A situação evidenciada atualmente pelas fronteiras e seus habitantes tem demonstrado que estas vão além de limites cartográficos e de poder. Consistem contemporaneamente também em espaços de interação linguística, cultural, social, étnica e política. A fronteira considerada como espaço de enunciação enfraquece a visão de Estado soberano e controlador, uma vez que as fronteiras sociais se fortalecem em detrimento de “uma nova ordem mundial, regulada pelas relações econômicas e pelas necessidades de mercado” (STURZA, 2006, p. 29), que sob uma abordagem pós-moderna possibilita um “espaço supranacional, determinado por todos os tipos de relações além de suas margens territoriais” (STURZA, 2006, p. 31). Portanto, ao refletir a esse respeito, propõe-se um projeto de extensão de caráter interdisciplinar que envolva o ensino de línguas sob a perspectiva das Línguas de Fronteira que, no caso de Foz de Iguaçu, corresponde à Língua Portuguesa e à Língua Espanhola, haja vista o contexto de tríplice-fronteira Brasil, Paraguai e Argentina. Como o Brasil faz fronteira com vários países hispanos a presença de estrangeiros latino-americanos em instituições de ensino brasileiras é muito grande, contudo, ainda falta um compromisso como o ensino e com a aprendizagem da Língua Portuguesa na maioria destas instâncias educativas, pois prevalece, na maioria das vezes, um ensino focado na Língua Materna, quando na realidade deveriam ser desenvolvidas práticas em Língua Adicional. Diante disso, a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada Crítica, propõe-se desenvolver um projeto duo, em que de um lado, se trabalhe com esses alunos hispanos a Língua Portuguesa sob o viés de Língua Adicional, tendo, neste instante o Ensino Fundamental I, de escolas municipais, como foco de atuação, e de outro lado, o contato de alunos brasileiros com a Língua Espanhola, o que justifica o ensino desta Língua de Fronteira na rede municipal de ensino, tanto para os alunos como para a equipe pedagógica e demais funcionários das escolas. Sendo assim, a proposta do presente projeto envolve o ensino das Línguas de Fronteira, Portuguesa e Espanhola, procurando atender aos alunos, funcionários, professores e comunidades familiares relacionadas ao Ensino Fundamental I, no município iguaçuense, por meio de práticas interdisciplinares diversas e executadas por alunos, técnicos e docentes da Universidade.
Discentes, docentes e técnicos
Discentes da rede de ensino municipal, equipe pedagógica e demais funcionários, comunidade familiar
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