Este Curso é o resultado de uma constataçãode que não existe, em Fozo Iguaçu, um espaço para compartilhar as preocupações criativas da comunidade. Este laboratório ou oficina literária procurará, através da prática e o debate permanente e construtivo, a constituição de um grupo de jovens escritores e escritoras que incentiven a cena cultural Foz de Iguaçu. Ao longo dos dois módulos em que se divide o curso, os participantes terão a oportunidade de valorizar o conhecimento sobre as várias facetas e elementos que constituem a obra literária. O laboratório, entendido aquí como oficina ou workshop, é concebido a partir de um ponto de vista eminentemente, prático, evitando a hierarquia tradicional de aulas na faculdade, procurando um relacionamento mais democrático e horizontal entre os participantes. O professor, em vez do suporte de conhecimento, deve ser um mediador, uma espécie de mediador e conselheiro das pesquisas dos participantes, que são os verdadeiros agentes da sua aprendizagem.
Laboratório de Criação Literária
Módulo I
2017 (11 de março a 30 de novembro)
Carga horária: 90 horas
(30 sessões de 3 horas de duração cada uma)
Modalidade: Presencial
a) Programa das sessões (11 de Março a 4 de novembro):
1. Introdução à Escrita Criativa (três sessões)
Primeira sessão (11 de Março): Modelagem da inspiração. O processo de criatividade; evitar o bloqueio; estratégias para encontrar o seu tópico.
Segunda sessão (18 de Março): A importância da leitura. Ler os clássicos; contrastar estilos diferentes; imitação como uma forma de aprendizagem.
Terceira sessão (25 de Março): As ferramentas do escritor. Escrever um diário; pesquisa, organização e planejamento de idéias.
2. A escrita do "Eu" (três sessões)
Primeira sessão (1 de Abril): Converter a experiência pessoal em ficção. Organização do material biográfico; a biografia e as memórias.
Segunda sessão (08 de abril): Memórias como material literário. A evocação; recuperação do espaço envolvente; as personagens
Terceira sessão (15 de Abril): Como contar a história pessoal. O auto-retrato; a variedade de formas narrativas para passar da realidade experimentada à ficção; poesia como expressão de autobiografia.
3. O processo de contar uma história (três sessões)
Primeira sessão (22 de abril): Planejar um relato. Diferentes tipos de narrativa; Abordagem, meio e fim; desenvolvimento e planejamento; diagrama de funções.
Segunda sessão (29 de abril): A Intriga. Produtividade das cenas; unidades de ação; a narração de um fato a partir de diferentes pontos de vista.
Terceira sessão (06 de maio): Descrição de cenários e atores. Criação de um ambiente adequado; técnicas de descrição; importância e função do personagem.
4. As personagens (três sessões)
Primeira sessão (13 de maio): Vozes. Estilos na maneira de falar das diferentes personagens; sotaques e tons; adaptar a expressão; narrativa em primeira pessoa, diálogo ou estilo indireto libre.
Segunda sessão (20 de maio): Personagens principais e secundárias. Preparação do arquivo para cada personagem; funções dos personagens da história; relações interpessoais.
Terceira sessão (27 de maio): Conflito e motivação. Controle das personagens e sua evolução durante a obra; emoções e linguagem corporal; sugerir os conflitos.
5. O tempo da narração (três sessões)
Primeira sessão (3 de junho): Literatura, uma arte temporária. Tempo real e tempo da ficção.
Segunda sessão (10 de junho): Quando começa o relato? Comece desde o início; o início in medias res; começar desde o final.
Terceira sessão (17 de junho): Gerenciamentodo tempo da narrativa. Saltos e regressões temporais; a simultaneidade de ações; dosagem do tempo.
6. O espaço (três sessões)
Primeira sessão (24 de junho): O espaço na literatura. Descrição de lugares e paisagens; dinamismo da ação.
Segunda sessão (1 de Julho): Espaço e crítica social. O espaço no romance policial; metrópole e existencialismo modernos; costumbrismo; espaço e tipos sociais.
Terceira sessão (08 de julho): Gerenciamento de espaço na história. A confluência de diferentes histórias em um determinado espaço; as viagens; espaço e ação.
7. A ação (três sessões)
Primeira sessão (19 de agosto): O que é ação? Classes de ações; desencadeantes; personagens e ação.
Segunda sessão (26 de agosto): Ação articulada. Personagem e narrador em relação à acção; a ordem das ações; ação primária e ações secundárias.
Terceira sessão (02 de setembro): Mecanismos que promovem a ação. Os diálogos e a ação; o que não é dito; ação e reflexão.
8. O estilo (três sessões)
Primeira sessão (09 de setembro): À procura de um estilo único. Intertextualidade; imitação, influência e plágio. Análise do estilo próprio.
Segunda sessão (16 de Setembro): As metamorfoses do discurso. Multi-textualidade; subversão; paródia, pastiche e palimpsesto.
Terceira sessão (23 de setembro): A marca do período. Influências da mídia; o "espírito" do tempo; tendências.
9. O conflito (três sessões)
Primeira sessão (30 de Setembro): Elementos do conflito. Desenvolvimento de um esboço do conflito; as personagens, a voz narrativa e o contexto histórico-social.
Segunda sessão (07 de outubro): Tipos de conflito. Conflito religioso, político, histórico, amoroso, etc.
Terceira sessão (14 de outubro): Dimensões do conflito. Observação do conflito interno; reações ao conflito; o sentido universal de conflito.
10. Estratégias Narrativas (três sessões)
Primeira sessão (21 de outubro): As pessoas do narrador. O narrador em primeira pessoa; o narrador em terceira pessoa, o narrador coral.
Segunda sessão (28 de outubro): O conhecimento da voz narrativa. narrador onisciente; narrador intra-diegético ou conhecimento limitado; narrador extra-diegético.
Terceira sessão (04 de novembro): Objetividade contra subjetividade. Qual é o distanciamento do narrador?; polifonia e multi-perspectiva; atitude e tom da voz narrativa.
b) Avaliação do curso, criando uma memória com as atividades e o trabalho de produção e pós-produção dos alunos. Preparação de um volume antológico e preparação para publicação (Novembro 05-30 novembro).
Laboratório criação literária
Módulo II
2018 (11 março - 30 novembro)
(30 sessões de 3 horas cada uma)
a) Programa das sessões (10 de Março a 03 novembro):
1. Conto, romance, folhetim e saga (duas sessões: 10 e 17 de Março)
2. Gêneros literários
2.1. O gênero de fantasia (duas sessões: Março 24 e 31)
2.2. A ficção científica (duas sessões: 7 e 14 de abril)
2.3. O gênero histórico (duas sessões: 21 e 28 de abril)
2.4. O gênero policial (duas sessões: 5 a 12 de maio)
2.5. A novela negra (duas sessões: 19 e 26 de maio)
2.6. O romance de aventura (duas sessões: 2 e junho 9)
2.7. Não-ficção e jornalismo (duas sessões: 16 e 23 de Junho)
2.8. O romance epistolar (duas sessões: 30 de Junho e 7 de Julho)
3. Criação de mundos autónomos (duas sessões: 18 e 25 de Agosto)
4. Humor, ironia e sarcasmo (duas sessões: 1 e 8 de Setembro)
5. As relações entre cinema, teatro, histórias em quadrinhos e romances (duas sessões: 15 e setembro 22)
6. Poesia (três sessões: 29 de Setembro, 6 e 13 de Outubro)
7. Tropos (três sessões: 20 e 27 de Outubro, Novembro 3)
b) Avaliação do curso, criando uma memória com as atividades e os trabalhos de produção de trabalho e pós-produção dos alunos. Preparação de um volume antológico e preparação para publicação (Novembro 04-30 novembro).
Discentes com interesse na escrita creativa, especialmente dos cursos relacionados com Letras e Artes, mas aberto aos discentes en geral; TAES e docentes que se interessarem pela literatura e a escrita creativa.
Pessoas que gostem de escrever e desejem indagar ainda mais nos segredos da profissão de escritor
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6