Este projeto de extensão tem como propósito contribuir para o conhecimento e reconhecimento da diversidade cultural e identitária da população afrodescendente na América Latina e Caribe, em espaços escolares e sócio-educativos de modo geral. Por meio de uma formação inter e multidisciplinar ligada à arte e educação, embasaremos conhecimentos sociais e históricos sobre as culturas e identidades afrodescendentes integrados às práticas corporais, musicais e artísticas. A iniciativa se soma à diretriz geral da lei10.639/03 que cria a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira no Plano Nacional de Educação.
A realização desse trabalho tem como ponto de partida a organização de um grupo de apoio, formado pela comunidade interna e externa da UNILA, em um processo que visa explorar conhecimentos multidisciplinares, de modo que a transmissão desses saberes se estabeleça de forma dialógica entre as proposições teóricas e práticas - em consonância com a própria história cultural dos povos de matrizes africanas. A ideia é responder às necessidades emergentes dos próprios profissionais que atuam como educadores da escola pública, e que como pudemos observar em contato com alguns grupos Multidisciplinares de Escolas Estaduais de Foz do Iguaçu têm encontrado desafios na implementação da Lei 10.639/03. Ao mesmo tempo objetivamos suprir a necessidade de desenvolver habilidades requeridas ao processo de formação discente na universidade. Distribuiremos os ciclos pertinentes à consolidação do presente projeto em 4 (quatro) temporalidades distintas e complementares - que configuram processualmente os objetivos fins deste trabalho.
Numa primeira etapa consolidaremos o grupo inicial de possíveis bolsistas e voluntários, através de pesquisa teórica e prática da cultura afrodescendente na américa latina e caribenha; de pesquisa sobre a lei 10.639/03 e possíveis formas de aplicação multidisciplinar; e de metodologias didáticas e atividades a serem propostas. Na segunda etapa trabalharemos junto ao Grupo Multidisciplinar do Colégio Estadual Flavio Warken, compreendendo a realidade local e das demandas do grupo e criando conjuntamente uma proposta de formação multidisciplinar a ser aplicada junto aos estudantes do colegio no ano de 2018. Na terceira etapa será aplicada a proposta de formação junto aos estudantes, tendo como resultado final um evento no dia 20 de novembro de 2018 apresentando resultados teóricos e práticos, no formato de um espetáculo de percussão e dança. Na etapa final realizaremos um seminário aberto à comunidade exibindo a metodologia empregada e os resultados obtidos, e debatendo formas de trabalhar com a historia e cultura afrodescendente e indígena nas escolas, e possibilidades de aplicação da lei 10.639/03 no ensino.
Estudantes, docentes e TAEs interessados em cultura afro-latina, educação afirmativa, arte-educação, dança, percussão, música afro-latina, expressão corporal
Estudantes e educadores da rede publica de ensino, profissionais e futuros profissionais do ensino
atividade no CCVC
Atividade na ocupaçao Bubas
Turma da oficina com Mariama
atividade com crianças do Bubas
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