O curso intitulado “Kreyòl ayisyen: kreyòl pale, kreyòl konprann!”, traduzido em português como “Crioulo haitiano: crioulo falado, crioulo entendido!" ou em espanhol, “Criollo haitiano: criollo hablado, criollo entendido!”, pretende oferecer formação linguística inicial e sensibilização à língua-cultura crioula haitiana na UNILA e região da Tríplice Fronteira. Para tal, serão oferecidas aulas presenciais de língua-cultura haitiana na universidade, além do trabalho sobre produção de material didático e avaliação para o registro e ensino desta língua. O projeto será desenvolvido, desta forma, em diferentes domínios, como o ensino-aprendizagem e pesquisa da língua haitiana, produção de materiais de apoio em crioulo haitiano e formação de futuros professores deste idioma, por meio práticas supervisionadas. Igualmente, o projeto promoverá atividades de divulgação da língua-cultura haitiana por meio de palestras, ciclos de estudo, eventos artísticos e culturais (cinema, teatro, música, culinária) etc. Do ponto de vista pedagógico, a metodologia a ser utilizada para o ensino-aprendizagem do haitiano se enquadra na abordagem comunicativa-intercultural. Finalmente, faz-se importante mencionar que a inserção desta língua-cultura nas nossas práticas de ensino-aprendizagem se justifica tanto pela grande presença de haitianos na nossa Universidade e região, quanto pelo objetivo maior de diálogo com outros países da região almejado por nossa Universidade, tendo em vista que o crioulo haitiano é falado por mais de 15 milhões de pessoas em diversos países americanos, tais como Haiti, Canadá, Estados Unidos, República Dominicana, Cuba, Chile e Brasil.
Organização Geral:
Estão prevista aulas semanais de 4h/aula para turmas de 20 estudantes. O curso todo terá a seguinte organização:
- Duração de cada nível: 17 semanas
- Carga horária total/semestral: 68 horas/aula
- Carga horária total do curso (4 níveis): 256 horas/aula
- Dia e horário do curso: a definir segundo demanda (pesquisa de interesse será realizada com a comunidade acadêmica no início de março)
- Turmas presivistas:
1o Semestre 2017-1:
Oferta de uma turma (20 alunos): nível Básico 1
2o Semestre 2017-2:
Oferta de duas turmas (40 alunos): níveis Básico 1 e Básico 2
1o Semestre 2018-1:
Oferta de três turmas (60 alunos): níveis Básico, Básico 2 e Intermediário 1
2o Semestre 2018-2:
Oferta de quatro turmas (80 alunos): níveis Básico, Básico 2, Intermediário 1 e 2
Conteúdo programático:
a) Básico 1
Neste nível o(a) aluno(a) aprenderá a:
• Cumprimentar e despedir-se
• Agradecer e desculpar-se
• Apresentar-se e apresentar alguém em contextos dentro e fora da universidade
• Entender e completar formulários: dar e pedir informações pessoais (nacionalidade, idade, endereço, local de nascimento, profissão, etc)
• Descrever características físicas e psicológicas
• Falar de maneira simples do seu trabalho e de suas atividades cotidianas na universidade e na sua cidade
Para isso, o aluno terá acesso aos seguintes conteúdos linguísticos:
• Fonética do crioulo-haitiano
• Regras gerais de ortografia
• Pronomes pessoais
• Artigo definido e indefinido
• Contrações
• Pronomes possessivos
• Pronomes interrogativos
• Números de 1 a 100
• Verbos regulares no presente do indicativo (falar, viajar, trabalhar, estudar, comer, beber, assistir)
• Verbos irregulares no presente (ser, estar, ir, vir, poder, querer etc)
• Pronomes demonstrativos
• Vocabulário relativo a características físicas e psicológicas
• Vocabulário sobre os membros da família
• Adjetivos mais comuns para descrições físicas e psicológicas
b) Básico 2
• Dar e pedir informações para localizar-se e dirigir-se a lugares dentro e fora da Universidade
• Comparar diferentes meios de transporte
• Reconhecer diferentes tipos de eventos acadêmicos e profissionais do Haiti
• Conhecer o calendário anual da sua Universidade e suas datas/eventos mais relevantes
• Expressar surpresa, contentamento e descontentamento
• Fazer compras: entender e falar de preços e orçamentos, comparar produtos, etc
• Compreender e falar de um problema e saúde
• Pedir ajuda oralmente e por escrito
• Descrever e comparar tipos de moradia
• Expressar opinião sobre moradia
• Escrever e-mails simples solicitando ajuda, informações, marcando um compromisso
• Preposições e expressões de localização
• Vocabulários para descrever os espaços da Universidade e da cidade
• Vocabulário sobre trânsito
• Verbos no futuro do pretérito (expressões polidas)
• Verbos no modo imperativo e expressões usuais com o mesmo sentido
• Introdução do pretérito perfeito
• Conjunções mais comuns
• Vocabulário sobre compras (formas de pagamento etc)
• Vocabulário relativo a cores
• Adjetivos comparativos e relacionados à moradia
• Vocabulário sobre partes do corpo, doenças e alguns tipos de medicação
• Vocabulário sobre moradia
c) Intermediário 1
• Perguntar e falar sobre a experiência de um(a) estrangeiro(a) trabalhando e vivendo em outro país
• Conhecer melhor os colegas com perguntas sobre gostos pessoais e atividades que realiza
• Discutir sobre diferenças e choques culturais, estereótipos
• Debater e questionar os estereótipos sobre o Haiti
• Conhecer as festas e celebrações cívicas, acadêmicas e culturais haitianas
• Falar sobre datas importantes em seu país e conhecer as de seus colegas
• Contar seu percurso acadêmico e profissional
• Fazer o seu currículo
• Perguntar sobre formação acadêmica e profissional
• Ler e compreender biografias
• Escrever sua própria biografia resumida
• Preposições e regência verbal
• Revisão do presente e pretérito perfeito do indicativo
• Pretérito imperfeito do indicativo
• Pretérito mais-que-perfeito.
• Pronomes relativos
• Futuro do pretérito
• Plurais irregulares
• Advérbios temporais (sempre, nunca, etc) e outras expressões de tempo
• Expressões de frequência no presente e no passado
• Vocabulário para falar de eventos acadêmicos
• Vocabulário para falar de trabalho, formação profissional e acadêmica
• Vocabulário para falar de biografias
• Vocabulário para descrever um povo/uma etnia e falar de seus costumes e cultura
d) Intermediário 2
• Relatar fatos passados em detalhe e profundidade
• Refletir sobre questões formais de um texto
• Refletir/discutir sobre fontes de notícias (TV ou jornal)
• Expressar opinião de maneira mais sofisticada
• Reportar o discurso de uma terceira pessoa durante uma argumentação
• Falar de projetos futuros e exprimir hipóteses
• Escrever projetos acadêmicos e profissionais
• Expressar causa e consequência
• Escrever correspondências profissionais em diferentes graus de formalidade
• Usar expressões para discordar e concordar com alguém de maneira mais complexa
• Tentar convencer alguém a mudar de atitude
• Usar expressões polidas para desculpar-se, fazer solicitações, oferecer ajuda
• Identificar a argumentação em textos
• Identificar as vozes de um texto de opinião/argumentativo
• Revisão de todos os tempos verbais do indicativo
• Posição dos adjetivos
• Voz passiva
• Discurso indireto
• Verbos declarativos
• Formas do subjuntivo
• Expressões idiomáticas
• Advérbios de modo
• Articuladores do discurso
• Diferentes formas de paráfrase
Estudantes, TAEs e professores
Todos/as os/as interessados/as
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