  VALDILENA RAMME
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ANGELA MARIA ERAZO MUNOZ
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  LARISSA PAULA TIRLONI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  ROBERSON JACQUES
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  JOHNNY NELSON
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  CARL ALAIN BIEN AIME
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  JERRY CANTAVE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  RICARDO DURELIAN
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  STEPHAT PIERRE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  FOUCHARD LOUIS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  VALDILENA RAMME
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE DE OFICINA
  CRISTIANA VIEIRA JACQUEMIN
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE DE OFICINA

  ANGELA MARIA ERAZO MUNOZ
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE DE OFICINA
  FANNY FLORENCE BOUYON
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE DE OFICINA
  LARISSA PAULA TIRLONI
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE DE OFICINA

  LAURA MARCIA LUIZA FERREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE DE OFICINA
  JOHNNY NELSON
Categoria: DISCENTE
Função : APRESENTADOR
  DEMEN TOUSSAINT
Categoria: DISCENTE
Função : APRESENTADOR

  ROBERSON JACQUES
Categoria: DISCENTE
Função : APRESENTADOR
  CARL ALAIN BIEN AIME
Categoria: DISCENTE
Função : APRESENTADOR


Lista de Fotos

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