O projeto de extensão Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira: estruturar espaços e resgatar identidades dos habitantes da fronteira pretende trabalhar nas bibliotecas das escolas públicas da região da tríplice fronteira com o propósito de contribuir para a reflexão de professores e alunos no que concerne às práticas de leitura e escrita que se desenvolvem nesses espaços coletivos, à formação de professores e à situação do espaço físico e acervo necessário para a promoção da leitura e escrita literária, de forma a integrá-la à dinâmica escolar como ambiente essencial aos processos de aprendizagem e de disseminação de Cultura e Artes na América Latina.
Avançando na proposta (edital de Curta Duração - Edital PROEX/2014 e Edital PROEX/2015/PROEX/16), o projeto se propõe a trabalhar, em 2017, nas escolas Argentina (Escuela 722 - Eduardo Horacio Arrabal); Brasil (Escola Municipal Antonio Sampaio); Paraguai (Escuela San Augustín). As escolas envolvidas no projeto foram aquelas indicadas pelas secretarias de educação como carentes de espaço para os livros e com entorno vulnerável socialmente. O objetivo, nesta etapa de trabalho, é catalogar o acervo de obras existes, problematizar o acervo com relação à identidade do habitante da fronteira, estruturar e organizar o espaço físico e acervo da biblioteca e propor práticas de leitura e escrita, promovendo reflexões acerca da identidade e seu resgate.
Docentes e discentes da Universidade
docentes e discentes da rede pública de ensino em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Este
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