A Maratona de Programação é um evento tradicional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Este evento é uma das mais importantes competições científicas do país e a mais antiga, respeitada e conhecida competição científica na área de Tecnologia de Informação. Com foco em alunos do ensino superior, visa a formação de talentos na área. Os participantes são potenciais líderes e formadores de opinião no âmbito acadêmico e, posteriormente, no profissional.
A primeira edição da Final Brasileira da Maratona de Programação foi realizada em 1996 e, em 2017, a Área de Ciência da Computação da UNILA, em conjunto com o campus Foz do Iguaçu da UNIOESTE e a Fundação PTI, foi convidada a organizar a final nacional no mês de novembro, em Foz do Iguaçu.
Justificativa:
O formato da competição exige dos estudantes participantes o desenvolvimento de raciocínio lógico-matemático, a resolução de problemas e o aprendizado de técnicas avançadas de programação e de análise de algoritmos.
A competição ocorre em diversas etapas. A Primeira Fase da competição acontece em diversas cidades em todo o Brasil. As melhores equipes brasileiras naquela etapa são classificadas para a Final Brasileira.
O evento faz parte da Super-Regional América Latina da competição mundial: International Collegiate Programming Contest (ICPC) da Association for Computing Machinery (ACM). As equipes com os melhores desempenhos nesta etapa latino-americana são classificadas para a Final Mundial no ano seguinte.
A Super-Regional América Latina é dividida em 5 regiões: Brasil; Sul da América do Sul; Norte da América do Sul; Caribe; e México e América Central. Tradicionalmente competem equipes dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela. Em 2016 participaram no mesmo dia da mesma prova 401 equipes destas 5 regiões.
Metodologia:
A Maratona é uma competição destinada a times compostos por 3 estudantes e um técnico que representam sua instituição. No início da competição, problemas de computação são passados aos times que têm 5 horas, apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.
Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.
A correção é feita em tempo real: quando o time julga que um problema está resolvido, submete eletronicamente a solução, que é analisada pelos juízes em uma massa de testes (desconhecida dos competidores). Para cada problema solucionado, o time recebe um balão. A cada problema é atribuída uma cor de balão diferente.
O julgamento é estrito. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.
09/11/2017
a partir das 12:00: Check-in no hotel
10/11/2017
07:30 as 08:00: Deslocamento hotel - Itaipu
08:00 as 09:00: Entrega de materiais e Recepção
09:00 as 09:30: Abertura
09:30 as 10:00: Palestra patrocinador 1
10:00 as 10:30: Palestra patrocinador 2
10:30 as 11:00: Palestra patrocinador 3
11:00 as 11:30: Coffee break
11:30 as 12:00: Palestra patrocinador 4
12:00 as 12:30: Palestra patrocinador 5
12:30 as 12:45: Instruções sobre a competição
12:45 as 13:45: Aquecimento da competição
13:45 as 15:00: Almoço
15:30 as 18:30: Atividade de integração
19:00 as 21:00: Jantar
21:00 as 21:30: Deslocamento Itaipu - hotel
11/11/2017
12:00 as 12:30: Deslocamento hotel - Itaipu
12:30 as 14:30: Almoço
15:00 as 20:00: Competição oficial
20:00 as 21:00: Divulgação dos resultados, Premiação e Encerramento
21:00 as 21:45: Deslocamento Itaipu - restaurante
21:45 as 23:30: Jantar confraternização
23:30 as 00:00: Deslocamento restaurante - hotel
12/11/2017
até as 12:00: check-out no hotel
Docentes da área de Ciência da Computação, discentes voluntários das Engenharias e Ciências Exatas
Estudantes de graduação de diversas universidades brasileiras, finalistas da competição, treinadores das equipes, professores de Computação
Foto oficial da Final Brasileira de 2016 em Belo Horizonte/MG
Apresentação da Final 2017 em Foz no encerramento da Final 2016
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