Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Laboratório de Escrita Criativa
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 3 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 20
Período do Curso: 01/03/2017 a 30/11/2018
Área Principal: 2 - CULTURA E ARTES Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: UNILA Jardim Universitário
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 105 Quantidade de Vagas: 25
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793952

Resumo

 

     Este Curso é o resultado de uma constataçãode que não existe, em Fozo Iguaçu, um espaço para compartilhar as preocupações criativas da comunidade. Este laboratório ou oficina literária procurará, através da prática e o debate permanente e construtivo, a constituição de um grupo de jovens escritores e escritoras que incentiven a cena cultural Foz de Iguaçu. Ao longo dos dois módulos em que se divide o curso, os participantes terão a oportunidade de valorizar o conhecimento sobre as várias facetas e elementos que constituem a obra literária. O laboratório, entendido aquí como oficina ou workshop, é concebido a partir de um ponto de vista eminentemente, prático, evitando a hierarquia tradicional de aulas na faculdade, procurando um relacionamento mais democrático e horizontal entre os participantes. O professor, em vez do suporte de conhecimento, deve ser um mediador, uma espécie de mediador e conselheiro das pesquisas dos participantes, que são os verdadeiros agentes da sua aprendizagem.


Programação

Laboratório de Criação Literária

Módulo I

2017 (11 de março a 30 de novembro)

 

Carga horária: 90 horas

(30 sessões de 3 horas de duração cada uma)

Modalidade: Presencial

 

a) Programa das sessões (11 de Março a 4 de novembro):

 

1. Introdução à Escrita Criativa (três sessões)

 

Primeira sessão (11 de Março): Modelagem da inspiração. O processo de criatividade; evitar o bloqueio; estratégias para encontrar o seu tópico.


Segunda sessão (18 de Março): A importância da leitura. Ler os clássicos; contrastar estilos diferentes; imitação como uma forma de aprendizagem.


Terceira sessão (25 de Março): As ferramentas do escritor. Escrever um diário; pesquisa, organização e planejamento de idéias.

 

2. A escrita do "Eu" (três sessões)

 

Primeira sessão (1 de Abril): Converter a experiência pessoal em ficção. Organização do material biográfico; a biografia e as memórias.


Segunda sessão (08 de abril): Memórias como material literário. A evocação; recuperação do espaço envolvente; as personagens


Terceira sessão (15 de Abril): Como contar a história pessoal. O auto-retrato; a variedade de formas narrativas para passar da realidade experimentada à ficção; poesia como expressão de autobiografia.

 

3. O processo de contar uma história (três sessões)

 

Primeira sessão (22 de abril): Planejar um relato. Diferentes tipos de narrativa; Abordagem, meio e fim; desenvolvimento e planejamento; diagrama de funções.


Segunda sessão (29 de abril): A Intriga. Produtividade das cenas; unidades de ação; a narração de um fato a partir de diferentes pontos de vista.


Terceira sessão (06 de maio): Descrição de cenários e atores. Criação de um ambiente adequado; técnicas de descrição; importância e função do personagem.

 

4. As personagens (três sessões)

 

Primeira sessão (13 de maio): Vozes. Estilos na maneira de falar das diferentes personagens; sotaques e tons; adaptar a expressão; narrativa em primeira pessoa, diálogo ou estilo indireto libre.


Segunda sessão (20 de maio): Personagens principais e secundárias. Preparação do arquivo para cada personagem; funções dos personagens da história; relações interpessoais.


Terceira sessão (27 de maio): Conflito e motivação. Controle das personagens e sua evolução durante a obra; emoções e linguagem corporal; sugerir os conflitos.

 

5. O tempo da narração (três sessões)

 

Primeira sessão (3 de junho): Literatura, uma arte temporária. Tempo real e tempo da ficção.


Segunda sessão (10 de junho): Quando começa o relato? Comece desde o início; o início in medias res; começar desde o final.


Terceira sessão (17 de junho): Gerenciamentodo tempo da narrativa. Saltos e regressões temporais; a simultaneidade de ações; dosagem do tempo.

 

6. O espaço (três sessões)

 

Primeira sessão (24 de junho): O espaço na literatura. Descrição de lugares e paisagens; dinamismo da ação.


Segunda sessão (1 de Julho): Espaço e crítica social. O espaço no romance policial; metrópole e existencialismo modernos; costumbrismo; espaço e tipos sociais.


Terceira sessão (08 de julho): Gerenciamento de espaço na história. A confluência de diferentes histórias em um determinado espaço; as viagens; espaço e ação.

 

7. A ação (três sessões)

 

Primeira sessão (19 de agosto): O que é ação? Classes de ações; desencadeantes; personagens e ação.


Segunda sessão (26 de agosto): Ação articulada. Personagem e narrador em relação à acção; a ordem das ações; ação primária e ações secundárias.


Terceira sessão (02 de setembro): Mecanismos que promovem a ação. Os diálogos e a ação; o que não é dito; ação e reflexão.

 

8. O estilo (três sessões)

 

Primeira sessão (09 de setembro): À procura de um estilo único. Intertextualidade; imitação, influência e plágio. Análise do estilo próprio.


Segunda sessão (16 de Setembro): As metamorfoses do discurso. Multi-textualidade; subversão; paródia, pastiche e palimpsesto.


Terceira sessão (23 de setembro): A marca do período. Influências da mídia; o "espírito" do tempo; tendências.

 

9. O conflito (três sessões)

 

Primeira sessão (30 de Setembro): Elementos do conflito. Desenvolvimento de um esboço do conflito; as personagens, a voz narrativa e o contexto histórico-social.


Segunda sessão (07 de outubro): Tipos de conflito. Conflito religioso, político, histórico, amoroso, etc.


Terceira sessão (14 de outubro): Dimensões do conflito. Observação do conflito interno; reações ao conflito; o sentido universal de conflito.

 

10. Estratégias Narrativas (três sessões)

 

Primeira sessão (21 de outubro): As pessoas do narrador. O narrador em primeira pessoa; o narrador em terceira pessoa, o narrador coral.


Segunda sessão (28 de outubro): O conhecimento da voz narrativa. narrador onisciente; narrador intra-diegético ou conhecimento limitado; narrador extra-diegético.


Terceira sessão (04 de novembro): Objetividade contra subjetividade. Qual é o distanciamento do narrador?; polifonia e multi-perspectiva; atitude e tom da voz narrativa.

 

b) Avaliação do curso, criando uma memória com as atividades e o trabalho de produção e pós-produção dos alunos. Preparação de um volume antológico e preparação para publicação (Novembro 05-30 novembro).

 

 

Laboratório criação literária

Módulo II

2018 (11 março - 30 novembro)

 

Carga horária: 90 horas

(30 sessões de 3 horas cada uma)

Modalidade: Presencial

 

a) Programa das sessões (10 de Março a 03 novembro):

 

1. Conto, romance, folhetim e saga (duas sessões: 10 e 17 de Março)

 

2. Gêneros literários

 

2.1. O gênero de fantasia (duas sessões: Março 24 e 31)

2.2. A ficção científica (duas sessões: 7 e 14 de abril)

2.3. O gênero histórico (duas sessões: 21 e 28 de abril)

2.4. O gênero policial (duas sessões: 5 a 12 de maio)

2.5. A novela negra (duas sessões: 19 e 26 de maio)

2.6. O romance de aventura (duas sessões: 2 e junho 9)

2.7. Não-ficção e jornalismo (duas sessões: 16 e 23 de Junho)

2.8. O romance epistolar (duas sessões: 30 de Junho e 7 de Julho)

 

3. Criação de mundos autónomos (duas sessões: 18 e 25 de Agosto)

 

4. Humor, ironia e sarcasmo (duas sessões: 1 e 8 de Setembro)

 

5. As relações entre cinema, teatro, histórias em quadrinhos e romances (duas sessões: 15 e setembro 22)

 

6. Poesia (três sessões: 29 de Setembro, 6 e 13 de Outubro)

 

7. Tropos (três sessões: 20 e 27 de Outubro, Novembro 3)

 

b) Avaliação do curso, criando uma memória com as atividades e os trabalhos de produção de trabalho e pós-produção dos alunos. Preparação de um volume antológico e preparação para publicação (Novembro 04-30 novembro).

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Discentes com interesse na escrita creativa, especialmente dos cursos relacionados com Letras e Artes, mas aberto aos discentes en geral; TAES e docentes que se interessarem pela literatura e a escrita creativa.


Externo:

Pessoas que gostem de escrever e desejem indagar ainda mais nos segredos da profissão de escritor


Público Alvo Externo

Pessoas que gostem de escrever e desejem indagar ainda mais nos segredos da profissão de escritor



Membros da Equipe

  IVAN ALEJANDRO ULLOA BUSTINZA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6