Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Seminário de Literatura Infanto-Juvenil na Educação Básica
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 50
Período do Curso: 11/03/2017 a 08/07/2017
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização:
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 120 Quantidade de Vagas: 40
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793957

Resumo

Este seminário tem por objetivo apresentar a literatura infanto-juvenil latino-americana aos docentes da rede pública da região da tríplice fronteira, com o intuito de fomentar a leitura no âmbito da sala de aula dos anos iniciais da educação básica. Para tanto, analisar-se-á livros de literatura infantil e juvenil de diversos países da América Latina com o propósito de demonstrar as inúmeras possibilidades de abordagem tanto do objeto estético quanto das relações culturais presentes nesta expressão artística.


Programação

I.                   Literatura e ensino

  1. Caracterização da literatura como objeto estético
  2. O papel da escola na formação de leitores

 

II.                A literatura infantil

 

  1. características estéticas;
  2. qualidades pedagógicas;
  3. escolhas literárias para crianças e adolescente.

 

III.             Teoria e crítica da Literatura Infanto-juvenil

  1. Origem e preconceitos
  2. Literatura de massa
  3. Novas abordagens

 

IV.             Fundadores da literatura para crianças na América Latina

  1. Argentina
  2. Brasil
  3. Paraguai

V.                Leitura Literária

a)      Definições

b)      Propostas didáticas

 

VI.             A literatura Infanto-juvenil como recurso didático

 

  1. a aprendizagem a partir da imagens;
  2. o trabalho com a linguagem;
  3. o contexto cultural refletido na obra

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes de graduação e pós-graduação


Externo:

professores da rede pública/particular da região da tríplice fronteira


Público Alvo Externo

professores da rede pública/particular da região da tríplice fronteira



Membros da Equipe

  MARIANA CORTEZ
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  DANIEL GUILLERMO GORDILLO SANCHEZ
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  SAMIR GHARIZI
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  RAYANA ALVES DE ALMEIDA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  ELISA INES CHRIST DILL
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  SANDRA DE OLIVEIRA FERREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE

  DANIEL GUILLERMO GORDILLO SANCHEZ
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  DANIEL GUILLERMO GORDILLO SANCHEZ
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6