Este projeto é fruto do diálogo já estabelecido pela Unila com as lideranças Guarani da região oeste do Paraná. A partir encontros culturais que serão realizados nas aldeias e na Unila, pretendemos apoiar e proporcionar a manifestação das diversas expressões da cultura Guarani, especialmente com o canto e a dança, com o fortalecimento de sua cultura em espaços diversos. Os encontros proporcionarão o fortalecimento do Teko (modo de ser) Guarani entre os mais jovens das comunidades e o diálogo de saberes entre comunidades e universidade na perspectiva da interculturalidade crítica. Também serão desenvolvidos oficinas de audiovisual, proporcionando as pessoas das comunidades o registro da memória e dos cotidianos de maneira a potencializar esses saberes nos diversos espaços internos, como escola, além do espaço externo.
O objetivo da proposta é fortalecer a articulação entre os mestres das comunidades Guarani e a população jovem das aldeias em sua relação com a universidade, estabelecendo uma rede na qual os mestres da cultura tradicional assumam papel central.
Docente de História, Discentes de antropologia, história e outros cursos
Lideranças, jovens e sabios (anciães) das Comunidades Guarani do Oeste do Paraná
Fotografias do encontro de saberes realizado na Unila em dezembro de 2015
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6