Este Projeto de Extensão tem por objetivo ampliar a oferta de uma ferramenta complementar ao modelo tradicional para o aprendizado de espanhol e português como línguas estrangeiras/adicionais, alcançando assim os estudantes de ensino médio público de Foz do Iguaçu. Para tal, propomos a ação coordenada de encontros de tandem face à face entre os estudantes hispanofalantes da UNILA, provenientes de diversos países latino-americanos, e os estudantes secundaristas brasileiros do Colégio Três Fronteiras. O modelo de aprendizagem em tandem propicia um ambiente de prática e aperfeiçoamento de um modelo de aprendizagem que se estabelece a partir do desenvolvimento autônomo e colaborativo no aprendizado de línguas, prática esta que visa a formação de estudantes conscientes de sua própria responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem. Uma consequência central deste projeto será a ampliação dos espaços de aprendizagem em tandem para o fortalecimento do bilinguismo português-espanhol, vivido cotidianamente na Tríplice Fronteira. Em suma, esta ação tem um objetivo múltiplo: a) integrar os estudantes não brasileiros com a comunidade local; b) aproximar os estudantes brasileiros do ensino médio com a universidade pública; c) criar um ambiente propício para o desenvolvimento das habilidades comunicativas e interculturais nas línguas espanhola e portuguesa que nossos(as) estudantes estão aprendendo de maneira formal; d) aproximar a universidade pública do ensino médio público, assim como criar um espaço de trocas pedagógicas e de formação contínua entre as professoras envolvidas. Finalmente, principalmente no que tange as ações realizadas ainda em 2016, este projeto continua sendo uma experiência piloto para uma futura institucionalização do tandem como ferramenta complementar de aprendizagem de línguas, tendo em vista a grande carência, face à demanda, de recursos neste âmbito em nossa comunidade.
Palavras-chave: Tandem; Bilinguismo; Línguas Próximas; Português LE; Espanhol LE
Discentes estrangeiros
Estudantes do Ensino Médio do Colégio Três Fronteiras
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6