Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Tandem en la Triple Frontera: aproximando línguas-culturas latino-americanas
Ano: 2016 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 100
Período de Realização: 19/10/2016 a 19/12/2016
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Colégio Três Fronteiras
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO N° 01/2016)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793904


Resumo

 

Este Projeto de Extensão tem por objetivo ampliar a oferta de uma ferramenta complementar ao modelo tradicional para o aprendizado de espanhol e português como línguas estrangeiras/adicionais, alcançando assim os estudantes de ensino médio público de Foz do Iguaçu. Para tal, propomos a ação coordenada de encontros de tandem face à face entre os estudantes hispanofalantes da UNILA, provenientes de diversos países latino-americanos, e os estudantes secundaristas brasileiros do Colégio Três Fronteiras. O modelo de aprendizagem em tandem propicia um ambiente de prática e aperfeiçoamento de um modelo de aprendizagem que se estabelece a partir do desenvolvimento autônomo e colaborativo no aprendizado de línguas, prática esta que visa a formação de estudantes conscientes de sua própria responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem. Uma consequência central deste projeto será a ampliação dos espaços de aprendizagem em tandem para o fortalecimento do bilinguismo português-espanhol, vivido cotidianamente na Tríplice Fronteira. Em suma, esta ação tem um objetivo múltiplo: a) integrar os estudantes não brasileiros com a comunidade local; b) aproximar os estudantes brasileiros do ensino médio com a universidade pública; c) criar um ambiente propício para o desenvolvimento das habilidades comunicativas e interculturais nas línguas espanhola e portuguesa que nossos(as) estudantes estão aprendendo de maneira formal; d) aproximar a universidade pública do ensino médio público, assim como criar um espaço de trocas pedagógicas e de formação contínua entre as professoras envolvidas. Finalmente, principalmente no que tange as ações realizadas ainda em 2016, este projeto continua sendo uma experiência piloto para uma futura institucionalização do tandem como ferramenta complementar de aprendizagem de línguas, tendo em vista a grande carência, face à demanda, de recursos neste âmbito em nossa comunidade.

 

Palavras-chave: Tandem; Bilinguismo; Línguas Próximas; Português LE; Espanhol LE

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Discentes estrangeiros


Externo:

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Três Fronteiras


Público Alvo Externo

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Três Fronteiras



Membros da Equipe

  LARISSA PAULA TIRLONI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  VALDILENA RAMME
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6