Consubstanciado em uma abordagem metodológica teórico-conceitual e troca de saberes empíricos o curso surge como uma resposta ao tratamento vago ou inexistente das questões étnico-raciais brasileiras, historicamente negligenciadas e muitas vezes escondida em função do preconceito residente dentro da sociedade e das instituições brasileiras. O curso está dividido em 4 encontros e será desenvolvido com a participação ativa dos cursistas, tendo como pautas: as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008; o tratamento conferido a questão étnico-racial no meio escolar dos cursistas, a fim de que possam identificar se o abordagem tem sido adequada a erradicação do preconceito étnico-racial, ou se a abordagem, ainda que não intencionalmente, apenas faz perpetrar a cultura do preconceito; além disso também se buscará auxiliar na construção do perfil pedagógico das escolas de modo que possam estar melhor preparados para elaborar e executar o plano de ação de m como a necessidade de implementação que revertam a omissão e a exclusão do meio escolar e social dos grupos historicamente excluídos, como é o caso dos índios e negros. Para tanto, se instigará os professores a delinearem sua realidade, especialmente em relação à escola onde estão inseridos, a fim de que possam construir um olhar crítico modificativo de sua realidade.
Econtro 1: 03/07/2016: 6h A atividade consistirá na entrega de Kits para os professores, contendo os produtos de algumas ações de extensão, como a Ação Unila ao Seu Alcance, a Revista Peabiru, a Revista Panambi dentre outros, ressaltando-se a importância dos projetos, uma vez que são desenvolvidos junto à Comunidade, bem como a possilidade e a importância de os professores e os alunos da rede estadual participarem. Ato será estabelecido um breve diálogo com os professores sobre como ocorrerá o curso, enfatizando que será realizado paralalelamente ao curso Formação Continuada promovido pela Secretaria de Estado da Educação, e que a finalidade de se desenvolverem de forma conjunta é a inserção das temáticas étnico-raciais nos currículos escolares, dando cumprimento tanto ao disposto nas Leis n. 10.639/2016 e 11.645/2008. Após a apresentação do curso, será realizada um dinâmica consistente na entrega de pequenos retangulos de papeis, os quais representarão folhas e será entregue o desenho de uma árvore, sendo em seguida solicitado aos professores que escrevam nas “folhas” os êxitos e a dificuldades encontradas para trabalhar a temática étnico racial nas escolas e em seguida colem nas árvores.
Encontro 2: 17/07/2016: 6h: Oficina Escrita com o Professor Emerson Peretti e Antonio Guizzo.Encontro 3: 19/08/2016: 12h: As oficinas se destinarão à inserção da temática étnico-racial, com foco nas populações negra e indigenas, com os professores Clóvis Antonio Brighenti, Mamadou Alpha Diallo e Marcos de Jesus OliveiraEncontro 4: 03/09/2016: 12h: Apresentacao do plano, a fim de proporcionar a troca de experiencias, tanto para identificar que as dificuldades são coletivas e não individuais, como para través do contato possam trocar experiências, e ideias de melhoriasEncontro 5: 07/10/2016: 12h: Orientações por equipes, a fim de que se trabalhe cada um dos planos de ação, fazendo-se observações em relação ao que pode ser alterado, melhorado e o que está adequado.
Encontro 6: 21/10/2016: 6h: Apresentação Final do Plano de Ação e Planejamento das atividade de novembro (por escola)
Encontro 7: Novembro/2016: 20h: Acompanhamento nas escolas das Apresentações da Semana da Consciência NegraEncontro 8: 09/12/2016: 10h: Memoriais das apresentações nas escolas.
Discentes, Docentes, Técnicos Administrativos da Unila
Professores, Diretores, Pedagogos, Agentes Escolares.
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