Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Entendendo os Fenômenos da Natureza: ênfase na Atmosfera e no Relevo
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 6 Público Estimado: 106
Período de Realização: 01/03/2017 a 31/12/2018
Área Principal: 5 - MEIO AMBIENTE Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Polo Astrômico Casimiro Montenegro Filho e escolas estaduais
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793987


Resumo

O projeto "Entendendo os Fenômenos da Natureza: ênfase nas dinâmicas da atmosfera e do relevo" está sendo ofertado pela quarta vez. Esse projeto teve sua primeira versão realizada em caráter piloto, no ano de 2013 no Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho. Em 2014 foi desenvolvido em Cidad del Este, PY (em duas turmas de Ensino Médio do Colégio Centro Regional de Educación Doctor José Gaspar Rodriguez de Francia). No ano de 2016 o projeto foi aplicado junto à Escola Estadual Flávio Warken, localizado na Vila C, no município de Foz do Iguaçu. Para os anos de 2017 e 2018 o projeto será desenvolvido nas dependências do Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho e em escolas da região da Tríplice Fronteira. Tem como objetivo geral aprofundar os conhecimentos sobre as dinâmicas da atmosfera e do relevo do planeta Terra, desde os paleoclimas e sua influência no modelado do relevo até a polêmica das Mudanças Climáticas, atualmente em evidência na mídia. A metodologia a ser utilizada é pautada na Aprendizagem Colaborativa, onde os participantes desenvolvem uma aprendizagem mais autônoma e em conjunto, num esforço coordenado para solucionar problemas.  Dentre os procedimentos metodológicos são aplicadas práticas de ensino diferenciadas, como a confecção de maquetes e saídas a campo. Esse projeto será de grande valia para o entendimento dos fenômenos da natureza e suas dinâmicas e as possíveis alterações/ mudanças que vêm ocorrendo e que poderão ocorrer sobre o planeta Terra por meio de cenários a serem discutidos nos encontros.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes dos cursos de graduação em Geografia e áreas afins


Externo:

Estudantes e docentes da Educação Básica da Tríplice Fronteira


Público Alvo Externo

Estudantes e docentes da Educação Básica da Tríplice Fronteira



Membros da Equipe

  MARCIA APARECIDA PROCOPIO DA SILVA SCHEER
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ANA CLARISSA STEFANELLO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  JANER VILACA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  CRISTHIAN ROLANDO AGÜERO DOMINGUEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  WASHINGTON SANTANA ALVES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  VITORIA DE SOUSA CALADO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  CRISTHIAN ROLANDO AGÜERO DOMINGUEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  MAYARA CRISTINA RODRIGUES DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  GABRIEL TERRA AZCURRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6