Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Curso de Extensão em Educação para as Relações Étnico-Raciais, destinado aos professores da rede estadual de educação, visando a prática das Leis 10.639 e 11.645 no currículo escolar.
Ano: 2016 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 42
Período do Curso: 01/07/2016 a 20/12/2016
Área Principal: 3 - DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Santa Terezinha de Itaipu - PR
Medianeira - PR
Espaços de Realização: Núcleo Regional de Educação
Escola
Escola
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO N° 01/2016)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 84 Quantidade de Vagas: 90
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91793866

Resumo

 

Consubstanciado em uma abordagem metodológica teórico-conceitual e troca de saberes empíricos o curso surge como uma resposta ao tratamento vago ou inexistente das questões étnico-raciais brasileiras, historicamente negligenciadas e muitas vezes escondida em função do preconceito residente dentro da sociedade e das instituições brasileiras. O curso está dividido em 4 encontros e será desenvolvido com a participação ativa dos cursistas, tendo como pautas: as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008; o tratamento conferido a questão étnico-racial no meio escolar dos cursistas, a fim de que possam identificar se o abordagem tem sido adequada a erradicação do preconceito étnico-racial, ou se a abordagem, ainda que não intencionalmente, apenas faz perpetrar a cultura do preconceito; além disso também se buscará auxiliar na construção do perfil pedagógico das escolas de modo que possam estar melhor preparados para elaborar e executar o plano de ação de m como a necessidade de implementação que revertam a omissão e a exclusão do meio escolar e social dos grupos historicamente excluídos, como é o caso dos índios e negros. Para tanto, se instigará os professores a delinearem sua realidade, especialmente em relação à escola onde estão inseridos, a fim de que possam construir um olhar crítico modificativo de sua realidade.

 


Programação

Econtro 1: 03/07/2016: 6h A atividade consistirá na entrega de Kits para os professores, contendo os produtos de algumas ações de extensão, como a Ação Unila ao Seu Alcance, a Revista Peabiru, a Revista Panambi dentre outros, ressaltando-se a importância dos projetos, uma vez que são desenvolvidos junto à Comunidade, bem como a possilidade e a importância de os professores e os alunos da rede estadual participarem. Ato será estabelecido um breve diálogo com os professores sobre como ocorrerá o curso, enfatizando que será realizado paralalelamente ao curso Formação Continuada promovido pela Secretaria de Estado da Educação, e que a finalidade de se desenvolverem de forma conjunta é a inserção das temáticas étnico-raciais nos currículos escolares, dando cumprimento tanto ao disposto nas Leis n. 10.639/2016 e 11.645/2008. Após a apresentação do curso, será realizada um dinâmica consistente na entrega de pequenos retangulos de papeis, os quais representarão folhas e será entregue o desenho de uma árvore, sendo em seguida solicitado aos professores que escrevam nas “folhas” os êxitos e a dificuldades encontradas para trabalhar a temática étnico racial nas escolas e em seguida colem nas árvores.

Encontro 2: 17/07/2016: 6h: Oficina Escrita com o Professor Emerson Peretti e Antonio Guizzo.

Encontro 3: 19/08/2016: 12h:  As oficinas se destinarão à inserção da temática étnico-racial, com foco nas populações negra e indigenas, com os professores Clóvis Antonio Brighenti, Mamadou Alpha Diallo e Marcos de Jesus Oliveira

Encontro 4: 03/09/2016: 12h: Apresentacao do plano, a fim de proporcionar a troca de experiencias, tanto para identificar que as dificuldades são coletivas e não individuais, como para través do contato possam trocar experiências, e ideias de melhorias

Encontro 5: 07/10/2016: 12h: Orientações por equipes, a fim de que se trabalhe cada um dos planos de ação, fazendo-se observações em relação ao que pode ser alterado, melhorado e o que está adequado.

Encontro 6: 21/10/2016: 6h: Apresentação Final do Plano de Ação e Planejamento das atividade de novembro (por escola)

Encontro 7: Novembro/2016: 20h: Acompanhamento nas escolas das Apresentações da Semana da Consciência Negra

Encontro 8: 09/12/2016: 10h: Memoriais das apresentações nas escolas.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes, Docentes, Técnicos Administrativos da Unila


Externo:

Professores, Diretores, Pedagogos, Agentes Escolares.


Público Alvo Externo

Professores, Diretores, Pedagogos, Agentes Escolares.



Membros da Equipe

  ANGELA MARIA DE SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ANTONIO REDIVER GUIZZO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  EMERSON PERETI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  WALDEMIR ROSA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  CLOVIS ANTONIO BRIGHENTI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MAMADOU ALPHA DIALLO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MARCOS DE JESUS OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ALLINE RIBEIRO MELO
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)
  EMANUELLI DE OLIVEIRA AVILA
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)



Lista de Fotos

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