Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Ensino de Línguas de Fronteira através de práticas interdisciplinares
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 150
Período de Realização: 01/03/2017 a 31/12/2018
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Escolas municipais e Jardim Universitário
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793959


Resumo

A situação evidenciada atualmente pelas fronteiras e seus habitantes tem demonstrado que estas vão além de limites cartográficos e de poder. Consistem contemporaneamente também em espaços de interação linguística, cultural, social, étnica e política. A fronteira considerada como espaço de enunciação enfraquece a visão de Estado soberano e controlador, uma vez que as fronteiras sociais se fortalecem em detrimento de “uma nova ordem mundial, regulada pelas relações econômicas e pelas necessidades de mercado” (STURZA, 2006, p. 29), que sob uma abordagem pós-moderna possibilita um “espaço supranacional, determinado por todos os tipos de relações além de suas margens territoriais” (STURZA, 2006, p. 31). Portanto, ao refletir a esse respeito, propõe-se um projeto de extensão de caráter interdisciplinar que envolva o ensino de línguas sob a perspectiva das Línguas de Fronteira que, no caso de Foz de Iguaçu, corresponde à Língua Portuguesa e à Língua Espanhola, haja vista o contexto de tríplice-fronteira Brasil, Paraguai e Argentina. Como o Brasil faz fronteira com vários países hispanos a presença de estrangeiros latino-americanos em instituições de ensino brasileiras é muito grande, contudo, ainda falta um compromisso como o ensino e com a aprendizagem da Língua Portuguesa na maioria destas instâncias educativas, pois prevalece, na maioria das vezes, um ensino focado na Língua Materna, quando na realidade deveriam ser desenvolvidas práticas em Língua Adicional. Diante disso, a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada Crítica, propõe-se desenvolver um projeto duo, em que de um lado, se trabalhe com esses alunos hispanos a Língua Portuguesa sob o viés de Língua Adicional, tendo, neste instante o Ensino Fundamental I, de escolas municipais, como foco de atuação, e de outro lado, o contato de alunos brasileiros com a Língua Espanhola, o que justifica o ensino desta Língua de Fronteira na rede municipal de ensino, tanto para os alunos como para a equipe pedagógica e demais funcionários das escolas. Sendo assim, a proposta do presente projeto envolve o ensino das Línguas de Fronteira, Portuguesa e Espanhola, procurando atender aos alunos, funcionários, professores e comunidades familiares relacionadas ao Ensino Fundamental I, no município iguaçuense, por meio de práticas interdisciplinares diversas e executadas por alunos, técnicos e docentes da Universidade.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes, docentes e técnicos


Externo:

Discentes da rede de ensino municipal, equipe pedagógica e demais funcionários, comunidade familiar


Público Alvo Externo

Discentes da rede de ensino municipal, equipe pedagógica e demais funcionários, comunidade familiar



Membros da Equipe

  SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LIVIA FERNANDA MORALES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  CINTHIA ITATI GABRIELA MINUZZO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  DAMARIS STARLING FERREIRA ARAUJO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  EMANUELA MACIEL RIVAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  DIANA JAZMIN BRITEZ COHENE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6