Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Final Brasileira da XXII Maratona de Programação da SBC
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 407
Período do Evento: 01/06/2017 a 15/12/2017
Área Principal: 7 - TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: PTI, Cine Teatro Barrageiros
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO , FINANCIAMENTO EXTERNO(AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Tipo do Evento: OUTROS Carga Horária: 14 Quantidade de Vagas: 400
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793991

Resumo

A Maratona de Programação é um evento tradicional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Este evento é uma das mais importantes competições científicas do país e a mais antiga, respeitada e conhecida competição científica na área de Tecnologia de Informação. Com foco em alunos do ensino superior, visa a formação de talentos na área. Os participantes são potenciais líderes e formadores de opinião no âmbito acadêmico e, posteriormente, no profissional.

A primeira edição da Final Brasileira da Maratona de Programação foi realizada em 1996 e, em 2017, a Área de Ciência da Computação da UNILA, em conjunto com o campus Foz do Iguaçu da UNIOESTE e a Fundação PTI, foi convidada a organizar a final nacional no mês de novembro, em Foz do Iguaçu.

 

Justificativa:

O formato da competição exige dos estudantes participantes o desenvolvimento de raciocínio lógico-matemático, a resolução de problemas e o aprendizado de técnicas avançadas de programação e de análise de algoritmos.

A competição ocorre em diversas etapas. A Primeira Fase da competição acontece em diversas cidades em todo o Brasil. As melhores equipes brasileiras naquela etapa são classificadas para a Final Brasileira.

O evento faz parte da Super-Regional América Latina da competição mundial: International Collegiate Programming Contest (ICPC) da Association for Computing Machinery (ACM). As equipes com os melhores desempenhos nesta etapa latino-americana são classificadas para a Final Mundial no ano seguinte.

A Super-Regional América Latina é dividida em 5 regiões: Brasil; Sul da América do Sul; Norte da América do Sul; Caribe; e México e América Central. Tradicionalmente competem equipes dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela. Em 2016 participaram no mesmo dia da mesma prova 401 equipes destas 5 regiões.

 

Metodologia:

A Maratona é uma competição destinada a times compostos por 3 estudantes e um técnico que representam sua instituição. No início da competição, problemas de computação são passados aos times que têm 5 horas, apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

A correção é feita em tempo real: quando o time julga que um problema está resolvido, submete eletronicamente a solução, que é analisada pelos juízes em uma massa de testes (desconhecida dos competidores). Para cada problema solucionado, o time recebe um balão. A cada problema é atribuída uma cor de balão diferente.

O julgamento é estrito. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.


Programação

09/11/2017

a partir das 12:00: Check-in no hotel

10/11/2017

07:30 as 08:00: Deslocamento hotel - Itaipu

08:00 as 09:00: Entrega de materiais e Recepção

09:00 as 09:30: Abertura

09:30 as 10:00: Palestra patrocinador 1

10:00 as 10:30: Palestra patrocinador 2

10:30 as 11:00: Palestra patrocinador 3

11:00 as 11:30: Coffee break

11:30 as 12:00: Palestra patrocinador 4

12:00 as 12:30: Palestra patrocinador 5

12:30 as 12:45: Instruções sobre a competição

12:45 as 13:45: Aquecimento da competição

13:45 as 15:00: Almoço

15:30 as 18:30: Atividade de integração

19:00 as 21:00: Jantar

21:00 as 21:30: Deslocamento Itaipu - hotel

11/11/2017

12:00 as 12:30: Deslocamento hotel - Itaipu

12:30 as 14:30: Almoço

15:00 as 20:00: Competição oficial

20:00 as 21:00: Divulgação dos resultados, Premiação e Encerramento

21:00 as 21:45: Deslocamento Itaipu - restaurante

21:45 as 23:30: Jantar confraternização

23:30 as 00:00: Deslocamento restaurante - hotel

12/11/2017

até as 12:00: check-out no hotel


Públicos Alvo

Interno:

Docentes da área de Ciência da Computação, discentes voluntários das Engenharias e Ciências Exatas


Externo:

Estudantes de graduação de diversas universidades brasileiras, finalistas da competição, treinadores das equipes, professores de Computação


Público Alvo Externo

Estudantes de graduação de diversas universidades brasileiras, finalistas da competição, treinadores das equipes, professores de Computação



Membros da Equipe

  MARCELO NEPOMOCENO KAPP
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ELIANE NASCIMENTO PEREIRA
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MARCELO CEZAR PINTO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  JOYLAN NUNES MACIEL
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  CARLOS ARAUJO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  BRUNO CÉSAR RIBAS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  ANTONIO MARCOS MASSAO HACHISUCA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  LINA MARIA OLAYA VELASQUEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Foto oficial da Final Brasileira de 2016 em Belo Horizonte/MG

[Foto não Encotrada!]

Apresentação da Final 2017 em Foz no encerramento da Final 2016



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6