INTRODUÇÃO. O projeto Pequenas Ações Salvam Vidas, desenvolvido por alunos da UNILA, por meio da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (LUTE), sob a tutela de um professor orientador, ocorrerá em pontos estratégicos da cidade como: universidades; escolas; praças; shoppings e aeroportos.OBJETIVO. O projeto é voltado à população em geral, com o intuito de mudar a realidade da morbimortalidade no município de Foz do Iguaçu por meio da promoção de medidas simples, entretanto, decisivas, de prevenção de acidentes e de técnicas de primeiros socorros para a população.METODOLOGIAS. As atividades acontecerão por meio de aulas teórico-práticas, com supervisão do professor orientador, sobre prevenção de acidentes e técnicas de primeiros socorros. Além disso, ocorrerá a elaboração de materiais próprios, de forma digital ou impressa, que aproximem e conscientizem a sociedade sobre medidas básicas dessa temática. Para isso, um grupo de alunos, após estudo prévio, organizará diferentes abordagens a serem definidas, em cada local, de acordo com a prevalência na população, taxa de mortalidade, impacto social e econômico. RESULTADOS ESPERADOS. Transmissão de informações gratuita, efetiva e relevante voltadas, primeiramente, à prevenção do Trauma e Emergência e, também, aos primeiros socorros. Contudo, que possa ser expandida para outras áreas do saber, melhorando, assim, a saúde pública brasileira. Outro aspecto também importante, é formar um canal de comunicação entre Universidade e a população, inspirando indivíduos a serem fontes multiplicadoras. CONCLUSÃO. O conhecimento permitirá que a população possa adotar, de modo ativo, ações de prevenção do Trauma e da Emergência e realizar procedimentos de primeiros socorros da forma correta, reconhecendo rapidamente o problema, chamando o socorro especializado e prestando o suporte básico à vida. Dessa forma, aumentará a autonomia da mesma sobre sua saúde e diminuirá danos evitáveis. Além disso, será construído um canal de comunicação entre a Universidade e a população, o que causará impacto nos determinantes de saúde pública em Foz do Iguaçu.
Comunidade docente e discente da UNILA
O presente projeto tem como alvo cidadãos leigos no assunto voltado a primeiros socorros e prevenção de acidentes, sendo que o perfil é maioria classe ?C?. Estimativa: 3000 mil pessoas treinadas anualmente.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6