O Prêmio Panambi de Poesia 2016 busca incentivar o estudo da poesia e a criação literária, além de fortalecer os laços de amizade entre a Argentina e o Brasil. É uma iniciativa do Consulado da República Argentina em Foz do Iguaçu e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Foz do Iguaçu é uma cidade fronteiriça, onde escutamos no dia a dia pessoas conversando em português, espanhol, guarani, árabe, chinês, francês, crioulo (créole haitiano), entre muitas outras línguas. “Panambi” é uma palavra guarani que significa “borboleta” (“mariposa” em espanhol).
Com o Prêmio Panambi de Poesia 2016 buscamos estimular o voo das vozes de crianças e adolescentes, desejando que a partir desta experiência de escritura e criatividade surjam novos talentos infantis e juvenis.
Objetivo
O concurso tem por finalidade selecionar e premiar estudantes-escritores no âmbito municipal (Foz do Iguaçu), divulgando os trabalhos premiados como forma de incentivar a leitura e a criação literária.
Formas de difusão
Impressão de um livreto com os poemas dos 10 primeiros colocados, a ser divulgado em cerimônia de entrega dos prêmios no dia 9 de julho de 2016, data que se celebrará a Independência da Argentina. A cerimônia acontecerá na Biblioteca da UNILA do Jardim Universitário, às 9 h da manhã, no seguinte endereço:
BIUNILA-Campus Jardim Universitário: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 - Jardim Universitário - Foz do Iguaçu-PR – Brasil - CEP 85870-901
A capa do livreto difundirá a obra de artista plástico brasileiro e/ou argentino.
Exposição simultânea dos 10 poemas selecionados nas Bibliotecas da UNILA (BIUNILA-Central e BIUNILA-Jardim Universitário) com duração de um mês.
Exposição itinerante dos 10 poemas selecionados em escolas públicas e particulares, bibliotecas públicas e comunitárias de Foz do Iguaçu, com agendamento prévio e dando prioridade às escolas cujos trabalhos foram selecionados para a premiação.
Tema
A irmandade entre a Argentina e o Brasil
La hermandad entre Argentina y Brasil
Consulado
de la República Argentina
en Foz de Iguazú - Brasil
PRÊMIO PANAMBI DE POESIA 2016
Regulamento
Inscrição
As inscrições serão recebidas de 01/05/2016 a 15/06/2016.
A participação é gratuita e aberta a qualquer estudante que esteja matriculado no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio em escolas públicas ou particulares de Foz do Iguaçu.
Só serão aceitos poemas escritos em português e/ou espanhol.
Cada escola poderá enviar até três poemas, ou seja, de um a três textos em versos, indicando na mesma folha (na frente ou no verso) o nome do autor de cada um dos poemas, a idade do estudante que o escreveu, a série em que está matriculado, o nome da escola, um e-mail e telefone para contato, assim como o nome do responsável pela inscrição (diretor, coordenador ou professor).
Espera-se que seja realizada difusão deste regulamento entre os estudantes e que cada escola seja responsável por montar uma equipe que possa estimulá-los a escrever sobre o tema proposto e a participarem deste concurso. Espera-se também que a escola tenha condições de avaliar os textos inscritos e, entre eles, escolher de um a três poemas que participarão do Prêmio Panambi de Poesia 2016.
Cada poema não poderá ultrapassar uma página.
Caso o poema não tenha título, o 1º verso servirá para nomeá-lo quando necessário.
Envio de obras deverá ser até no máximo 23h59m do dia 15/06/2016. Somente serão aceitas inscrições pelo e-mail cfdig@cancilleria.gob.ar
Premiação
Os cinco primeiros colocados do Ensino Fundamental e os cinco primeiros colocados do Ensino Médio terão seus poemas publicados em livreto e difundidos em exposição itinerante. Os 10 poemas serão apresentados ao público em dois blocos - Ensino Fundamental e Ensino Médio – e será seguida a ordem alfabética do primeiro nome do autor.
Cada estudante cujo poema foi selecionado ganhará um certificado com seu nome e título da obra, além de um livreto Prêmio Panambi de Poesia 2016.
Toda escola participante receberá um livreto Prêmio Panambi de Poesia 2016 e receberá um certificado de participação. Nos casos de trabalhos selecionados, o(s) nome(s) do(s) estudante(s) será(ão) indicado(s) no certificado, assim como o(s) título(s) do(s) poema(s) e o nome do responsável pela inscrição (diretor, coordenador ou professor).
O diretor, coordenador ou professor responsável pela inscrição dos selecionados receberá um certificado com seu nome e cargo, nome do estudante e título do trabalho, assim como um livreto Prêmio Panambi de Poesia 2016.
Seleção
As obras serão submetidas a um processo de seleção e premiação a cargo de uma Comissão Julgadora, designada pelo Consulado da República Argentina em Foz do Iguaçu e pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
A decisão da Comissão Julgadora acerca das escolhas é soberana e irrecorrível. Os jurados farão pesquisas antes da divulgação do Prêmio, tentando identificar se houve plágio. A responsabilidade por acusações de plágio é de responsabilidade do estudante-escritor. Sugere-se que os professores expliquem o que é plágio e que façam um trabalho educativo para evitá-lo, o que é essencial para a vida escolar da criança e do adolescente, e, num futuro, para a sua vida universitária.
Disposições Gerais
Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
Qualquer ponderação ou observação com relação ao regulamento deverá ser feita antes do anúncio do resultado por parte da Comissão Julgadora.
A inscrição implica automaticamente na aceitação de todos os itens deste regulamento, tanto por parte da escola quanto dos estudantes-escritores.
Informações
Endereço: R. Travessa Vice Cônsul E. R. Bianchi, 26
Cidade: Foz do Iguaçu - Estado: Paraná - BRASIL
CEP: 85851-270 - Telefone: (0xx45) 3574-2969
E-mail: cfdig@cancilleria.gob.ar
Organização
Apoio
BIUNILA-Central
BIUNILA-Jardim Universitário
Docentes, discentes, TAs
Estudantes de escolas de ensino fundamental e médio
Logo Panambi
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6