Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira: estruturar espaços e resgatar identidades dos habitantes da fronteira
Ano: 2017 Nº Bolsas Concedidas: 3 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 110
Período de Realização: 06/03/2017 a 31/12/2018
Área Principal: 2 - CULTURA E ARTES Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Biblioteca das escolas selecionadas
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (AÇÕES DE EXTENSÃO 2017/2018 - EDITAL PROEX 39/2016)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793948


Resumo

O projeto de extensão Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira: estruturar espaços e resgatar identidades dos habitantes da fronteira  pretende trabalhar nas bibliotecas das escolas públicas da região da tríplice fronteira com o propósito de contribuir para a reflexão de professores e alunos no que concerne às práticas de leitura e escrita que se desenvolvem nesses espaços coletivos, à formação de professores e à situação do espaço físico e acervo necessário para a promoção da leitura e escrita literária, de forma a integrá-la à dinâmica escolar como ambiente essencial aos processos de aprendizagem e de disseminação de Cultura e Artes na América Latina.

 

Avançando na proposta (edital de Curta Duração - Edital PROEX/2014 e Edital PROEX/2015/PROEX/16), o projeto se propõe a trabalhar, em 2017, nas escolas Argentina (Escuela 722 -  Eduardo Horacio Arrabal); Brasil (Escola Municipal Antonio Sampaio); Paraguai (Escuela San Augustín). As escolas envolvidas no projeto foram aquelas indicadas pelas secretarias de educação como carentes de espaço para os livros e com entorno vulnerável socialmente. O objetivo, nesta etapa de trabalho, é catalogar o acervo de obras existes, problematizar o acervo com relação à identidade do habitante da fronteira, estruturar e organizar o espaço físico e acervo da biblioteca e propor práticas de leitura e escrita, promovendo reflexões acerca da identidade e seu resgate. 


Públicos Alvo

Interno:

Docentes e discentes da Universidade


Externo:

docentes e discentes da rede pública de ensino em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Este


Público Alvo Externo

docentes e discentes da rede pública de ensino em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Este



Membros da Equipe

  MARIANA CORTEZ
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  HUGO AVELAR CARDOSO PIRES
Categoria: EXTERNO
Função : AUXILIAR TÉCNICO
  ELAINE LEMOS CORREIA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  SONIA REGINA DE FREITAS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  EDWIN ALEXANDER SANABRIA OSPINA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  TATIANA VEGA AHUMADA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  DEBORA EVELYN NEGRAO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

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